Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Quanto custa por mês uma clínica de reabilitação?

quanto custa por mes uma clinica de reabilitacao

Quanto custa por mês uma clínica de reabilitação? Essa está dentre as principais dúvidas para maioria das pessoas, pois querendo ou não, o investimento necessário é algo que algo pode influenciar bastante, principalmente se esse local for privativo.

E, hoje, para muitas pessoas, a decisão de iniciar um processo de reabilitação muitas vezes está acompanhada de preocupações financeiras.

Até porque, com a grande variedade de clínicas hoje disponíveis, variando com instalações mais básicas até centros de reabilitação de alta qualidade, é essencial compreender os fatores que influenciam os custos mensais e como esses valores podem variar.

Veja a seguir os principais detalhes sobre quanto custa por mês uma clínica de reabilitação e fique por dentro dos elementos financeiros que podem estar presentes.

Quanto custa por mês uma clínica de reabilitação?

Os custos por mês de uma clínica de reabilitação podem ser influenciados por uma série de fatores, esses que podem baratear ou aumentar o custo do local.

Você pode encontrar unidades mais simples com preços mais baixos, enquanto existem clínicas especializadas que podem requerer um investimento maior para realizar o processo de internação.

Além disso, os custos podem variar conforme o tipo de clínica escolhido, existindo opções do tipo públicas ou particularidades, que podem ter valores de investimentos diferentes entre si.

Lembrando que fatores como plano de saúde podem ajudar a diminuir os custos, 

Diante disso, citar um custo específico para clínicas de reabilitação é um desafio, especialmente por variar bastante conforme cada unidade.

No entanto, em média, os custos mensais de uma clínica de reabilitação podem variar entre valores básicos iniciais de R$ 800,00 podendo chegar até os R$10.000,00 mensais.

Veja também: Como evitar que o vício em drogas destrua a família?

Principais fatores que influenciam o custo de uma clínica de reabilitação

Os custos mensais de uma clínica de reabilitação podem variar significativamente com base em vários fatores, esses que podem baratear ou tornar o valor mensal da internação mais alto.

Alguns dos principais custos envolvidos numa clínica de reabilitação e que podem afetar diretamente o seu preço, são:

Localização

Clínicas de reabilitação localizadas em regiões nobres ou que estejam em locais privilegiados, podem ter cobrar um preço mais elevado.

Além disso, a cidade também pode influenciar o preço de uma clínica de reabilitação, existindo opções em cidades menores que podem oferecer um custo menor.

A localização está dentre os principais fatores de quanto custa por mês uma clínica de reabilitação, sendo um custo essencial.

Duração do Tratamento

O processo de reabilitação pode ter tempos de duração variados, podendo ser diferentes para cada tipo de dependência química,  onde programas mais longos podem ter custos mensais mais altos.

Isso acontece principalmente devido ao custo maior envolvido no tratamento como pagamento de profissionais, hospedagem, medicamentos e dentre outros processos.

Lembrando que o tempo de internação médio varia entre 3 a 6 meses.

Veja também: Como as drogas afetam à saúde mental?

Serviços Oferecidos

Na maioria dos casos, quanto mais serviços são oferecidos na clínica de reabilitação, maior poderá ser o seu custo mensal que você precisará pagar.

Serviços comuns como terapia individualizada, atividades recreativas, e acompanhamento pós-tratamento, podem apresentar custos mais elevados.

Portanto, para entender quanto custa por mês uma clínica de reabilitação, se torna essencial ter a noção dos serviços oferecidos.

Porte da instalação

Quanto maior a clínica e mais recursos ela oferecer, maior poderá ser o seu custo mensal, principalmente em relação a hospedagem.

Instalações que ofereçam ambientes diversos como áreas de lazer, piscinas, campos e outros, precisam ter um custo elevado em relação a manutenção e funcionamento, sendo necessário aumentar o custo final da internação.

