Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Os principais efeitos e malefícios da cocaína no nosso corpo.

Conheça os principais efeitos e malefícios da cocaína no nosso corpo, fique por dentro de onde encontra ajuda especializada para usuários de drogas.

Nós do Encontre Clínicas sempre trazemos pautas interessantes sobre a as drogas aqui em nosso site, e principalmente viabilizamos questões importantes, porém desta vez vamos falar um pouco sobre os principais efeitos e malefícios da cocaína no nosso corpo. Então aperta os cintos e vamos quebrar mais esse taboo juntos.

Quando se trata de drogas, já falamos que as mesmas são divididas em três grandes grupos, as perturbadoras, as estimulantes e as depressoras. Sendo assim, para você entender melhor, as perturbadoras são drogas que alteram a percepção do espaço e tempo como a maconha, as estimulantes fazem com que o SNC acelere rapidamente e as depressoras fazem com que o organismo desacelere. Neste dois últimos casos temos a coca e o álcool como exemplo respectivamente.

Posto isso, é interessante ter isso em mente, portanto, vamos diretamente ao ponto na questão da cocaína. Temos vários artigos interessantes falando sobre o problema que a cocaína é, e o porque ela é sempre polêmica quando o assunto é dependência. Por exemplo, por que tantos famosos como Elton John, o Goleiro Rodolfo do Fluminense, Fábio Assunção estão envolvidos em escândalos com drogas? 

Justamente pela atuação da mesma no organismo. Também já citamos anteriormente em outros artigos que a droga é de fácil acesso para nós brasileiros, justamente pela sua produção nos países vizinhos como Peru, Bolívia e Colômbia. A planta é nativa e só existe nestas localidades, então a produção se concentra lá, mas o escoamento mundial é aqui. 

Além do mais, o Brasil passou os EUA no consumo da droga neste momento de pandemia, ou seja, o mercado para cocaína aqui tem fartura. Só que isso é um problema, pois a popularização e valorização da droga nos quatro cantos desse brasilzão faz com que nos acostumamos com a facilidade no acesso e consumo da mesma, mas infelizmente isso gera um problema social.

Por isso vamos entender mais os principais efeitos e malefícios da cocaína no nosso corpo e evitar esse comportamento de uso com o intuito de não gerar dependência da substância e não desenvolver a dependência química.

Atendimento 24 horas - Encontre as melhores clínicas de Recuperação no Brasil
Atendimento 24 horas – Encontre as melhores clínicas de Recuperação no Brasil

Entenda o que acontece com o seu organismo quando você usa cocaína.

Antes de entender os principais efeitos e malefícios da cocaína no nosso corpo, entenda o que acontece com o seu organismo quando você usa coca. Primeiramente temos que levantar uma abordagem muito simples, que é a questão da licitude da substância, que diferentemente do cigarro e do álcool, você não vai encontrá-la na prateleira do mercado ou da padaria.

Para se conseguir a substância você vai ter que fazer todo um “rolê”, se deslocando até a “biqueira” e se expondo para poder consegui-la. 

Fora que o porte de drogas é um crime e ao estar com a substância, e estar circulando com a mesma, mesmo que sendo para consumo próprio, está cometendo um crime.Tanto é, que se você for pego pela polícia, vai ter que responder por isso.

Mas partindo do pressuposto que você pegou a coca e chegou na sua casa, e está desesperado para consumir, vamos lá, o que acontece com o seu corpo. 

Primeiramente a crise de ansiedade antes de usar, justamente porque o teu corpo já está esperando o estímulo externo para fazer a liberação dos níveis elevados de hormônios da felicidade. É comum, que pessoas antes de usar a droga, necessitem ir ao banheiro e evacuar, de tanta ansiedade.

Depois de feito isso, ao “mandar o primeiro tiro” a pessoa que tem uma liberação de vários hormônios como adrenalina, serotonina, dopamina de maneira muito elevada e sente uma sensação de empoderamento, força, confiança, auto-controle e desta forma o corpo acelera conjuntamente com a pressão arterial e os batimentos acelerados.

Sendo assim, a pessoa tem sudorese, começa a falar bastante e fica estimulada durante horas. Entretanto, quando o efeito da droga começa a passar a baixa desses hormônios é grande e a pessoa sente um mal estar, o que faz com que a mesma recorra a droga novamente, mas mesmo “mandando outro tiro” não é a mesma sensação inicial. Ou seja, ela vai ter que elevar a dose para sentir o mesmo “grau”.

Isso ainda está relacionado para que se entenda o que acontece com o seu organismo quando você usa a coca, mas existem coisas piores, como por exemplo o que acontece com o seu nariz, o que acontece com o seu cérebro e outras coisas devido a associação química.

Uma gripe incurável e indisposição diária

Normalmente os principais efeitos e malefícios da cocaína no nosso corpo, principalmente quando se é adicto, é uma doença para o resto da vida, e justamente para quem está na fase de ATIVA da doença, existem um conjunto de fatores que fazem com que se perceba que a pessoa está com uma aparência diferente, aparentando ser uma gripe incurável e indisposição diária. 

Para que entenda o que acontece com o seu organismo quando você usa a coca como citamos anteriormente, ao utilizar com muita frequência, isso reflete no exterior, no seu corpo, na sua forma de pensar e agir, sendo assim os efeitos pós uso:

  1. Sonolência ou Agitação extrema
  2. Irritabilidade
  3. Agressividade
  4. Sensibilidade à luz
  5. Palidez
  6. Falta de Apetite
  7. Coriza
  8. Voz com som nasal
  9. Tosse
  10. Ansiedade crônica

Todos esses sintomas acima são característicos de pessoas que tiveram contato extremo com a droga anteriormente (no dia anterior) e posteriormente ficam sentindo essa sensação.

Tratamento medicamentoso contra efeitos da cocaína.

Agora que se sabe os principais efeitos e malefícios da cocaína no nosso corpo, para poder fechar esse artigo com chave de ouro, existe tratamento medicamentoso contra efeitos da coca utilizados por médicos psiquiatras e otorrinolaringologista que ajudam no processo de inutilização de áreas do cérebro que fazem a recepção dos receptores dopamínicos no córtex pré-frontal, e que sejam menos estimulados. 

Sendo assim, enquanto a pessoa estiver tomando o medicamento, caso tenha uma reincidência de uso – mesmo não sendo indicado em hipótese alguma – o efeito da substância “o grau” não vai ser o mesmo, ou seja, teoricamente a pessoa vai se desvinculando da substância. Entretanto, é importante salientar que se o dependente for uma pessoa assídua no uso, é interessante recorrer ao procedimento de internação mesmo.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. Obtenha ajuda sobre tratamento para dependentes químicos.

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a selecionar um tratamento em uma clinica de recuperação . A avaliação por telefone exigirá apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajudará você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local.

Compare listings

Comparar