Resgate 24 horas em todo território nacional.

Você conhece Janeiro Seco?

Poucas pessoas sabem mas, você conhece Janeiro Seco? Esse artigo, tem como objetivo conscientizar sobre o consumo de drogas e álcool, Saiba mais

Poucas pessoas sabem mas, você conhece Janeiro Seco? Esta é uma campanha criada pela ONG Alcohol Change UK, do Reino Unido, onde são apresentados os benefícios de permanecer sóbrio  durante um mês de Janeiro.

Muitas pessoas quando pensam em usuários de drogas, normalmente utilizam de um estereótipo comum, que é o cara que está lá na esquina, ou no semáforo pedindo esmola. Que dorme embaixo do viaduto e que é considerado o “cracudo” ou que infelizmente não tem mais jeito.

Na verdade, às vezes aquela situação foi um estágio, não chegou a ser a final, mas é uma situação em que a substância venceu a pessoa ao ponto dela não ter mais a oportunidade de convívio familiar. Mas será que foi por causa da droga? Ou será que foi por causa de outras substâncias?

Quando se pensa em drogadicto, normalmente se atribui à uma pessoa que tem o comportamento adictivo conjuntamente à uma substância psicoativa narcótica, mas o que muitos não sabem é que o álcool é uma substância que isola muitos pais de famílias de seus familiares. Que é precursor de violência doméstica em caso de pessoas que estão alcoolizadas.

O álcool, apesar de lícito, é fator de preocupação da clínica de Recuperação e inclusive da saúde pública. Principalmente por estar durante muitos anos enraizado em nossos costumes e festividades, às vezes pode passar despercebido, mas depois do cigarro é a droga mais letal e que mais causa mortes em decorrência de consumo e abuso.

Sendo assim, esse artigo, tem como premissa um aspecto importante, explorar uma campanha inglesa que pouco se fala aqui no Brasil. Você conhece Janeiro seco? Se não conhece, fique tranquilo, nós do Encontre Clínicas vamos explicar tudo para você e te auxiliar a dar um tempo da bebida.

Concomitantemente, vamos pensar inicialmente onde o álcool age no organismo. Onde ele atua e quais os órgãos que são necessários para eliminar a bebida do corpo gradativamente. Sendo assim,  entender o que acontece quando você toma aquele gole de cachaça, até ele sair por completo é interessante nesta matéria.

Outra questão importante é a compreensão do uso abusivo do álcool. O que acontece com o seu corpo e sua mente se você beber demasiadamente por um tempo, como são suas reações metabólicas? Você envelhece mais rapidamente?

Explorar conjuntamente o lado da dependência alcoólica é importante, o que acontece com a mente de uma pessoa que já está precisando diariamente de doses de álcool? Porque uma pessoa que é alcoólatra tem que tomar cuidado com uma síndrome de abstinência alcoólica?

E por fim, em contrapartida exploraremos os benefícios do Janeiro Seco, a iniciativa da ONG inglesa que promoveu uma campanha, que apesar de pouco conhecida, deveria ser promulgada mundialmente e que todos deveriam saber.

Do primeiro gole alcoólico à uma ressaca moral

Você dá o primeiro gole, e depois mais um e mais outro e quando você viu, já está em cima do palco, é assim que começa do primeiro gole alcoólico a ressaca moral. Claro que não se pode generalizar, existem pessoas que nunca na vida sequer tiveram a sensação de bebedeira.

Mas as que tiveram sabem bem do que estamos falando, quando você ingere bebidas alcoólicas, ainda mais as que têm um teor alcoólico elevado, a chances de ficar alcoolizado e estar embriagado rapidamente são altas. Sendo assim, o que acontece quando você bebe muito?

Logo que se tomam alguns goles partes da bebida alcoólica é consumida pelo estômago e viajam pela corrente sanguínea até atingir o cérebro. Nos primeiros 10 minutos o seu organismo “enxerga” a substância como algo ruim – acetaldeído – e tenta eliminá-la rapidamente.

Entretanto o fígado começa a agir, metabolizando a substância e com um conjunto reações e enzimas se formando e sendo digeridas e a transformando em uma espécie de “vinagre” acetato.

