Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Tratamento Para Alcoolismo: Onde Encontrar?

Procurando onde encontrar tratamento para alcoolismo, nesse artigo podemos ajudar você a encontrar o melhor tratamento para alcoólatra. Saiba mais. suporte

Problemas relacionados ao álcool, que resultam de beber muito, muito rápido ou com muita frequência, estão entre os problemas de saúde pública mais significativos no Brasil. Por isso, o tratamento para alcoolismo é fundamental para ajudar pessoas com esse problema.

Por fim, para ficar por dentro, veja a seguir onde encontrá-lo e as principais informações sobre esse tipo de tratamento.

O tratamento para alcoolismo funciona?

A boa notícia é que não importa quão grave o problema possa parecer, a maioria das pessoas com vício em álcool pode se beneficiar de alguma forma do tratamento para alcoolismo.

Assim, diante desse fato, pesquisas mostram que cerca de um terço das pessoas que são tratadas por problemas de álcool não apresentam mais sintomas 1 ano depois.

Desse modo, muitos outros reduzem substancialmente o consumo de álcool e relatam menos problemas relacionados ao álcool.

Sinais de um problema com álcool

Primeiramente, saiba que o alcoolismo é uma condição médica que os médicos diagnosticam quando o consumo de álcool de um paciente causa angústia ou dano.

Desse modo, a condição pode variar de leve a grave e é diagnosticada quando um paciente responde “sim” a duas ou mais das seguintes perguntas.

No ano passado, você:

  • Teve momentos em que acabou bebendo mais ou por mais tempo do que pretendia?
  • Mais de uma vez quis diminuir ou parar de beber, ou tentou, mas não conseguiu?
  • Passou muito tempo bebendo? Ou estar doente ou superar os efeitos colaterais?
  • Teve uma forte necessidade, ou impulso, de beber?
  • Descobriu que beber – ou ficar doente por causa da bebida – muitas vezes interferiu no cuidado de sua casa ou família? Ou causou problemas de trabalho? Ou problemas escolares?
  • Continuou a beber mesmo que estivesse causando problemas com sua família ou  amigos ?
  • Abandonou ou diminuiu atividades que eram importantes ou interessantes para   você, ou lhe davam prazer, para beber?
  • Mais de uma vez se envolveu em situações durante ou depois de beber que aumentaram suas chances de se machucar (como dirigir, nadar, usar máquinas, caminhar em uma área perigosa ou fazer sexo inseguro)?
  • Continuou a beber mesmo que isso o deixasse deprimido ou ansioso ou aumentasse outro problema de saúde? Ou depois de ter tido um apagão de memória?
  • Teve que beber muito mais do que antes para obter o efeito desejado? Ou descobriu que seu número habitual de bebidas teve muito menos efeito do que antes?
  • Descobriu que, quando os efeitos do álcool estavam passando, você apresentava sintomas de abstinência , como problemas para dormir, tremores, irritabilidade, ansiedade, depressão, inquietação, náusea ou sudorese? Ou sentiu coisas que não estavam lá?

Dessa forma, se você tiver algum desses sintomas, sua bebida já pode ser motivo de preocupação.

Por fim, quanto mais sintomas você tiver, mais urgente será a necessidade de mudança.

Então, um profissional de saúde pode realizar uma avaliação formal de seus sintomas para verificar se o alcoolismo está presente e a necessidade do tratamento para alcoolismo.

Opções de Tratamento

Quando perguntados sobre como os problemas de álcool são tratados, as pessoas geralmente pensam em programas de 12 etapas ou reabilitação de 28 dias, mas podem ter dificuldade em nomear outras opções.

Além disso, de fato, há uma variedade de métodos de tratamento atualmente disponíveis, graças aos avanços significativos no campo nos últimos 60 anos.

Por fim, em última análise, não existe uma solução única para todos, e o que pode funcionar para uma pessoa pode não ser adequado para outra. Simplesmente entender as diferentes opções pode ser um primeiro passo importante.

Tipos de Tratamento

Tratamentos Comportamentais

Os tratamentos comportamentais visam mudar o comportamento de beber por meio de aconselhamento.

Dessa forma, eles são liderados por profissionais de saúde e apoiados por estudos que mostram que podem ser benéficos.

Medicamentos

Três medicamentos estão atualmente aprovados nos Estados Unidos para ajudar as pessoas a parar ou reduzir o consumo de álcool e prevenir recaídas.

Além disso, eles são prescritos por um médico de cuidados primários ou outro profissional de saúde e podem ser usados ​​sozinhos ou em combinação com aconselhamento.

Grupos de Apoio Mútuo

Alcoólicos Anônimos (AA) e outros programas de 12 passos fornecem apoio de colegas para pessoas que param ou reduzem o consumo de álcool.

Desse modo, combinado com o tratamento conduzido por profissionais de saúde, os grupos de apoio mútuo podem oferecer uma valiosa camada adicional de apoio.

Além disso, devido à natureza anônima dos grupos de apoio mútuo, é difícil para os pesquisadores determinar suas taxas de sucesso em comparação com aquelas lideradas por profissionais de saúde treinando para realizar o tratamento para alcoolismo.

A Importância da Persistência

Como o alcoolismo pode ser uma doença crônica, a persistência é fundamental. É raro alguém ir ao tratamento uma vez e nunca mais beber.

Mais frequentemente, as pessoas devem tentar repetidamente parar ou reduzir, experimentar recorrências, aprender com elas e depois continuar tentando.

Por fim, para muitos, o acompanhamento contínuo com um provedor de tratamento é fundamental para superar o problema de beber.

A recaída faz parte do processo do tratamento para alcoolismo

A recaída é comum entre as pessoas que superam os problemas do álcool. Pessoas com problemas de bebida são mais propensas a recaídas durante períodos de estresse ou quando expostas a pessoas ou lugares associados ao consumo passado.

Assim como algumas pessoas com diabetes ou asma podem ter surtos de sua doença, uma recaída na bebida pode ser vista como um revés temporário para a recuperação total e não um fracasso completo.

Onde encontrar o melhor tratamento para o alcoolismo?

Conhecer os principais pontos sobre o tratamento do alcoolismo é importante, no entanto, saiba que ter acesso a melhor opção também é essencial.

Dessa forma, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação poderemos te ajudar nesse processo, ajudando a encontrar a melhor clínica para o alcoolismo mais próximo de você.

Tudo focando principalmente me oferecer a maior qualidade possível, focando em você ter um tratamento justo, funcional e rápido.

Portanto, se você está precisando de tratamento para alcoolismo, entre em contato conosco agora mesmo e vamos juntos encontrar a melhor alternativa de tratamento.

Por fim, saiba que estamos prontos e ansiosos para te atender!

5/5 - (6 votes)

Compare listings

Comparar