Vício em cocaína: Tudo que você precisa saber.

Cocaína e vício tudo o que você precisa saber, como é tratada, efeitos da abstinência, sintomas do vício, perspectivas e tratamento. Saiba mais.

Tudo o que você precisa saber sobre a dependência de cocaína

A cocaína é uma droga produzida a partir das folhas da planta da coca nativa da América do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA), cerca de 15% das pessoas no Brasil já experimentaram cocaína.

A cocaína é um estimulante, o que significa que aumenta o estado de alerta e a energia. Afeta as vias neuropáticas do cérebro, fazendo com que você se sinta falante, enérgico e eufórico. O vício em cocaína pode se desenvolver rapidamente, mesmo depois de tentar apenas algumas vezes.

Um vício pode ser físico, o que significa que seu corpo anseia pela droga. Também pode ser mental, o que significa que você deseja fortemente os efeitos da droga.

A cocaína pode ser consumida de várias maneiras. Pode ser inalado pelo nariz ou injetado na veia. E pode ser usado por vias genitais ou retais. Também pode ser fumado após ser processado em uma forma chamada crack. O vício pode ocorrer rapidamente com qualquer um desses métodos.

Dependência do vicio em cocaína

Quais são os efeitos da cocaína?

Por um curto período, a cocaína tem efeitos estimulantes no corpo. Ele faz com que um neurotransmissor natural chamada dopamina aumente sua concentração no cérebro. Isso causa sensações de prazer e satisfação. A cocaína faz com que os níveis de dopamina aumentem, fazendo com que o usuário se sinta eufórico.

A cocaína impede que a dopamina e outros neurotransmissores norepinefrina e serotonina sejam absorvidos pelas células nervosas. Isso permite que grandes quantidades de neurotransmissores se acumulem e estimulem as células nervosas circundantes. Isso aumenta a sensação prazerosa de euforia.

A cocaína também pode minimizar seu desejo de dormir e comer. Algumas pessoas relatam que a cocaína as ajuda a pensar e realizar tarefas mais rapidamente. Muitos usuários começam a ansiar pelos sentimentos que a cocaína cria.

O uso frequente de cocaína pode fazer com que você desenvolva uma tolerância maior à droga. Uma alta tolerância significa que é preciso mais cocaína para sentir seus efeitos. Isso pode levar ao uso de maiores quantidades, o que pode afetar sua saúde mental e física.

Os efeitos psicológicos do vício em cocaína incluem:

• paranóia
  • pânico
  • alucinações
  • agressão
  • irritabilidade
  • ansiedade
  • depressão
  • julgamento prejudicado
  • comportamentos repetitivos ou anormais

Os efeitos físicos do vício em cocaína incluem:

• perda de peso prejudicial à saúde
  • aumento da frequência cardíaca
  • náusea
  • dor abdominal
  • dores de cabeça
  • dor no peito
  • arritmia cardíaca
  • ataque cardíaco
  • convulsão
  • Golpe

O vício em cocaína também está associado a condições médicas que incluem:

• doenças respiratórias
  • sistema imunológico enfraquecido
  • hepatite
  • gangrena dos intestinos

O que causa o vício em cocaína?

A cocaína afeta os sistemas neurológicos do cérebro. O uso de cocaína, especialmente o uso repetitivo, pode alterar os sistemas associados ao prazer, à memória e à tomada de decisões. Quando alguém é viciado, sua capacidade de resistir aos impulsos fica prejudicada, tornando mais difícil parar de fumar.

Todos os estimulantes atuam para aumentar as concentrações extracelulares de dopamina, norepinefrina e serotonina. Drogas estimulantes podem bloquear o transporte desses neurotransmissores.

A exposição repetida à cocaína resulta em neuroadaptação. Isso inclui sensibilização (aumento da resposta ao medicamento) e tolerância (diminuição da resposta ao medicamento). A tolerância física aos efeitos da cocaína pode ocorrer após apenas alguns usos. Isso resulta na necessidade de mais e mais da droga para obter o mesmo efeito.

