Como superar o desejo de usar drogas e álcool. O vício é uma condição complicada, especialmente para as pessoas que veem o problema de fora. A natureza intrigante do abuso e dependência de drogas leva muitos a fazer perguntas como:
- Por que as pessoas continuam usando álcool e outras drogas quando têm tanto a perder?
- Por que superar o vício é tão difícil?
- Por que as pessoas em recuperação têm recaídas?
O vício é multifacetado, mas os desejos e os gatilhos têm muito a ver com o motivo pelo qual as pessoas continuam usando drogas, embora estejam arruinando sua saúde, relacionamentos e vidas. Ao compreender a relação de causa e efeito entre desejos / gatilhos e abuso de substâncias, você ou seu ente querido podem começar a encontrar maneiras de Superar o desejo de usar drogas.
Conteúdo
ToggleComo superar o desejo de usar drogas?
Em termos cotidianos, uma ânsia é um forte desejo por algo. Por exemplo, desejos comuns são por comida ou sexo. As pessoas também podem ansiar por drogas e álcool.
Vício no local de trabalho: Como falar sobre reabilitação?Embora os desejos possam parecer um simples fato da vida, é difícil encontrar um consenso a respeito de uma definição oficial.
Uma possível explicação para isso é que os desejos são subjetivos e altamente individualizados. O desejo de uma pessoa pode ser muito diferente do desejo de outra.
As definições aceitas de desejos, pois estão associados ao uso de drogas e dependência, incluem:
- Estado em que a pessoa está focada em adquirir a droga.
- O desejo de usar uma droga dada a oportunidade.
- A carência psicológica pelos efeitos positivos da droga.
Mudanças cerebrais e desejos
Os desejos estão associados aos efeitos psicológicos e fisiológicos do uso de drogas. As mudanças cerebrais que alguém que usa drogas experimenta podem causar desejos. Cada vez que uma droga é consumida, ela modifica o funcionamento do cérebro. Com o uso repetido, o cérebro é significativamente alterado pela influência de uma substância.
O que é Lança Perfume? Saiba tudo sobre essa drogaEm vez de associar atividades saudáveis, como comer ou praticar exercícios, a sentimentos gratificantes, o cérebro é condicionado a vincular o uso de drogas à maior sensação de recompensa. Com o tempo, a droga pode ser a única coisa que proporciona uma sensação de verdadeiro prazer ao usuário.
Com o uso repetido, o cérebro é significativamente alterado pela influência de uma substância.
Com algumas drogas, uma vez que os limites ou o uso cessam, a pessoa pode sentir desconforto devido às mudanças nos níveis de mensageiros químicos no cérebro.
Como o uso de drogas agora está conectado a sentimentos positivos e felicidade, o cérebro produzirá desejos para encorajar o uso e combater o desconforto. É claro que reiniciar o uso de drogas só cobre o problema em curto prazo e retarda a dor.
Os desejos podem variar em duração e intensidade. Alguns desejos podem durar apenas um momento, enquanto outros podem durar dias ou mais. Uma pessoa pode sentir um desejo imediatamente após os fins lucrativos ou 30 anos no futuro.
Transtornos psiquiátricos: Tudo o que você precisa saberO que são gatilhos das drogas e álcool?
Um gatilho é um estímulo que desperta um desejo. Os gatilhos são as pessoas, lugares e coisas que fazem você querer usar mais drogas ou beber mais álcool.
Os gatilhos variam entre os indivíduos, mas geralmente se enquadram em 4 categorias amplas:
- Padrão. Esses são os lugares e coisas que estimulam o desejo por drogas e álcool. Os gatilhos de padrão também podem incluir determinados horários do dia, a estação ou eventos significativos.
- Social. Os gatilhos sociais podem ser uma única pessoa ou um grupo maior de pessoas associadas ao uso de drogas. Quando um indivíduo em recuperação encontra esses indivíduos, eles podem ter desejos de usar.
- Emocional. O uso de drogas geralmente tem raízes emocionais – para celebrar a felicidade ou para automedicar para tristeza e ansiedade. Os gatilhos emocionais são sentimentos relacionados ao uso de drogas. Quando esses sentimentos estão presentes, os desejos tendem a surgir.
- Cancelamento. Enquanto os gatilhos acima são psicologicamente condicionados, os gatilhos da abstinência são respostas biológicas à falta da substância em seu corpo. Os gatilhos da abstinência geralmente ocorrem nos dias e semanas que se seguem ao uso da substância, à medida que o corpo trabalha para retornar ao seu equilíbrio.
Os gatilhos podem ser aleatórios, embora geralmente estejam ligados de alguma forma ao seu uso anterior de drogas. Os gatilhos mais perigosos serão aqueles que abrangem várias categorias .
Por exemplo, se as Ações de Graças anteriores foram gastas bebendo álcool em excesso com parentes, essa situação poderia tocar em gatilhos padrão, sociais e emocionais, ao mesmo tempo em que produzia desejos muito fortes.
Como posso identificar meus gatilhos?
Qualquer coisa pode ser um gatilho. Abaixo está apenas uma pequena lista de exemplos:
- Emoções (ansiedade, tristeza, excitação, etc.)
- Pessoas com quem você já usou
- Bares ou restaurantes
- Sinais ambientais, como cheiros ou objetos
- Festas
- Casamentos
- Funerais
- Feriados
- Principais eventos da vida
- Estresse profissional
- Turbulência de relacionamento
- Trauma
Uma pessoa pode ter uma lista aparentemente interminável de gatilhos, enquanto outra pode parecer ter apenas alguns. Seus gatilhos podem ser difíceis de identificar, especialmente no início da recuperação. Para começar, comece prestando muita atenção a si mesmo e ao nível de seus desejos atuais. À medida que seus desejos mudam, observe as pessoas, lugares, coisas e sentimentos associados à flutuação.
Outro método para identificar os gatilhos é refletir sobre o uso anterior e fazer perguntas como:
- Onde eu estava quando costumava usar?
- Com quem estive?
- Quando eu usei?
- Como me senti antes, durante e depois de usar?
As respostas podem revelar gatilhos adicionais. Para obter uma lista abrangente de gatilhos, mantenha um diário de suas experiências e adicione o máximo de exemplos que puder.
Estamos prontos para ajudar, a qualquer hora a superar o desejo de usar drogas
Conte conosco!