Quais os sintomas da dependência química?

quais os sintomas da dependencia quimica

Quais os sintomas da dependência química? A dependência química é um transtorno caracterizado pelo uso descontrolado de uma substância, por exemplo, maconha, cocaína ou até mesmo o álcool, resultando especialmente em inúmeras consequências na saúde física e mental do paciente.

Segundo relatório da UNODCUnited Nations Office on Drugs and Crime  — cerca de 200 milhões de pessoas no mundo utilizam drogas ilícitas, sendo quase 5% da população total.

Os sintomas experimentados pelos pacientes podem variar conforme o tipo de droga ou até mesmo o seu organismo, e que quando não tratadas com brevidade e profissionalismo, podem levar a consequências graves.

E, mesmo que cada substância apresente suas próprias consequências, saiba que existe uma lista de sintomas da dependência química comuns e que inclusive podem ser identificados.

7 dicas para identificar um usuário de drogas

Dessa forma, se você prevê que alguém próximo está sofrendo com a dependência química, veja a seguir e aprenda a identificar alguns desses sintomas que podem se apresentar.

10 principais sintomas da dependência química

Crises de abstinência

A abstinência são sintomas físicos e psicológicos que uma pessoa pode demonstrar, no momento em para de usar ou diminui drasticamente o uso de uma substância.

Nesse caso, o dependente químico começa a ter crises de abstinência quando não faz o uso da droga, manifestando problemas físicos ou até psicológicos, como:

Como as drogas afetam à saúde mental?
  • Irritabilidade;
  • Fraqueza;
  • Insônia;
  • Perda de apetite;
  • Ansiedade;
  • Tremores;
  • Sudorese, entre outras.

Dentre quais os sintomas da dependência química esse é um dos mais aparentes, podendo ser facilmente identificado por outras pessoas.

Veja também: Como as drogas afetam à saúde mental?

Aumento da tolerância

A dependência química tem o poder de aumentar a tolerância de um indivíduo no decorrer do tempo.

Ou seja, ele precisará de maiores quantidades da mesma substância para experimentar os mesmos efeitos que eram causados por doses menores.

Uma pessoa que sofre com a dependência química tende a ter uma tolerância a drogas e álcool muito maior, construindo um ciclo vicioso e experimentando cada vez mais consequências.

Alterações comportamentais frequentes

Dentre os principais sintomas da dependência química, as alterações comportamentais estão dentre as mudanças significativas experimentadas pelos usuários.

Nesse caso, é comum que a pessoa mantenha um comportamento bastante oscilante, com mudanças frequentes. Dentre os principais comportamentos experimentados por um dependente químico, podemos citar:

• Agressividade;
  • Desânimo;
  • Mudanças de humor;
  • Desinteresse;
  • Impulsividade;
  • Frustração e outros.

Perda de controle

Um dos principais falsos sentimentos experimentados por dependentes químicos é o controle da situação, que na maioria dos casos já não é mais possível.

Assim, o dependente começa a ter a incapacidade de controlar a quantidade ou frequência do uso da substância, se tornando refém dela.

A partir de tal perda começa a desenvolver o sentimento de “viver da droga e para ela”.

Veja também: 7 dicas para identificar um usuário de drogas

Isolamento social

A substância interfere diretamente na forma de agir e os comportamentos do indivíduo, sendo o isolamento social um dos principais sintomas.

Nesse caso, o dependente químico costuma se distanciar de amigos e familiares, abandonando inclusive atividades que faziam parte da sua rotina, como ir à academia, jogar bola e outros.

Problemas profissionais e de relacionamento

Devido ao desenvolvimento do isolamento social, ponto esse que precisa ser citado quando falamos em quais os sintomas da dependência química, os problemas sociais e de relacionamento são fortemente frequentes.

A substância interfere nas responsabilidades no trabalho e afetivas, resultando em consequências como perda de emprego, ciclos pessoais e dentre outros.

Negligência pessoal

Assim como os problemas sociais e profissionais, pessoas que sofrem com a dependência química tendem a negligenciar os cuidados consigo próprios.

