Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Sintomas de ansiedade podem causar dependência química?

sintomas de ansiedade podem causar dependencia quimica

Nos últimos tempos, um forte debate vem sendo feito, gerando para muitas pessoas a seguinte dúvida: sintomas de ansiedade podem causar dependência química?

Será que existe uma relação direta entre a ansiedade com a dependência? Quem tem ansiedade tem mais facilidade de se tornar um dependente? São diversos os questionamentos.

E a realidade é que sim, os sintomas de ansiedade podem causar dependência química.

Isso porque, muitas vezes, substâncias viciantes como drogas e álcool podem ser um “remédio rápido” para alguns dos sentimentos desconfortáveis produzidos pela ansiedade.

Infelizmente, como uma forma de fugir das crises e dentre outros, esse padrão de comportamento pode levar ao vício.

Conviver com o sofrimento psíquico, tumulto emocional e sintomas físicos associados à ansiedade pode tornar os indivíduos mais propensos a usar substâncias viciantes como forma de alívio temporário.

No entanto, estudos já foram realizados, e comprovam que o uso de drogas e álcool muitas vezes pioram os sintomas da ansiedade, causando uma falsa sensação.

Ou seja, sim, não existe nenhum ponto positivo em fazer esse uso, piorando ainda mais os sintomas, e trazendo uma série de consequências do vício.

Por fim, para você entender melhor, veja nesse artigo tudo sobre como sintomas de ansiedade podem causar dependência química.

Entenda tudo sobre esse problema acaba tendo relação com o uso de drogas.

Diferença entre ansiedade e transtornos de ansiedade

A ansiedade é uma reação humana natural que funciona como um sistema de alarme para nos manter a salvo de perigos ou ameaças percebidas.

Dessa forma, quando os indivíduos se sentem ameaçados ou estressados, seu corpo começa a experimentar sensações físicas de ansiedade.

Estes podem incluir um batimento cardíaco acelerado, respiração rápida, músculos tensos, palmas suadas, um estômago enjoado, ou mãos ou pernas trêmulas.

Geralmente, essas sensações desaparecem à medida que a ameaça percebida que desencadeou a resposta ao estresse se dissipa.

No entanto, já os transtornos de ansiedade, por outro lado, causam preocupação intensa e excessiva e medo que nunca parece desaparecer.

Assim, além de interferir nas atividades cotidianas, as emoções desencadeadas por transtornos de ansiedade são difíceis de controlar.

Os sintomas, que podem persistir por um longo período de tempo, geralmente estão fora de proporção ao perigo real.

Além disso, às vezes, transtornos de ansiedade causam preocupação, apreensão e mal-estar quando não há nada a temer.

Como os transtornos de ansiedade tornam os indivíduos mais propensos a usar substâncias viciantes?

Pesquisas mostram que viver com um transtorno de ansiedade pode tornar os indivíduos mais propensos a usar substâncias viciantes.

Dessa forma, saiba que indivíduos com ansiedade têm duas vezes mais chances de sofrer abuso de substâncias em comparação com indivíduos não afetados por um transtorno de ansiedade, e isso pode causar dependência química.

Geralmente, sintomas de ansiedade podem causar dependência química, devido a alguns fatores, como:

  • Drogas e álcool podem proporcionar alívio temporário do sofrimento emocional induzido pela ansiedade;
  • Medicamentos prescritos para aliviar a dor podem proporcionar alívio a curto prazo dos sintomas de ansiedade física;
  • Sintomas psicológicos graves de ansiedade podem obrigar os indivíduos a tentar automedicar sua agonia.

Indivíduos ansiosos muitas vezes buscam alívio da angústia emocional

Transtornos de ansiedade trazendo muito sofrimento emocional aos indivíduos, além dos sintomas de ansiedade podem causar dependência química.

 Por exemplo:

  • Viver com preocupação excessiva e sentir-se agitado, irritável ou inquieto pode obrigar os indivíduos a beber para ajudar a tirar a vantagem.
  • Não conseguir dormir à noite pode fazer com que os indivíduos usem excessivamente medicamentos prescritos como Ambien, Lunesta, Restoril ou Xanax.
  • Indivíduos que procuram se dissociar completamente de sua realidade podem se encontrar confiando em cetamina, PCP, LCD e outros alucinógenos.
  • A fadiga e a incapacidade de concentração podem fazer com que os indivíduos tomem estimulantes que produzem energia, como cocaína, metanfetamina e estimulantes prescritos como Adderall e Ritalina.
  • Os indivíduos de alívio temporário podem sentir ao usar essas substâncias é frequentemente seguido por uma queda após o desgaste das substâncias. Este ciclo pode fazer com que eles continuem a usar a substância. Infelizmente, isso pode levar ao uso indevido e, eventualmente, ao vício.

Analgésicos prescritos e opióides podem fornecer alívio temporário dos sintomas de ansiedade física

A ansiedade também pode causar dor física, como músculos tensos, dores de cabeça, palpitações cardíacas, tremores, respiração rasa, dor de estômago, náuseas e dores de cabeça.

Muitos indivíduos tomam analgésicos prescritos para evitar esse tipo de dor física, que pode ser debilitante e interferir em suas vidas diárias.

Mas o uso indevido dessas substâncias, mesmo que sejam legais, pode levar ao uso indevido de substâncias, abuso e, infelizmente, vício.

Então, sintomas de ansiedade podem causar dependência química desse modo também.

Indivíduos ansiosos podem se sentir compelidos a automedicar seu sofrimento psíquico com drogas ou álcool

Além de fazer os indivíduos se sentirem em um estado de destruição iminente, os transtornos de ansiedade podem fazer as pessoas se sentirem indefesas e sem esperança, o que pode levar ao uso de substâncias.

Ao mesmo tempo, a ansiedade pode causar paranoia, alucinações e delírios que também podem levar ao aumento do consumo de álcool e drogas.

Ansiedade pode causar alterações cerebrais que podem aumentar a vulnerabilidade ao uso de substâncias

A ansiedade constante realmente faz com que a amígdala, uma pequena glândula em forma de amêndoa que regula as emoções e o humor, cresça.

Além disso, isso muitas vezes causa hiperatividade.

A ansiedade também enfraquece a conexão entre a amígdala e o córtex pré-frontal. Quando isso acontece, os indivíduos têm dificuldade em raciocínio racional.

Por fim, essas alterações cerebrais podem tornar os indivíduos mais suscetíveis a drogas e álcool e mais impulsivos completamente.

Sintomas de ansiedade podem causar dependência química: como solucionar esse problema?

Não tem para onde ir, caso uma pessoa sofra com problemas de ansiedade, a melhor solução é buscar tratamento especializado.

Até porque, conforme você viu, sim, sintomas de ansiedade podem causar dependência química em diversos casos.

E, caso o vício já tenha se tornado presente, se tornando um dependente químico, a melhor solução será buscar ajuda especializada, em uma clínica de recuperação para dependentes químicos.

Caso não saiba por onde começar, e como se livrar da dependência, entre em contato conosco e descubra agora as melhores clínicas de recuperação mais próximas a você.

Será lá onde você vai conseguir encontrar um tratamento adequado, com equipe especializada, controlando a ansiedade e se livrando da dependência.

Entre em contato agora pelos telefones:

(44) 31382122

(11) 96262-2008

encontre clinicas 2

A Encontre Clinicas Brasil é uma empresa de referência nacional com grande experiência no direcionamento e auxílio no tratamento e encaminhamento para internação de dependentes químicos, residencial para idosos, além de oferecer todo suporte necessário aos familiares.

Compare listings

Comparar