Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Sinais da overdose de cocaína: tudo que você precisa saber

sinais da overdose de cocaina tudo que voce precisa saber

Você conhece os sinais da overdose de cocaína? Sabe quando uma pessoa está passando por esse problema e precisa de uma ajuda urgente? Infelizmente isso não é comumente divulgado.

E, entender mais sobre esse assunto faz toda a diferença na hora de prestar socorro a algum dependente.

Afinal, estamos retratando uma situação que é bastante comum no país, e que pode levar à morte caso não seja controlada a tempo.

Para você ter uma ideia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 3,5 milhões de pessoas no Brasil são usuários de drogas.

Quanto tempo dura uma overdose?

Ou seja, sim, provavelmente alguém próximo de você, seja família, amigo, ou até um “conhecido de rua” pode estar fazendo o uso de substancias ilícitas, como a cocaína.

Diante disso, é super necessário saber identificar as manifestações dessa droga no nosso corpo, até porque, ela age de maneira diferente dependendo do organismo da pessoa.

Portanto, pensando em evitar complicações relacionadas a esse assunto, esse artigo trás algumas das principais questões a respeito disso.

Veja a seguir tudo sobre os sintomas overdose coca e como isso pode trazer grandes complicações.

O que é uma clínica de recuperação? Tudo que você precisa saber!

O que é overdose?

Assim como qualquer outra substância química, a cocaína também pode causar vícios, tornando você um dependente químico.

Com isso, ao passar do tempo, o viciado vai querer ingerir a droga em mais vezes, e em alguns casos, aumentando até a quantidade da mesma, o que fará com que o organismo sofra sérias alterações.

Contudo, chamamos essas modificações no organismo de overdose.

O que é transtorno de personalidade? O que causa isso?

Geralmente, esse problema acontece quando um usuário, que é dependente químico, busca passar por novas sensações que a droga desencadeia, aumentando exageradamente a dose, o que levará a overdose.

Entretanto, também existe a overdose acidental, que em algumas vezes ocorre quando duas substâncias diferentes são misturadas ou quando há um aumento perigoso na dose.

Além disso, pessoas que usam medicamentos sem o devido acompanhamento de um médico, podem ter como consequência uma overdose.

Ou seja, por esse motivo a tamanha importância de ter sempre um acompanhamento intensivo por uma clínica de reabilitação.

Hoje é lá que se consegue um tratamento para dependência de álcool e drogas, evitando chegar ao ponto de uma cocaína overdose.

O que causa uma overdose?

Antes de conhecer os principais sinais da overdose da cocaína, você precisa entender o que causa esse problema nela e nas outras drogas.

E, ao contrário do que você pode pensar, até mesmo drogas lícitas, como álcool, e também medicamentos, podem causar esse quadro de overdose.

Vale ressaltar que, diferente do que muitos pensam, o que mata não é o quadro por si só, mas sim as complicações provocadas por ele.

Infelizmente, um dependente químico não possui controle sob os efeitos negativos da cocaína e nem sobre o quanto consome.

Até porque, como o nosso organismo é bem particular em relação a dosagem que aguenta, não tem como você garantir esse controle.

Além disso, infelizmente a cocaína também é uma droga estimulante, o que acaba viciando ainda mais os usuários, usando para qualquer momento que precisam de um “gás a mais”.

No entanto, quando o consumo é mais do que o corpo consegue suportar, ele entra em um processo “não suportar”, gerando uma overdose.

Quais são os sinais de uma overdose de cocaína?

Diferente dos sedativos, que podem levar o seu corpo a “desligar”, as drogas estimulantes vão lhe deixar num estado de alerta, podendo ter como um dos sintomas, a convulsão.

Dessa forma, saiba que existem uma série de sinais de uma overdose de cocaína, droga do tipo estimulante, que são comuns e identificáveis nos usuários.

Assim, você consegue identificar o começo de overdose de cocaína com alguns sinais e sintomas específicos.

Inclusive, esses sintomas se dão pelo acontecimento anormal de descargas elétricas no cérebro, fazendo com que os músculos ajam de maneira desordenada.

Ou seja, não à toa que muitos especialistas consideram uma das overdoses mais graves e intensas, até porque, os sintomas de overdose de cocaína são graves e intensos.

Os sinais da overdose de cocaína, assim como os das outras drogas, são:

  • Aumento do estado de alerta;
  • Dores no peito;
  • Agitação;
  • Dilatação da pupila;
  • Convulsões;
  • Febre;
  • Aumento da frequência cardíaca.

