Melhores Clinicas de Recuperação em São Paulo e em todo Brasil

Principais Doenças causadas pelo alcoolismo

Fique por dentro das principais doenças causadas pelo alcoolismo e onde encontrar ajuda especializada. As melhores clínicas de recuperação para alcoólatras

O abuso ou dependência de álcool pode ter uma série de impactos negativos na vida de uma pessoa – desde sociais, psicológicos e econômicos. Mas entre os mais graves estão os efeitos do uso crônico e excessivo de álcool no corpo humano.

Isso significa que qualquer quantidade de álcool não é segura? Não necessariamente. Mas se você achar que às vezes bebe demais ou com muita frequência, é importante estar ciente dos riscos.

Este artigo discutirá algumas das principais doenças causadas pelo alcoolismo  e como você pode se proteger.

Melhores Clínicas de Recuperação para Alcoólatras

Álcool e seu corpo

Quando uma pessoa bebe álcool, ele é absorvido pelo estômago ou intestino delgado e entra na corrente sanguínea. Em seguida, é gradualmente processado e removido pelo fígado.

Em pequenas quantidades, um fígado saudável tem poucos problemas para quebrar e eliminar o álcool. Mas quando você bebe excessivamente, o fígado pode ficar para trás. O acúmulo de álcool resultante em seu sistema é o que causa a sensação de intoxicação e também pode causar estresse em vários órgãos e sistemas vitais do corpo resultando em uma dessas principais doenças causadas pelo alcoolismo.

À medida que o álcool se decompõe , ele também gera uma série de subprodutos tóxicos e cada um deles pode causar danos a vários tecidos do corpo.

Em outras palavras, apesar dos efeitos agradáveis ​​que o álcool pode ter em pequenas quantidades, é uma substância tóxica. Quanto mais você bebe, mais desgaste você coloca em seu sistema e mais provável é que seja desenvolvido uma doença causada pelo álcool.

Mas quais doenças são causadas pelo álcool? E quanto álcool o coloca em risco?

Abaixo estão algumas das principais doenças causadas pelo alcoolismo as mais comuns bem como as mais graves:

Cirrose alcoólica ou transtorno por uso de álcool, são doenças causadas pelo alcoolismo diretamente. Isso significa que beber é a causa exata. Alguns, como câncer e doenças cardíacas, estão indiretamente ligados. Isso significa que o álcool aumenta o risco geral, em combinação com outros fatores. No entanto cada uma dessas doenças é um motivo importante para limitar o seu consumo e, ao beber, preste muita atenção ao seu bem-estar geral.

Doença hepática

Talvez o impacto mais conhecido do abuso de álcool no corpo seja o dano ao fígado.

O fígado desempenha muitas funções importantes em nosso corpo, incluindo metabolismo de drogas, remoção de resíduos, armazenamento de energia e produção de fator de coagulação. O fígado também é incrivelmente resiliente e às vezes pode se regenerar após ser danificado.

Mas mesmo esse órgão milagroso tem seus limites. Como principal via para a degradação do álcool, o fígado sofre um grande impacto com o consumo excessivo de álcool. As doenças causadas pelo alcoolismo ao fígado ocorrem ao longo de um espectro , com diferentes níveis de gravidade:

• Doença do fígado gorduroso – os depósitos de gordura aumentam o tamanho do fígado e prejudicam o funcionamento normal
  • Hepatite alcoólica – ocorre inflamação e morte celular
  • Cirrose – Cicatriz severa, que pode evoluir para insuficiência hepática

Embora alguns estágios da doença hepática possam ser reversíveis, a cirrose costuma ter um prognóstico ruim e pode exigir um transplante de fígado. A doença hepática é a 11ª principal causa de morte nos Estados Unidos, e as estimativas em 2018 mostraram que quase 48 por cento de todas as mortes foi por uma doença causada pelo álcool.

Câncer

O álcool é classificado como um carcinógeno humano conhecido e está ligado a várias formas de câncer, incluindo:

• Câncer de mama
  • Câncer colorretal
  • Cânceres da boca e garganta
  • Câncer de laringe
  • Câncer de esôfago
  • Câncer de fígado

Considerando os efeitos negativos gerais do álcool no fígado, este último pode não ser surpreendente.

Mas como exatamente o álcool aumenta o risco de câncer em geral?

Isso pode acontecer de várias maneiras. As toxinas produzidas durante a degradação do álcool podem danificar o DNA e as proteínas, levando ao crescimento celular anormal. Beber pesadamente também pode levar a uma diminuição da absorção de nutrientes essenciais, aumento dos níveis de estrogênio e danos às células existentes. Existem outras ligações indiretas, incluindo o impacto do álcool na obesidade.

O volume médio de álcool que você consome parece ser o maior fator nessa conexão, então qualquer redução na quantidade que você bem como algum familiar ou ente querido seu bebe pode fazer a diferença.

Condições Cardiovasculares

Frequentemente ouvimos que o vinho tinto é bom para a saúde do coração, mas isso pode ser enganoso. Embora algumas evidências mostrem que o consumo moderado de álcool pode reduzir o risco de doenças cardíacas , o consumo excessivo de álcool têm exatamente o efeito oposto.

