Resgate 24 horas em todo território nacional.

Parceria do Governo para ajudar dependentes químicos em 2021

Uma parceria do Governo, Ministério da Cidadania e Narcóticos Anônimos ampliará a prevenção e tratamento de dependentes químicos, Confira !!!

Uma parceria do Ministério da Cidadania e Narcóticos Anônimos ampliará a prevenção e tratamento de dependentes químicos e familiares dos mesmos. Se o governo está implementando essas medidas, isso mostra a importância do real tratamento e apoio às pessoas que são dependentes de drogas e seus familiares codependentes.

Para muitas pessoas que não sabem, a codependência é um adoecimento do familiar do dependente químico, que conjuntamente ao dependente se torna emocionalmente abalado e psicologicamente desestruturado.

O mais interessante é que muitos não sabem o real e necessário cuidado que se deve ter ao atender uma pessoa que tem problemas com drogas. Às vezes, uma palavra amiga ajuda a não sustentar a próxima dose.

E o governo federal conjuntamente em parcerias com o Ministério da Cidadania, Acordo de Cooperação Técnica e Narcóticos Anônimos firmaram o surgimento de uma nova linha à disposição 24 horas , 7 dias por semana, com o intuito de ajudar pessoas que sofrem da dependência química ou alcoólica .

Antigamente, com as drogas altamente marginalizadas, pouco se falava em recuperação dentro de grupos de apoio. Entretanto, atualmente com esse taboo quebrado pelas mídias sociais, novelas, redes sociais e séries de televisão, conjuntamente com campanhas promovidas por órgãos de saúde e prevenção às drogas, as pessoas compreendem mais a real e necessidade dos grupos de apoio.

Além do mais, a população adicta cresceu exponencialmente. E caso a problemática das drogas, especialmente no Brasil onde a cocaína reina, se não forem realizadas campanhas de combate à narcóticos e apoio aos adictos e suas famílias, mais problemas sociais teremos em decorrência da falta de atitudes hoje.

Como uma das maiores empresas no encaminhamento e direcionamento de pessoas para o tratamento de alcoolismo e dependência química no país, nós do Encontre Clínicas apoiamos essa causa nobre. Sabemos da real necessidade de um ombro amigo em momentos de desespero e entendemos que uma palavra muda todo um contexto.

Atendimento 24 horas - Encontre as melhores clínicas de Recuperação no Brasil
Atendimento 24 horas – Encontre as melhores clínicas de Recuperação no Brasil

Caminhos simples mas que fazem toda a Diferença na recuperação

Às vezes são as atitudes mais singelas que geram grandes mudanças e tomar essa iniciativa é criar caminhos simples que fazem toda a diferença quando a temática é intervir no caminho do tratamento e recuperação de pessoas que sofrem da dependência química e alcoólica.

Em matéria, Quirino Cordeiro, secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, classificou a iniciativa como um marco histórico relacionado à criação de ações para a Nova Política sobre Drogas.

Conjuntamente é importante salientar que é um feito para grupos de apoio como Narcóticos Anônimos, mostrando sua importância na sociedade atual como um dos pilares bases no tratamento de pessoas que sofrem da síndrome do comportamento adictivo aliado ao consumo de substâncias psicoativas.

O mais interessante sobre a parceria que do Ministério da Cidadania e Narcóticos Anônimos ampliará a prevenção e tratamento de dependentes químicos é que ela irá abranger um vasto território e contará com assistencialismo em vários estados como por exemplo:[1] 

  1. São Paulo
  2. Minas Gerais
  3. Paraná
  4. Goiás
  5. Tocantins
  6. Mato Grosso
  7. Mato Grosso do Sul
  8. Acre
  9. Rondônia
  10. Piauí
  11. Ceará
  12. Pará
  13. Amazonas
  14. Distrito Federal

O número acometido nessa linha de atendimento emergencial e de apoio a adictos e alcoólicos será o 132, cedido pela Agência Nacional de Telecomunicações, e que já está sendo implementado e disponibilizado para uso efetivo agora neste mês de Fevereiro de 2021.

Justamente porque estes estados, já contam com uma estrutura sólida quando se trata de realizar o 0800 para N.A. seja para reunião, seja para ouvir uma palavra de apoio. Além do mais, com a pandemia do novo coronavírus, as reuniões online ajudaram pessoas que estavam em um estado de angústia extrema..

Pessoas que têm o mesmo problema da dependência são empáticas entre Si

Quando se trata de um problema em comum e que ambos já passaram por dificuldades iguais, fica mais fácil entender a situação. Por isso, pessoas que têm os mesmo problemas são empáticas entre si e os grupos de apoio como N.A, A.A e Amor Exigente (para familiares de dependentes químicos) são uma excelente escolha.

Por fora tudo que te faz mal, sem medo de ser julgado, e para pessoas que têm os mesmo problemas mas que buscam o mesmo objetivo, é maravilhoso. É ter a faca e o queijo na mão e poder compartilhar.

Compartilhar de uma vivência em fase de ativa, ou de alguma dificuldade em recuperação, com alguém que está no grupo seja só para escutar é incrível. Ainda mais que vivemos em um mundo que algumas pessoas sequer sabem ouvir. E os grupos de apoio fazem bem esse trabalho.

Eles ouvem sem esperar respostas e também não as dão, mas caso seja pedido, sempre tem um ombro amigo para um suporte. Quando pessoas que têm o mesmo problema são empáticas entre si, é porque já viveram na pele a experiência e compreendem o desespero do outro.

Esta parceria do Ministério da Cidadania e Narcóticos Anônimos ampliará a prevenção e tratamento de dependentes químicos é justamente unir o útil ao agradável utilizando de caminhos simples mas que fazem a diferença para quem precisa.

Como se manter Limpo na Rua

Existem algumas cartilhas de Narcóticos Anônimos que são chamadas de como se manter limpo na rua. Quando falamos de rua, não estamos falando de pessoas que moram na rua, mas de adictos que nunca sabem quando irão recair novamente na substância, e estão vivendo suas vidas em liberdade fora de presídios e clínicas.

Por isso, do mesmo jeito que nós do Encontre Clínicas de Recuperação, quando fazemos o procedimento de internação de alguém, damos um amparo, um assistencialismo e conjuntamente ajudamos as pessoas dentro da clínica. Entretanto, estamos lentamente as preparando para sair e viver a vida de maneira a não cair na tentação do uso.

Desta forma, fica mais fácil entender como se manter limpo na rua é interessante quando você faz uma manutenção em um grupo de apoio, por exemplo. Frequentando, ajudando, prestando serviço e ao mesmo tempo se recuperando

Por fim, acreditamos que foi um feito e um passo grande essa atitude entre essa Parceria do Ministério da Cidadania e Narcóticos Anônimos ampliará a prevenção e tratamento de dependentes químicos contra as drogas e a dependência.

Precisando de ajuda ? Obtenha suporte Gratuito, Como iniciar o processo de Recuperação da Dependência Química.

Junte-se à discussão

Compare listings

Comparar