Vale ressaltar que, esse quadro de overdose cocaína pode causar morte por sufocamento, seja pelo vômito, sangue ou saliva.

Nesse sentido, é muito comum que pessoas após fazer o uso da droga acabem “relaxando” ficando deitado, e no momento da convulsão, por exemplo, se sufocar com a própria saliva.

Além disso, esses sinais podem gerar outras complicações ainda mais severas, como a arritmia, derrame, ataque cardíaco e AVC.

O que fazer com uma pessoa que sofreu overdose?

Caso você identifique alguns dos sinais da overdose de cocaína em alguém, a primeira coisa a se fazer é procurar suavizar os sintomas e evitar maiores complicações até a chegada de pessoas especializadas.

Além disso, em situações mais graves, nas quais a vítima está tendo uma convulsão, você deve deixar objetos que possam machucar a pessoa durante a crise fora de alcance.

Quando o usuário estiver sufocando, por exemplo, o ideal é que o mesmo seja posicionado de lado, para que assim, consiga ventilar melhor.

Inclusive, lembre-se de sempre fazer com que a pessoa fique acordada e consciente.

Dessa forma, veja maneiras de deixá-la calma e fazer perguntas que a mantenham lúcida.

Lembrando que, as instruções que estão sendo ditas, servem para sintomas de overdose causada por qualquer substância química.

Por isso, durante ou após o acontecimento, procure toda informação sobre o que levou à overdose, assim como, a substância ingerida, qual foi a dosagem e outros dados que sejam relevantes.

Por fim, lembrando que a melhor alternativa sempre é entender como evitar uma overdose e procurar ajuda o mais rápido possível, na busca de não chegar a esse ponto.

Qual o tratamento indicado para quem apresentar sinais de overdose de cocaína?

Quando alguém sofre com overdose por cocaína, é um indício de que o uso de substância química, seja ela qual for, está fora de controle, e, por isso, será necessário um tratamento adequado.

Assim, nas primeiras semanas após o acontecido, é indicado que a pessoa seja levada para um centro de reabilitação especializado.

E, para um tratamento adequado, o indicado é uma clínica de reabilitação de prestígio e forte destaque.

Nesse sentido, nós da Encontre Clinicas de Reabilitação, oferecemos as melhores opções em clínicas para tratamentos químicos, com as melhores opções espalhadas por todo país.

Dessa forma, se você conhece alguém que está sofrendo com o vício em drogas, seja as ilícitas ou até mesmo o álcool, aqui encontraremos o melhor tratamento para o caso.

Por fim, entre em contato hoje mesmo e garanta excelentes resultados, oferecendo uma nova oportunidade de bem-estar e vida nova para quem amamos e gostamos.

Perguntas frequentes

O que devo fazer se suspeitar que alguém está tendo uma overdose de cocaína?

Em caso de suspeita de overdose de cocaína, é fundamental buscar ajuda médica imediatamente ligando para o serviço de emergência (como o SAMU no Brasil) e informar a situação. Enquanto espera a ajuda profissional, mantenha a pessoa acordada e consciente, se possível. Evite deixá-la sozinha e não tente tratá-la sozinho, pois é necessário atendimento médico urgente.

Há alguma medida de primeiros socorros que posso tomar até que a ajuda médica chegue?

Em casos de overdose de cocaína, não existe um tratamento de primeiros socorros específico que possa reverter a situação. O mais importante é chamar ajuda profissional o mais rápido possível e manter a pessoa afetada calma e confortável enquanto aguarda a chegada dos paramédicos.

Quais são os fatores de risco para overdose de cocaína?

Os fatores de risco para overdose de cocaína incluem o uso excessivo da droga, a pureza desconhecida da cocaína consumida, o uso simultâneo de outras substâncias (como álcool), tolerância à droga (o que leva a doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito) e condições médicas pré-existentes que afetam o coração ou o sistema circulatório.

Existe algum tratamento para a dependência de cocaína?

Sim, existem tratamentos disponíveis para a dependência de cocaína, incluindo aconselhamento, terapia comportamental e, em alguns casos, medicamentos. Procurar ajuda de um profissional de saúde é o primeiro passo importante para a recuperação.

Dr Jose Riva Junior

Dr. José Riva Junior é Medico, CRM 206513 e Autor do Grupo Encontre Clínicas de Recuperação e Reabilitação, tem dedicado sua carreira a criar conteúdo bem pesquisado para que aqueles que estão em busca de tratamento possam encontrar a ajuda de que precisam.

Compare listings

Comparar