Embora ainda não entendamos completamente como o álcool danifica o coração , o acúmulo de acetaldeído e de radicais livres provavelmente desempenha um papel. Eles podem causar danos celulares e inflamação, prejudicar a condução e colocar pressão no tecido cardíaco, levando a problemas como:

• Ataque cardíaco e derrame
  • Hipertensão
  • Insuficiência cardíaca
  • Cardiomiopatia (dilatação do coração)
  • Arritmias

Pancreatite

O pâncreas tem duas responsabilidades principais: Produz enzimas digestivas que decompõem os alimentos e secreta insulina para manter os níveis de açúcar no sangue.

Embora o fígado faça a maior parte do trabalho de processamento do álcool, o pâncreas também desempenha um papel importante . Os subprodutos tóxicos do álcool podem danificar as células responsáveis pela produção de enzimas do pâncreas. Isso pode causar uma doença inflamatória conhecida como pancreatite.

A pancreatite pode ocorrer como um episódio agudo, seguido de recuperação, ou tornar-se uma condição crônica. Dor abdominal moderada a intensa é o sintoma mais comum. Em alguns casos, a pancreatite pode levar a complicações fatais, incluindo infecções, danos a outros órgãos e câncer.

Pancreatite crônica é a mais comum doença causada pelo álcool e a segunda causa principal de pancreatite aguda. Quatro ou mais drinques por dia podem aumentar significativamente o risco dessa doença.

Diabetes

Tal como acontece com as doenças cardíacas, o álcool e a diabetes têm uma relação complicada. Estudos sugerem que o consumo excessivo de álcool aumenta o risco dessa doença, enquanto o consumo moderado de bebidas ocasionais pode realmente ajudar.

Por que essa relação de mão dupla? Parece que pequenas quantidades de álcool podem aumentar a sensibilidade à insulina , tornando mais fácil para você regular o açúcar no sangue. Beber pesado regularmente, por outro lado, pode contribuir para hábitos alimentares inadequados, pressão alta e diminuição da atividade física. Também pode danificar o pâncreas, interrompendo a secreção de insulina.

Em um estudo de dez anos, mulheres entre 25 e 42 anos de idade que beberam pelo menos 30 gramas por dia de bebidas destiladas tiveram 2,5 vezes o risco de desenvolver diabetes, em comparação com aquelas que não o fizeram. Em outro estudo, pessoas que tomaram três ou mais doses por dia apresentaram um aumento de 43% no diabetes em comparação com pessoas que bebiam moderadamente.

Problemas neurológicos

Beber demais tem certos efeitos óbvios e imediatos no cérebro – desde um equilíbrio ruim, a fala arrastada e lapsos de memória. No entanto, geralmente desapareçam rapidamente na manhã seguinte, o consumo crônico de álcool pode causar danos cerebrais graves e duradouros em algumas pessoas. Esses problemas incluem:

• Epilepsia – convulsões induzidas por álcool são frequentemente associadas à abstinência, mas o consumo excessivo de álcool também pode levar a convulsões que não têm nada a ver com “peru frio”. Uma meta-análise mostrou um aumento de mais de duas vezes no risco geral de epilepsia para bebedores pesados, em comparação com os abstêmios.
  • Síndrome de Wernicke-Korsakoff – Esta doença cerebral debilitante resulta da deficiência de tiamina , um problema nutricional comum no abuso de álcool. Pessoas com esta doença podem apresentar sintomas graves, como perda de memória, danos nos nervos, confusão, má coordenação, distúrbios visuais e psicose.
  • Encefalopatia hepática – a doença hepática induzida pelo álcool pode causar níveis perigosos de amônia no cérebro, levando a uma coordenação inadequada, déficits cognitivos e, em casos graves, coma e até morte.

Transtorno por uso de álcool

O vício em álcool é uma doença (Alcoolismo), e nem é preciso dizer que quanto mais você bebe, maior é o risco de desenvolver esse transtorno.

O consumo de álcool ativa o centro de recompensa no cérebro por meio da liberação de dopamina, aumentando o desejo da pessoa de continuar bebendo. O cérebro tem freios e contrapesos que normalmente controlam esse desejo, mas a exposição crônica ao álcool pode danificá-los. O resultado pode ser a incapacidade de parar de beber, apesar das consequências prejudiciais.

Claro, nem todo mundo que bebe desenvolve esse transtorno. Outros fatores, como genética e bem-estar emocional, podem desempenhar um papel. Mas beber muito sozinho é um fator importante. Com  14,4 milhões de adultos sofrendo de transtorno do uso de álcool em 2018, é importante estar ciente dos riscos do consumo excessivo de álcool e de outras condições graves de saúde a que ele pode levar.

Como prevenir doenças causadas pelo alcoolismo

O uso excessivo de álcool afeta quase todos os sistemas do corpo humano e, quanto mais você consome, mais severo é o impacto. Se você está preocupado com o fato de que beber pode estar causando problemas de saúde entre em contato conosco!

Uma internação em uma clinica de recuperação para alcoólatra é uma forma de reduzir ou parar de beber sem virar sua vida de cabeça para baixo. Nossas unidades oferecem suporte abrangente, incluindo atendimento médico especializado com prescrições de medicamentos anti-craving e grupos terapêuticos diários . Os pacientes devidamente orientados por nossa equipe Muldisciplinar definem juntos os objetivos do tratamento e os ajudamos em cada etapa do caminho.

Agende uma ligação com um membro de nossa equipe para saber mais.

Atendimento 24 horas via whatsapp

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a selecionar um tratamento em uma clínica de recuperação  adequada. Uma avaliação por telefone exige apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajuda você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local.