Conheça, neste artigo, os sintomas de esquizofrenia e tratamento. Com essas informações, você irá saber quando a internação é necessária.
Até porque, por ser uma doença que oferece inúmeros sintomas, muitos deles podendo ser bem intensos, a internação pode ajudar diretamente a controlar.
Não deixe de conhecer essas informações essenciais!
O que é a esquizofrenia?
A esquizofrenia é uma doença mental complexa que afeta a forma como uma pessoa pensa, sente, se comporta e se relaciona com os outros.
A doença ocorre em homens e mulheres, mas sendo um pouco mais comum aparecer em pessoas do sexo masculino.
O primeiro episódio geralmente ocorre no final da adolescência até o início dos vinte anos, geralmente também mais cedo para homens do que para mulheres.
As pessoas também podem desenvolver a doença mais tarde na vida. Até uma pessoa em cada 100 pode experimentar esquizofrenia.
Tratamento de transtorno bipolarSinais e sintomas
A esquizofrenia inclui sintomas “positivos” e “negativos” de psicose, bem como sintomas cognitivos.
Os sintomas positivos são aqueles que aumentam ou distorcem o funcionamento normal da pessoa.
No entanto, já os sintomas negativos envolvem a perda ou redução do funcionamento normal.
Os sintomas cognitivos incluem dificuldades de atenção, concentração e memória.
Esses são os sintomas de esquizofrenia e tratamento.
Causas e fatores de riscos da esquizofrenia
Não se sabe ao certo o que causa a esquizofrenia, mas, como a maioria dos outros problemas de saúde mental, os pesquisadores acreditam que uma combinação de fatores biológicos e ambientais contribui para o seu desenvolvimento.
Ou seja, a esquizofrenia pode ser influenciada por fatores de desenvolvimento do cérebro antes e na época do nascimento e durante a infância e adolescência.
Além disso, pessoas que passaram por dificuldades sociais ou traumas, principalmente durante a infância, também têm um risco maior.
Vale citar também que o uso de algumas drogas como a maconha, aumenta o risco de desenvolver esquizofrenia na juventude e de desencadear um início precoce da doença em pessoas geneticamente vulneráveis.
Portanto, vários fatores podem levar a Sintomas de esquizofrenia, sendo totalmente necessário uma avaliação completo do que possa ter causado.
Até porque, o tratamento precisa ser, pelo menos inicialmente, direcionado principalmente para o que levou a tais sintomas.
Por fim, só um médico ou profissional especialista pode elaborar essa diagnostico.
Diagnóstico e Tratamento
Diagnóstico
Para chegar a um diagnóstico, um médico ou psicólogo faz perguntas estruturadas sobre como a pessoa está pensando e se comportando.
Ou seja, sim, antes de qualquer coisa, será feita uma avaliação pessoal, uma vez que esse é um passo importante para identificar os sintomas da esquizofrenia, e começar a pensar nas possíveis causas.
Além disso, o clínico também pode coletar informações de membros da família ou de outras pessoas familiarizadas com a história da pessoa.
Os pontos importantes para o fornecimento do diagnóstico são:
- Informações recolhidas;
- Descartando outras explicações possíveis;
- O julgamento clínico do médico ou psicólogo;
- Certos sintomas, descritos acima, que estão presentes há pelo menos um mês e duram pelo menos seis meses;
- Sintomas que são graves o suficiente para ter um impacto no funcionamento e nas habilidades sociais, educacionais e ocupacionais da pessoa.
Por fim, caso confirmado, o tratamento será o próximo passo.
Tratamento
A medicação é muitas vezes o primeiro tratamento para a esquizofrenia. Os principais medicamentos usados para tratar os sintomas da esquizofrenia são os antipsicóticos.
Eles podem ser usados em combinação com medicamentos para outros sintomas de saúde mental, como estabilizadores de humor, sedativos e antidepressivos, e medicamentos para ajudar nos efeitos colaterais dos antipsicóticos.
No entanto, em boa parte dos casos, pode ser indicado o tratamento em conjunto a um local especializado, como uma clinica especializada em tratamento para esquizofrenia.
Até porque, lá poderá ser adaptado todo o tratamento necessário, e com isso, aumento as chances de reduzir os sintomas, e trazer uma qualidade de vida ao paciente e também a família.
Quando a internação é necessária?
As pessoas com esquizofrenia podem precisar ser internadas em clínicas de recuperação às vezes, por exemplo, se uma pessoa é agressiva ou suicida ou não está cuidando de suas próprias necessidades básicas.
Você como paciente pode ser internado voluntariamente ou involuntariamente.
Ou seja, sim, o processo de internação voluntária e involuntária também pode ser algo presente para pessoas que sofrem com sintomas de esquizofrenia, variando conforme a intensidade da doença.
Uma internação típica pode durar entre alguns dias e várias semanas.
Quando a pessoa volta para casa, apoios intensivos e comunitários podem estar disponíveis, se necessário. Estes podem ajudar a pessoa a fazer a transição de volta para a comunidade e fornecer apoio contínuo.
Internação para pessoas com sintomas de esquizofrenia
A maneira como pensamos a esquizofrenia mudou ao longo do tempo. Onde antes era visto como uma condição crônica e em deterioração que requer cuidados ao longo da vida, agora a recuperação é considerada uma possibilidade realista.
A recuperação é vista como um processo de ganhar controle sobre a própria vida e encontrar sentido, e não como a total ausência de sintomas.
Neste artigo, você pôde conhecer sobre os Sintomas de esquizofrenia e tratamento. Agora, você possui mais suporte para não ficar perdido em tal situação.
E para você que não sabe aonde conseguir um tratamento, saiba que nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, somos referência quando o assunto são clínicas de recuperação, possuindo unidades em todo o Brasil, à disposição para te ajudar nessa situação.
Ou seja, sem dificuldade você vai conseguir encontrar o tratamento ideal para sintomas da esquizofrenia.
Portanto, para você que está com problemas relacionados a Sintomas de esquizofrenia e tratamento, entre em contato agora pelos telefones e fale com um de nossos profissionais:
(44) 31382122
(11) 96262-2008
Entre em contato conosco pelo telefone (44) 99155-7195 ou pelo WhatsApp (11) 96262-2008 e solicite mais informações sobre o funcionamento das clínicas de tratamento para esquizofrenia e saiba como nós podemos auxiliar você e sua família a lidar com esse diagnóstico da melhor forma possível.