Tipo de tratamento

Quanto mais complexo for o tratamento, esse necessitando de equipe especializada e direcionada 100% aquilo, maior poderá ser o custo mensal da clínica.

Veja também: Anfetaminas: Como agem no organismo e quais os seus efeitos?

Clínica de reabilitação aceita plano de saúde?

Na busca de facilitar o acesso às clínicas de reabilitação, hoje muitas instituições estão começando a aceitar convênios de saúde.

Um grande exemplo somos nós do Grupo Encontre Clínicas, que hoje oferecemos além de inúmeras opções em tratamento de alta qualidade, também um grande suporte a convênios de saúde em nossas clínicas.

Aceitamos hoje os principais planos de saúde do mercado como Unimed, Bradesco Saúde, SulAmérica, Cassi e dentre outros.

Vale a pena consultar se o seu plano de saúde está dentre os principais aceitos, para assim conseguir melhores condições de pagamento no seu processo de internação.

Clínicas de reabilitação são obrigadas a aceitar plano de saúde?

No Brasil, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regula os planos de saúde, e existe uma obrigatoriedade de cobertura para tratamentos relacionados a transtornos mentais, incluindo a dependência química.

Portanto, se torna essencial hoje que as clínicas de reabilitação para álcool e drogas tenham cobertura para planos de saúde.

Veja também: Como parar de beber definitivamente: tratamento e orientações!

Por que preciso pagar para uma clínica de recuperação?

Um dos principais motivos do porque você precisa pagar uma clínica de recuperação com toda certeza são os inúmeros custos que estão por trás do tratamento.

Isso porque, você pode consultar quanto custa por mês uma clínica de reabilitação e se perguntar o porque esse tratamento não possui um preço menor ou porque até mesmo não é fornecido amplamente de graça por todas as clínicas.

Esses gastos porque para todo o funcionamento médico e estrutural da clínica, existem inúmeros custos principais por trás. Alguns dos principais custos para uma clínica se manter funcionando, são:

  • Equipe Médica e Terapêutica: um dos maiores gastos na clínica de recuperação são com as equipes médicas e os terapeutas, esse que em muitos casos precisam estar à disposição 24 horas, como também, ter um vasto conhecimento sobre a dependência química e os seus tratamentos;
  • Infraestrutura: Para que o tratamento aconteça é essencial que exista uma infraestrutura de apoio ao dependente, essa que pode ter um elevado custo de mantença e manutenção para se manter 100% funcional;
  • Custos administrativos: Despesas administrativas, como aluguel, contabilidade, seguro, transporte e outras despesas gerais de operação, também são consideradas;
  • Equipamentos: A aquisição de equipamentos médicos e terapêuticos para auxiliar no tratamento da dependência química é ideal, sendo um custo altamente presente nas clínicas;
  • Medicamentos: Em diversos casos, o tratamento para dependência química requer o uso de medicamentos apropriados, esses que em muitos casos possuem um alto custo de aquisição, precisando ser arcado pela instituição.

Além disso, existem outros custos por fora que são essenciais para o pleno funcionamento da clínica como água, energia e outros, que também entram na lista.

Dessa forma, para entender quanto custa por mês uma clínica de reabilitação, se torna essencial noção desses diversos custos que compõe o processo de internação.

Como conseguir uma clínica de reabilitação gratuita?

Conseguir acesso a uma clínica de reabilitação gratuita pode ser desafiador, especialmente por serem poucas as opções no país hoje que oferecem esse serviço.

No entanto, o que você precisa saber é que sim, existem opções com excelentes condições e de baixo custo, permitindo inclusive que pessoas de baixa renda possam ter acesso.

Entre em contato conosco do Grupo Encontre Clínicas e consiga ter acesso ao melhor custo-benefício do mercado, tendo acesso a clínica de recuperação química de alta referência e qualidade.

Nós juntos encontraremos a clínica especializada e mais apropriada próxima a você, e que ainda entregue um baixo custo atrelado a alta qualidade.

Compare listings

Comparar