Muitas pessoas que lutam contra o uso de álcool realmente não acham que têm um problema. Mas na maioria das vezes, amigos e entes queridos ao seu redor podem ver os sintomas do alcoolismo escancarando um grande problema.
Se você acha que as pessoas ficam no seu caso sobre beber ou se pergunta se o seu consumo se tornou problemático, então você precisa ler este artigo.
Até porque, o alcoolismo traz consigo uma série de sintomas e alertas importantes, mas que muitas pessoas acabam deixando de lado.
Portanto, para você entender a gravidade desse problema, e ficar atento ao vício, nesse artigo falaremos sobre os principais sintomas do alcoolismo e sinais de alertas que são dados e talvez não se perceba.
Causas do alcoolismo e fatores de riscoConteúdo
ToggleSintomas do alcoolismo e sinais de alerta
1. Beber quantidades excessivas de álcool
O consumo social ou moderado de álcool é tipicamente definido como não mais do que um a dois drinques por dia para a maioria das pessoas, variando conforme o peso corporal e o sexo. No entanto, esse tipo de consumo pode se tornar problemático se causar efeitos colaterais indesejáveis.
Quando alguém consome cinco ou mais bebidas em um único dia, isso é considerado consumo excessivo de álcool. Muitos alcoólatras acabam ingerindo quantidades muito superiores a essa.
É comum que indivíduos com alcoolismo avançado consumam uma dúzia ou mais de bebidas diariamente.
Como ajudar um pai alcoólatra: Saiba como reverter essa situação!Geralmente, o problema com o álcool começa de forma gradual, com os bebedores sentindo a necessidade de ingerir quantidades crescentes para alcançar os efeitos que antes conseguiam com menos.
Portanto, não é surpreendente que esse seja um dos sinais mais facilmente identificáveis do alcoolismo.
2. Perda de controle ao beber
Em algum momento, muitas pessoas que lutam contra o alcoolismo prometem a si mesmas ou a outras pessoas que vão reduzir o consumo de álcool.
Entretanto, sem o apoio adequado, como o oferecido por uma clínica de reabilitação, essas pessoas raramente conseguem cumprir essa promessa.
Assim, elas não conseguem parar de beber ao atingir uma certa quantidade, nem consideram as consequências futuras do consumo excessivo de álcool.
Quando começam a beber, frequentemente continuam até ficarem completamente intoxicadas.
3. Uso persistente de álcool apesar da consciência dos problemas
Perceber uma doença ou receber os papéis do divórcio pode não ser suficiente para fazer um alcoólatra mudar sua vida. Os alcoólatras são muitas vezes informados dos problemas causados pelo consumo de álcool. Logo, eles podem se sentir impotentes para mudar.
Outros indivíduos podem estar tão envolvidos em sua negação que não entendem o impacto total dessas consequências.
Então, sua espiral descendente continua porque eles perdem o controle e a perspectiva.
Desse modo, pode ser cada vez mais difícil enfrentar os problemas causados pela bebida, mas é possível curar, por mais graves que sejam os problemas.
4. Muito tempo gasto em atividades relacionadas ao álcool
Os alcoólatras frequentemente dedicam muito tempo a atividades relacionadas ao consumo de álcool, o que leva à negligência de áreas importantes de suas vidas.
Isso inclui compromissos familiares, responsabilidades no trabalho, obrigações financeiras, hobbies e cuidados com a casa e a propriedade, que são frequentemente deixados de lado.
Muitos alcoólatras justificam suas ações e ignoram os sintomas do alcoolismo, afirmando que precisam relaxar ou que ninguém compreende seus problemas.
Esse é um dos principais aspectos do alcoolismo que muitas pessoas não consideram devidamente.
5. Experimentando sintomas de abstinência
Os sintomas de abstinência de álcool se desenvolvem quando um bebedor pesado interrompe repentinamente todo o uso de álcool.
Alguns sintomas físicos incluem náuseas, vômitos, insônia, taquicardia, sudorese, dores de cabeça e tremores.
Mas, uma pessoa também pode sentir fadiga, sintomas de depressão, dificuldade de concentração, irritabilidade ou ansiedade. Desse modo, qualquer pessoa com sintomas do alcoolismo graves de abstinência, como febre, desmaios, alucinações ou convulsões, deve procurar ajuda médica imediatamente.
6. Maior tolerância ao álcool
Após um período de consumo excessivo de álcool, o corpo de uma pessoa desenvolve tolerância à substância. Isso significa que os bebedores precisam ingerir quantidades maiores de álcool para alcançar os mesmos efeitos que sentiam anteriormente.
Muitos alcoólatras acreditam que não têm problemas porque nem sempre se sentem embriagados ao beber.
No entanto, eles continuam a causar danos significativos ao corpo, mesmo sem perceberem os efeitos imediatos da intoxicação.
Quando os sintomas do alcoolismo se somam?
Quais foram seus resultados? Se você encontrou apenas um pouco de verdade neste artigo, considere como a bebida está afetando sua vida. Então, pode ser hora de fazer algumas perguntas sobre ficar sóbrio.
Logo, pense nos problemas a curto e longo prazo que podem vir a acontecer com você por causa do alcoolismo, como:
- Apagões;
- Cirrose do fígado;
- Comprometimento neurológico;
- Danos nos nervos;
- Depressão;
- Desnutrição;
- Deficiência de vitamina B1;
- Dano cerebral permanente;
- Dores de cabeça;
- Gastrite;
- Julgamento prejudicado;
- Náusea;
- Pancreatite crônica;
- Pressão alta;
- Problemas respiratórios;
- Problemas sexuais;
- Psoríase;
- Sistema imunológico comprometido;
- Tremores nas mãos;
- Transtornos de ansiedade;
- Visão e audição distorcidas.
Além, é claro, de acidentes que você pode causar a si mesmo, como quedas, queimaduras e afogamentos, ou acidentes que podem afetar outras pessoas, como acidentes de carro, que, por causa do álcool, ceifaram tantas vidas no Brasil e no mundo.
O que devo fazer para ajudar um alcoólatra?
Se alguém próximo a você estiver apresentando sinais de dependência de álcool, com sintomas do alcoolismo, pode ser difícil saber o que fazer. Em vista disso, você pode se sentir preocupado com eles, frustrado por não parecerem querer ajuda ou assustado por eles ou mesmo por eles.
Mas todos esses sentimentos são normais e há ajuda tanto para os alcoólatras quanto para aqueles que cuidam deles.
Converse honestamente com seu ente querido sobre o hábito de beber e tente convencê-lo a consultar um médico. Pode ser muito difícil para os alcoólatras admitir que têm um problema, mas ser solidário, aberto e sem julgamentos pode fazê-los sentir-se seguros.
Além disso, não deixe de buscar ajuda de profissionais que realmente possam atender e ajudar a solucionar esse problema.
Aqui no Grupo Encontre Clinicas de Reabilitação, você consegue encontrar os melhores profissionais especialistas para vícios como o alcoolismo.
Estamos com as melhores clinicas e familiares para estudar os fatores que levaram o alcoolismo, e identificar qual tratamento será mais eficaz.
Conheça a Clinica de recuperação em Maringá
Claro, tudo com respeito e muita humanidade.
Entre em contato conosco e marque uma avaliação gratuita agora mesmo!