Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Plano de Saúde cobre internação de dependentes químicos?

plano de saude cobre internacao para dependentes quimicos

Saber se o plano de Saúde cobre internação de dependentes químicos é uma das grandes preocupações para si mesmo ou um familiar, sendo uma quantia a ser paga pelo tratamento e internação.

Até porque, nos dias de hoje, as clínicas de qualidade possuem valores mais elevados, e muitas famílias não possuem condições para arcar com os investimentos.

Dessa forma, é comum que muitos, que utilizam planos de saúde, tenham dúvida se é possível através dele, pagar uma internação.

Infelizmente, mesmo que seja algo extremamente necessário, poucas são as clínicas de reabilitação que aceitam plano de saúde, que realmente divulgam amplamente isso.

Por fim, para você entender melhor, veja nesse artigo tudo a respeito se Plano de Saúde cobre internação de dependentes químicos.

O que é internação para dependentes químicos?

O vício em drogas (também conhecido como transtorno do uso de substâncias) pode ser definido como uma doença progressiva que faz com que as pessoas percam o controle do uso de alguma substância, apesar do agravamento das consequências desse uso.

Dessa forma, todo esse vicio pode causar uma verdadeira desordem, podendo ser algo fatal quando não tratado com brevidade.

Vícios não são problemas de força de vontade ou moralidade. Dessa forma, o vício, diferente do que muitos imaginam, é uma doença poderosa e complexa.

As pessoas que têm vício em drogas não podem simplesmente desistir, mesmo que queiram. As drogas mudam o cérebro de uma forma que torna a demissão física e mentalmente difícil. Tratar o vício muitas vezes requer cuidados e terapia ao longo da vida.

Embora essas drogas sejam muito diferentes umas das outras, todas ativam fortemente o centro de vícios do cérebro. É isso que faz com que essas substâncias se formem, enquanto outras não.

Nesse sentido, o tratamento, muitas vezes sendo essencial a internação para dependentes químicos, é um processo para justamente, derrubar esse vício.

Sendo assim, através de um acompanhamento feito por especialistas, e um trabalho apropriado, os dependentes conseguem ter a oportunidade de ter uma qualidade de vida novamente.

Quando o plano de saúde cobre tratamento de dependência química?

O plano de saúde pode cobrir os custos para esse tipo de tratamento, entretanto, para ter esse direito, é necessário que algumas exigências sejam cumpridas:

  • Possuir uma solicitação médica para a internação que contenha o CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença (no caso, a dependência química ou alcoólica).
  • A doença necessita ser coberta pelo contrato do plano de saúde, mesmo que vá além das mencionadas na lista da OMS (Organização Mundial da Saúde) de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde.
  • Portar o tipo correto de cobertura do plano de saúde, que pode ser Hospitalar, Odontológica, Ambulatorial ou Obstétrica. (O ideal para a internação em clínica de recuperação é o tipo Hospitalar).

Se você tiver todos os requisitos, o plano deve, obrigatoriamente, fazer cobertura do tratamento pelo plano de saúde.

Ou seja, sim, saiba que Plano de Saúde cobre internação de dependentes químicos, sendo

Lembre-se de que alguns planos de saúde negam a cobertura ao alegarem que a dependência química é uma doença preexistente, logo, ele é uma doença que o contratante saiba a hora de assinar o contrato do plano.

Entretanto, se o plano de saúde não exigir que os exames comprovem que você realmente estava com tal doença antes, não podendo alegar que ela seja preexistente. Desse modo, você continua com direito à cobertura do tratamento.

Existe limite do período de internação na clínica de recuperação?

Não! Limitar o tempo de internação do paciente é algo abusivo, pois cada um precisa de tempo específico, o qual depende da gravidade da dependência e tratamento pela clínica.

O Plano de Saúde cobre internação de dependentes químicos, sendo obrigado a cobrir os gastos até que o paciente receba alta.

Se o plano de saúde não possui uma rede credenciada em uma clínica de recuperação para dependentes químicos, o Poder Judiciário pode determinar que ele cubra o tratamento integral em uma clínica particular.

Se o plano de saúde se recusar a cobrir o tratamento, procure a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Caso não sejam eficientes para resolver o problema, acione a Justiça imediatamente.

Passo a passo para saber se o Plano de Saúde cobre internação de dependentes químicos

  1. Ter um encaminhamento médico solicitando a internação com o CID da doença, para a internação em clínica de reabilitação deve conter o CID de dependência química ou alcoólica.
  • O plano deve cobrir a dependência química/alcoólica. Se mencionadas na lista da OMS (Organização Mundial da Saúde) de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde.
  • É necessário portar o tipo correto de cobertura do plano de saúde, que pode ser Hospitalar, Odontológica, Ambulatorial ou Obstétrica.

O tipo de internação é hospitalar. Se você possui todos os requisitos acima, a cobertura por parte do plano de saúde é obrigatória.

Contudo, ressalta-se que, infelizmente, mesmo que você tenha todos os documentos em ordem, alguns planos podem negar a cobertura, pôr a considerarem uma doença preexistente.

Aceitamos todos os planos de saúde!

Se você está precisando realizar a internação de um dependente químico, mas não sabe aonde encontrar uma clínica que aceite plano de saúde, nós temos a solução.

Isso porque, aqui no Grupo Encontre Clínicas, além de possuir as melhores clínicas de recuperação do país, com resgate imediato, unidades em todo Brasil, e dentre outros, nós ainda procuramos sempre trazer o máximo de conforto aos nossos clientes.

Inclusive, focando principalmente em um conforto adequado, na busca de um tratamento adequado, funcional, e que se encaixe no seu bolso.

Diante disso, aceitamos todos os Planos de Saúde principais, como Bradesco Saúde, Unimed, Sulamerica, Amilond e dentre outros, onde você pode despreocupado quando o assunto for plano de Saúde cobre internação de dependentes químicos.

Fale agora com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas pelos números:

(44) 31382122

(11) 96262-2008

Compare listings

Comparar