Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Rio de Janeiro ganha nova clínica de reabilitação para dependentes

A iniciativa para que Resende - Rio de Janeiro se tornasse a cidade candidata a ganhar uma clínica de reabilitação para dependentes químicos.

Seria incrível se todas as cidades brasileiras pudessem ter um centro de tratamento adequado para pessoas que sofrem de dependência química, mas nem sempre isso é possível, contudo Rio de Janeiro ganha nova clínica de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras, localizada  na cidade de Resende, e isso é um feito para o município.

Com os problemas relacionados à saúde mental piorando gradativamente justamente por conta dos problemas relacionados à pandemia e incertezas no mercado, muitas pessoas se viram desmotivadas e encontraram nas substâncias psicoativas uma forma de válvula de escape. Um estudo da PUCRS – Pontifício Universidade Católica do Rio Grande do Sul – fez um estudo e o publicou em modelo de cartilha a respeito do uso de álcool e drogas em tempos de pandemia.

Na cartilha é interessante a abordagem sobre as drogas e como a sua representatividade influência até mesmo na questão imunidade. Quanto mais drogas se usa como forma de escape dos problemas cotidianos, mais problemas se tem e menos equilíbrio emocional, comportamental e físico se possui. A conta não fecha pro dependente químico, mesmo ele acreditando que aquele prazer momentâneo do uso, o faça esquecer da vida. 

É necessário expor essa questão justamente para que tenhamos uma visão abrangente de quanto aumentou consideravelmente o número de pessoas que recorreram ao uso de drogas na pandemia. Um post no  Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP referente ao crescimento no consumo de drogas durante esse período, pode-se constatar que:

O aumento foi de 17,2% no consumo de maconha; 7,4% no da cocaína; 12,7% de benzodiazepínicos e de álcool foi de 13,1%. Destacando-se apenas o álcool com uma queda abaixo do nível mundial, contudo, todos os outros ficaram acima da média global. O que gera preocupação entre as autoridades de saúde públicas governamentais e que exigem medidas imediatas.

A iniciativa para que Resende se tornasse a cidade candidata a ganhar uma clínica de recuperação de dependentes

Jorge Luís Pinto Ferreira, o Jorginho, foi o vereador da cidade que deu os primeiros passos na iniciativa para que Resende se tornasse a cidade candidata a ganhar uma clínica de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras. Como forma de facilitar e viabilizar a instalação da instituição, o parlamentar sugeriu que o governo do estado do Rio de Janeiro fizesse uma parceria com a prefeitura através do sistema de convênio.

Muito humanizado, Jorginho cita que familiares perdem pessoas que amam para esse tipo de doença justamente por não terem o devido acesso a um tratamento e não terem recursos para pagar. As clínicas de recuperação, normalmente em sua grande maioria são particulares e com elevado preço, justamente por conta do tipo de recurso terapêutico. E isso serviu de justificativa para que o vereador solicitasse a instalação, e Resende no Rio de Janeiro ganha nova clínica de reabilitação para dependentes.

O apoio da família também é imprescindível quando se trata da reabilitação de pacientes que estão institucionalizados, pois é um sistema de recuperação mútuo onde ambos passam a se recuperar das feridas proporcionadas pela dependência de drogas. 

A iniciativa para que Resende se tornasse a cidade candidata a ganhar uma clínica de recuperação de dependentes é um incentivo para que pessoas deixem de internar em cidades vizinhas como Barra Mansa, Porto Real, Volta Redonda e Cruzeiro. Além do mais, muitos que conseguem internação nestas cidades próximas, não realizam as visitas nem ao menos o atendimento em conjunto por falta de recursos financeiros. O que sustenta ainda mais a ideia de Resende ter sua própria clínica.

Queda na criminalidade com a proposta da nova Clínica de Reabilitação em Resende 

Que é fato de que as drogas criam uma atmosfera sombria ao seu redor nós já sabemos, um grande exemplo é a cracolândia em São Paulo. Quanto maior é o número de dependentes, infelizmente maior é o número de criminalidade, prostituição e outros problemas como doenças que estão associadas a falta de proteção no sexo ou até mesmo por conta de baixo autocuidado. Outra justificativa plausível para que Resende (Rio de Janeiro) possa ganhar nova clínica de recuperação para dependentes. 

Ter um local de tratamento para pessoas que estão nos permeios da violência proporcionará uma queda na criminalidade com a proposta da nova clínica em Resende. Retirar pessoas que estão marginalizadas socialmente e que convivem no meio da violência promovida pela droga, é uma forma interessante de proporcionar recurso terapêutico e baixar essas taxas que pesam contra o município.

O convívio criminoso, algo citado por Jorginho, é interessante justamente quando o assunto se volta para uma questão que envolve o comportamento de uso do dependente e a sociedade. Onde vale qualquer princípio e ação para conseguir recursos para a drogadição. Reabilitar através da instituição e promover reinserção social para pessoas que estão convivendo neste meio, é uma forma de transformar vidas e mudar a sociedade.

O Rio de Janeiro ganha nova clínica de reabilitação para dependentes e tudo está à favor do pedido do vereador da cidade de Resende que que o realizou ao Poder Executivo, agora é torcer os dedos para que tudo dê certo, mas as justificativas são extremamente plausíveis para que Resende ganhe as instalações.

Medidas públicas que ajudem na recuperação de dependentes químicos e alcoólicos

Assim como a intenção de Jorginho em trazer uma instituição para o município e criar medidas públicas que ajudem na recuperação de dependentes como o exemplo da implementação do sistema de convênio, vale ressaltar que a queda na criminalidade com a proposta da nova clínica em Resende também contribuirá muito para um novo amanhã no quesito políticas públicas e sociais locais.

O Rio de Janeiro ganha nova clínica de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras, tal benefício é uma conquista única para todos os munícipes de Resende RJ. O feito proporcionará recurso terapêutico a quem precisa, queda na estatística de criminalidade e auxílio às famílias que não podem pagar por um tratamento de acordo. Benfeito seria se todas as cidades brasileiras pudessem proporcionar tratamento adequado para a população adicta nacional de maneira gratuita e com um tratamento eficiente, mas infelizmente ainda não se é capaz.

O Brasil é uma país abençoado e com diversos problemas em vários setores, mas que ainda está se esforçando para dispor para toda a sua população tratamento para saúde física e mental com a melhor qualidade possível na prestação de serviço. Melhorando dia a dia, assim como na recuperação da dependência química, um passo por vez.

Conheça as melhores clinicas de reabilitação no Rio de Janeiro

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. Tratamento para dependentes químicos.

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a melhor melhor maneira para deixar o vício, conheça tratamento em uma clinica de reabilitação  . A avaliação por telefone exigirá apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajudará você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é atendimento_24_horas.svg

Compare listings

Comparar