Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Superando o vício nas drogas, Ex-morador conquista pontos no ENEM

Superando o vicio nas drogas 920 Pontos no Enem que vieram do empenho de um ex-morador das Ruas, que superou o vício das drogas, Saiba mais.

Superar as drogas não é para qualquer um, ser corajoso e se empenhar ao ponto de criar meios de recomeçar é para os fortes e permanecer na vida sofrida em prol a substância infelizmente é para pessoas que deixaram a substância vencê-las, superando o vício nas drogas, ex-morador conquista 920 pontos no ENEM e isso é um exemplo de triunfo que poucos conquistam.

As drogas não escolhem ninguém, nós as escolhemos. Nós permitimos ao longo do processo do avanço da doença da dependência química e alcoolismo, que ambos permeiam nossas vidas. Entretanto, quando se torna doença, não somos responsáveis pela sua evolução, pois justamente não sabemos o quanto a doença é perigosa, ardilosa e fatal. Entretanto, como dito por A.A e N.A citam, “Não somos responsáveis pela nossa doença, mas somos responsáveis pela nossa recuperação” está totalmente ligada a capacidade nossa de querermos sair dessa vida de angústias e mudarmos a nossa realidade.

Posto isso, tomar uma atitude, mesmo que isso gere desconforto, é necessário para estancar o processo evolutivo da doença. A química do comportamento adictivo aliado ao consumo de substâncias psicoativas é forte, já que a questão comportamental está aliada à química cerebral de se recorrer a substância como modo de saciar as necessidades “básicas” do organismo. 

Parar com esse processo gera um desconforto imenso, e não reincidir no processo de uso devido a essa sensação desconfortável, é para os fortes. A abstinência é o efeito motriz que faz com que muitos saiam de suas casas e vão para as ruas em busca da próxima dose, seja de álcool, ou de drogas.

Vencer a abstinência e começar a reprogramar o cérebro, substituindo esse desconforto com sonhos, vontade de viver, esperança, foco, fé e outras energias positivas, alimenta mais ainda a virtude de se vencer o vício e consequentemente a dependência química. E a história de Alexandre Camilo é um exemplo para muitos que não acreditam em si mesmo e justificam na substância suas fraquezas.

920 Pontos no Enem que vieram do empenho de um ex-morador das Ruas, que superou o vício das drogas

Existem pessoas que ficam meses em cursinhos pré-vestibular com o intuito de passar em uma faculdade pública com nota máxima na redação e os 920 pontos no Enem que vieram do empenho de um ex-morador das Ruas surpreendeu a todos, demonstrando que quando se trata de dedicação e esforço basta força de vontade.

Superando o vício nas drogas, ex-morador conquista 920 pontos no ENEM foi uma das matérias apresentada pelo jornal Acorda Cidade em matéria de Dilton Coutinho. Alexandre Camilo, 55 anos, que viveu anos no mundo obscuro das drogas e foi morador de rua conseguiu um feito, estudar por conta própria e tirar uma nota altíssima no Enem.

Alexandre, natural do Rio de Janeiro, foi para Fortaleza procurar melhores condições de vida e infelizmente se permitiu fisgar pelas drogas. Viveu durante muitos anos nas ruas, ao todo nove anos e logo em seguida mudou-se para Teresina. Tudo começou quando conheceu a Pastoral do Povo da Rua de Teresina quando sua jornada de recuperação se iniciou.

Desde então, outra pessoa ressurgiu e o desejo de mudança começou. Há dois anos, de usuário passou a ser contribuinte da Pastoral, onde ajuda na recuperação de outras pessoas com o mesmo tipo de problemas que ele, a dependência química e o alcoolismo. Alexandre é graduado em biologia pela UFRJ e tem mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar, uma de suas metas é ingressar na faculdade e cursar licenciatura em letras para poder aprimorar sua escrita e ser escritor.

Lançou um livro de poesias em 2020 e tem um trabalho ainda em continuidade para poder ser lançado ainda neste ano de 2021 e que está quase pronto. Ele conta que com a universidade, vai ter o conhecimento necessário para poder se aprimorar o máximo possível e conseguir o que tanto quer, escrever cada vez mais. “Escrever e ter família” é um dos seus sonhos.

Os 920 pontos no Enem que vieram do empenho de um ex-morador das Ruas surpreendeu a todos, inclusive para o padre da Pastoral, João Paulo, que disse em entrevista que Alexandre é um incentivo à pessoas que estão em recuperação a se firmarem na mesma e colocarem em prática as atitudes para alcançarem os seus sonhos, conjuntamente isso sustenta a missão da pastoral, acolher essas pessoas e darem a elas uma nova oportunidade.

Se um ex-morador de rua pode alcançar seus objetivos, você também pode

A dependência química é uma doença ardilosa, e egoísta. Ela nos faz acreditar que nós estamos acima dos outros e que as nossas dores são  maiores que as dores dos demais, contudo se um ex-morador de rua pode alcançar seus objetivos, você também pode. Ver a dor do outro, a superação e o empenho é necessário para que se crie forças para lutar e vencer.

Superando o vício nas drogas, ex-morador conquista 920 pontos no ENEM e ajuda a mostrar que pessoas que estão na rua também tem a capacidade de vencer a droga, se elas escolherem. Como citamos anteriormente no começo desse artigo, ninguém se torna dependente químico da noite para o dia, a droga é escolhida, ela não escolhe o indivíduo. Entretanto, se você está lendo esse artigo e sofre da dependência química não duvidamos da sua dor, só que é necessário criar empatia nessa questão.

Não se pode cessar a batalha contra a adicção. Se você permitir, ela vai vencer, sempre. O Grupo Encontre Clínicas sabe bem como funciona essa questão e estamos  aqui para ajudar. Faça como Alexandre, crie seus meios, mas pare de usar imediatamente.

Procure um familiar, conte sua história e fale da sua situação. Converse com um médico de confiança, um psiquiatra e tome as medicações necessárias para que você em abstinência não reincida ao uso novamente. Utilize do exemplo dos 920 Pontos no Enem que vieram do empenho de um ex-morador das ruas, como forma de se aprimorar e de vencer.

E se você não conseguir, se você achar que está muito difícil, pense duas vezes. Fale conosco, entre em contato com a maior rede de encaminhamento e redirecionamento de pacientes dependentes químicos e alcoólatras para instituições do Brasil. O Grupo Encontre Clínicas têm canais de atendimentos de prontidão, para realizar qualquer tipo de internação em diversos estados brasileiros. Mas essa luta é sua, e só você pode escolher.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas.

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a melhor melhor maneira para deixar o vício, conheça tratamento em uma clinica de reabilitação  . A avaliação por telefone exigirá apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajudará você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é atendimento_24_horas.svg

Compare listings

Comparar