Assim, fatores como cuidar da higiene, saúde e aparência, geralmente são deixados de lado, resultando em um forte descuido.

Além disso, é comum que essas pessoas comecem a se expor mais a situações de risco a sua integridade física, como, por exemplo, dirigir embriagadas, frequentar locais de risco e outros.

Maior tempo de consumo

Devido aos sintomas de abstinência e dentre outros fatores, dependentes químicos tendem a ter um maior tempo de consumo da substância, sendo uma atividade que pode consumir mais da metade do seu dia.

Dessa forma, além do consumo em muitos casos se tornar diário e altamente frequente, grande parte do tempo é gasto obtendo, usando ou se recuperando do uso da substância.

Problemas financeiros

Devido o consumo constante, junto aos outros problemas profissionais causados pela dependência química, boa parte dos usuários tendem a ter problemas financeiros no decorrer do uso.

Nesse sentido, muitos dependentes começam a ter problemas relacionados a dívidas, empréstimos e outros, boa parte disso em função de adquirir as substâncias e assim conseguir sustentar o vício.

Além disso, em alguns casos começa a se tornar comum se desfazer de bens pessoais importantes, como carro, móveis e outros para ter a possibilidade de sustentar o vício, estando hoje dentre os principais sintomas da dependência química.

Saúde frágil

O uso de drogas pode ter sérias implicações para a saúde, afetando diversos sistemas do corpo e aumentando o risco de doenças físicas e mentais.

Assim, é comum que usuários de drogas experimentem ter uma saúde mais frágil, desenvolvendo com mais facilidade problemas de saúde, principalmente aqueles que são evitados quando se tem uma boa imunidade.

Resistência a dependência

Um dos sintomas da dependência química frequentes e que pode ser facilmente identificado por terceiros é a resistência à dependência, em que o dependente se mostra não aberto a tratamento ou até mesmo a falar sobre o assunto.

Nesse caso, muitos dependentes demonstram até mesmo irritabilidade ao comentar sobre o assunto ou uma possível dependência, mostrando a falsa sensação de que está tudo sob controle.

A resistência à dependência química é um dos principais sintomas e que precisa ser vencido para conseguir oferecer um tratamento eficiente.

Quais são as doenças causadas pela dependência química?

Além de entender quais os sintomas da dependência química, um ponto importante também é conhecer as principais doenças que podem ser causadas pelas substâncias.

Até porque, parte dos sintomas infelizmente podem vir acompanhados com doenças, essas que se não tratadas com brevidade podem trazer danos irreversíveis a saúde física e até mental de um indivíduo.

As doenças causadas pelo uso excessivo de drogas podem variar inicialmente do tipo de substância utilizada, cada uma possuindo suas particularidades.

No entanto, podemos afirmar que existem um grupo consideradas comuns de se manifestarem nos usuários, sendo as principais:

• Depressão;
  • Esquizofrenia;
  • Lesões no fígado;
  • Cirrose;
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Alzheimer
  • Parkinson
  • Insuficiência cardíaca
  • Doenças no fígado e rins;
  • HIV, Sífilis e outras.

Veja também: Como parar de beber definitivamente: tratamento e orientações!

Como tratar a dependência química?

Entendendo quais os sintomas da dependência química, ao identificar os primeiros sinais, a melhor e mais eficiente forma de se livrar da droga é buscando um tratamento.

E, para tratamento profissional, o mais recomendado hoje é a clínica de reabilitação, ambiente especializado e direcionado ao tratamento da dependência química, com profissionais treinados e procedimentos especializados.

Conte conosco do Grupo Encontre Clínicas para achar a melhor e mais especializada clínica de recuperação mais próxima a você, garantindo um tratamento rápido e eficiente.

Entre em contato conosco agora mesmo e conte conosco para apoiar cada passo nessa mudança de vida!

Dr Jose Riva Junior

Dr. José Riva Junior é Medico, CRM 206513 e Autor do Grupo Encontre Clínicas de Recuperação e Reabilitação, tem dedicado sua carreira a criar conteúdo bem pesquisado para que aqueles que estão em busca de tratamento possam encontrar a ajuda de que precisam.