 Mas a contínua persistência em mais goles faz com que as enzimas aplicadas pelo estômago para ajudar a digerir e o fígado para metabolizar a substância não dêem conta do recado. E logo começam as sensações de náuseas, desconforto abdominal, dor de estômago e cefaleia.

Como atua no SNC de maneira a deprimi-lo o álcool gera lentidão, reflexos alterados de maneira a deixá-los vagarosos. Sonolência e desidratação. Exatamente, a pessoa fica desidratada. Apesar de ingerir água conjuntamente com o álcool, o organismo fica confuso e começa a aumentar a diurese, então quando você vai muito ao banheiro, está eliminando líquido. E o resultado de tudo isso depois é a RESSACA.

Uma ressaca diária

Já imaginou ter uma ressaca diária? Depois desse artigo, se te perguntarem se você conhece Janeiro seco, nunca mais você vai se esquecer. Infelizmente é triste mas é comum que muitas pessoas que conhecemos tenham problemas com álcool, mas que sequer imaginamos.

Justamente porque existem só no brasil 4 milhões de pessoas com problemas sérios com o álcool, estima a OMS em matéria publicada pela Itatiaia. Parece pouco, mas não é. Isso porque consideram-se menores de 15 anos dentro da pesquisa.

Quando uma pessoa é alcoólatra, o organismo dela está acostumado com a substância de deprimir o SNC que ao estar em falta, o corpo aumenta a frequência e a abstinência se torna algo terrível. Por isso que é difícil tratar de um alcoólatra, porque a abstinência é difícil e ao mesmo tempo a substância é lícita. Ou seja, é a sede com a vontade de beber.

Fora que beber em demasia e rotineiramente é pedir um envelhecimento precoce do corpo. É como o cigarro, é tóxico, lícito, as pessoas sabem que faz mal mas continuam fumando. No caso da bebida também, além da ressaca diária, os órgãos como fígado, pâncreas, baço, estômago, rins coração e cérebro ficam comprometidos e envelhecem mais precocemente.

Janeiro Seco

Quando se trata de Janeiro Seco, esse estudo publicado por essa universidade do Reino Unido incentiva as pessoas a começarem o ano bem, livres do álcool. Conforme apresentamos anteriormente em nosso artigo, demonstramos os malefícios da bebida alcoólica no organismo e tudo o que ela traz de ruim.

Entretanto, se você já tem o costume de beber e quer dar um tempo, saiba que Janeiro Seco também pode ser Fevereiro, Março, Abril, Maio… Até Dezembro Secos. O que importa é a iniciativa.

O Alcohol Change UK tem como a principal premissa conscientizar que parando de beber por um período de 30 dias, você consegue ver em seu organismo resultados incríveis que sequer imaginaria, mas e se isso fosse pra toda vida? Os resultados não seriam melhores ainda?

A universidade Sussex em UK, disse em relatório da sua pesquisa que 70% dos voluntários da pesquisa dormiram melhor, 67% disseram ter mais energia nas tarefas diárias, 88% alegaram que economizaram e 82% estão repensando sobre o consumo de álcool.

Além disso, muitos relataram que a pele melhorou, o paladar, a sensação de refluxo que algumas pessoas apresentavam sanou-se. Pessoas que sentiam com frequência desconforto abdominal como gases e eructação também melhoraram progressivamente.

Agora você conhece Janeiro Seco?

Com todo esse conteúdo que nós disponibilizamos, agora você conhece janeiro seco? A campanha é interessante e vale a pena ser conferida. “Dry January” está na íntegra no link aqui e o Encontre Clínicas mais que apoia essa campanha.

Nós estamos alinhados em todos os pilares da recuperação. Estamos de acordo com tudo que envolve resgatar pessoas que se perderam nos caminhos das drogas e álcool. Sabemos que existem vários caminhos que a vida nos pode oferecer e que nem sempre dá pra escolher o mais certo de primeira.

Tropeçar nos intempéries da vida faz parte, mas se você se sentir sozinho, saiba que você não está. Entre em contato conosco, nós podemos ajudar. Temos as unidades certas para você. Sejam elas com planos de saúde, particulares, ou até mesmo de baixo custo para poder caber no seu orçamento. O nosso maior sucesso é a sua recuperação.

Precisando de ajuda ? Obtenha suporte Gratuito, Atendimento 24 horas.

Compare listings

Comparar