Quem está em risco de dependência de cocaína?

Quem usa cocaína corre o risco de se tornar dependente. Os fatores que aumentam o risco de dependência de cocaína são:

• história familiar de dependência de cocaína ou outras drogas
  • dependência de álcool ou outras drogas
  • doença mental, como depressão

Quais são os sintomas do vício em cocaína?

• uma tolerância à droga, exigindo grandes quantidades para ficar alta
  • incapacidade de interromper ou reduzir o uso
  • sintomas de abstinência quando o uso para
  • um desejo de continuar usando, mesmo quando surgem complicações de saúde
  • um impacto negativo na qualidade de vida, relacionamentos e emprego
  • gastando muito tempo e dinheiro procurando cocaína
  • psicose e alucinações
  • irritabilidade ou ansiedade
  • desaparecendo para sessões de compulsão

Como o vício em cocaína é diagnosticado?

Para diagnosticar um vício em cocaína, seu médico discutirá seu uso atual e histórico de saúde. E eles vão tentar determinar o grau de sua dependência e vão sugerir opções de tratamento. Um usuário que deseja tratamento precisará se comprometer a interromper.

Como o vício em cocaína é tratado?

O vício da cocaína é uma doença complexa, com fatores físicos, mentais, sociais, ambientais e familiares. Existem vários métodos de tratamento para o vício em cocaína que abordam todos esses componentes.

Instalações de tratamento

Os programas de tratamento residencial trabalham para cobrir todas as facetas do vício. Esses programas podem durar de várias semanas a um ano. E muitas vezes incluem grupos de apoio, reabilitação vocacional ou terapia.

Tratamento comportamental

Os tratamentos comportamentais mostram resultados promissores para ajudar as pessoas com o vício em cocaína. O tratamento pode ser feito em regime ambulatorial ou como parte de um programa de tratamento residencial. As intervenções com foco no comportamento costumam ser usadas junto com os medicamentos.

Os tratamentos comportamentais incluem recompensas por atingir as metas relacionadas à interrupção do uso e terapia cognitivo-comportamental, que ensina processos de aprendizagem que o ajudam a continuar sem usar.

Remédios

Embora não existam medicamentos desenvolvidos especificamente para tratar o vício em cocaína, alguns medicamentos com outros propósitos podem ser úteis, como os antidepressivos.

Terapias alternativas

Outras soluções para ajudar a superar o vício em cocaína incluem exercícios, hipnose, acupuntura e ervas. Porém, mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia dessas técnicas no vício em cocaína.

Quais são os efeitos da abstinência da cocaína?

Usuários viciados que param de usar cocaína sofrerão um crash inicial, conhecido como abstinência. A abstinência pode ser intensa e difícil devido aos desejos e efeitos colaterais desconfortáveis. Os efeitos da abstinência de cocaína incluem:

• fadiga
  • hostilidade
  • paranóia
  • ansiedade
  • agitação
  • distúrbios do sono
  • depressão

A abstinência da cocaína pode causar desconforto intenso. E isso pode causar um forte desejo de usar a droga novamente. Mesmo quando os sintomas de abstinência diminuíram, ânsias repentinas são comuns.

Sistemas de apoio, como amigos, família, centros de tratamento e outras pessoas que estão se recuperando do vício, podem ajudá-lo a passar por essa fase. A organização Narcóticos Anônimos (NA) oferece recursos e uma comunidade para pessoas que estão se recuperando do vício em cocaína.

Para encontrar um grupo de apoio em sua área, converse com um profissional de saúde. Saiba mais.

Precisando de Ajuda contra o vicio em cocaína

Quais são as perspectivas para o vício em cocaína?

O vício da cocaína é uma doença complexa que requer tratamento. O vício da cocaína tem um sério impacto na sua saúde mental e física e pode resultar em morte prematura.

Se você ou um ente querido é viciado em cocaína, fale com nossos terapeutas de plantão para ajudá-lo a explorar as opções de tratamento e encontrar uma clínica de recuperação adequada mais próxima de você.