Resgate 24 horas em todo território nacional.

10 Passos para ajudar a tratar um Alcoólatra.

Quando pensamos em 10 Passos para ajudar a tratar um Alcoólatra, estamos falando de técnicas importantes para o tratamento do alcoolismo, Saiba mais.

O alcoolismo é uma doença, assim como a dependência química que assola milhões de pessoas em todo o globo, mas você sabia que existem 10 Passos para ajudar a tratar um Alcoólatra? Pois é, apesar de ter essa luz no final do túnel há relatos cada vez mais comum de pessoas que se tornam dependentes do álcool antes de atingirem a maioridade, tanto é que existem clínicas para dependentes químicos juvenis, ou adolescentes.

Com a trajetória do álcool crescendo conjuntamente com a nossa sociedade e com a incitação pela indústria do consumo vinculada aos mecanismos de mídia, é interessante salientar que o preço que se paga hoje do consumo abusivo do álcool é devido a popularização da bebida pela sociedade da capital.

Sendo assim, massificadamente o álcool está cada vez mais presente nas prateleiras dos supermercados, padarias, vendas, mercadinhos, bares, restaurantes e derivados do gênero. 

Posto isso, infelizmente com a sociedade evoluindo cada vez mais e se auto-cobrando com relação a sua própria evolução, o desgaste mental aumenta significativamente, e muitos acreditam que o álcool é uma boa alternativa como substância psicoativa de escolha.

Entretanto, hoje, com os problemas enfrentados devido ao novo coronavírus, é interessante ressaltar que muitas pessoas, devido ao medo da doença e conjuntamente com o isolamento social, utilizaram do álcool como apoio nessa incerteza dos anos de 2020 e 2021. Isso gerou ainda mais um colapso no SUS e nas clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras, justamente pela alta demanda.

Entretanto, como uma luz no túnel, existem meios que ajudam pessoas alcoólatras a “tomar jeito”, mas de maneira eficaz e com procedência. Não é de qualquer maneira que faz com que alguém largue uma substância que é lícita de uma hora pra outra e que ainda por cima tem taxas altíssimas de recaídas, praticamente iguais ao crack.

Passos importantes e que quando aprendidos são para toda uma vida

Quando pensamos em 10 Passos para ajudar a tratar um Alcoólatra, estamos falando de técnicas importantes e que envolvem uma mudança de hábitos justamente para que se entenda que esses são passos importantes e que quando aprendidos são para toda uma vida. 

Portanto atente-se, e se você tem um amigo(a) ou parente que sofre com o álcool e está disposto(a) a ajudar, é interessante frisar que vai ter que dedicar muito, aqui vão as valiosas  dicas que o Encontre Clínicas vai te presentear.

1- Faça uma Intervenção

Quando se tem uma pessoa alcoólatra que se tem apreço é interessante fazer uma intervenção, justamente para poder ajudar. Sendo assim, você demonstra carinho e afeto e, ao mesmo tempo, demonstra que a pessoa precisa mudar de atitude e principalmente parar de beber.

2 – Procure Imediatamente o médico com a pessoa a quem você vai ajudar

Pessoas que são alcoólatras deprimem o organismo com o álcool e quando ele volta ao normal é interessante ressaltar que os sintomas não são nada confortáveis. Além disso, o cérebro vai pedir a substância, então conversar com um psiquiatra ajuda a fazer um tratamento medicamentoso e amenizar os sintomas de dependência.

3 – Insista e incite no tratamento psicológico

Descobrir o que faz com que a pessoa recorra à bebida é importante justamente porque existem gatilhos que fomentam o uso e que fazem com que a pessoa persista no ciclo de reincidência da substância e quem ajuda o indivíduo a descobrir isso é a psicoterapia.

4 – Faça visitas e converse sobre

Fazer visitas com frequência além de ser uma maneira de demonstrar importância é um meio de fiscalizar como anda o tratamento e ao mesmo tempo fazer um acompanhamento.

5 – Ajude a pessoa a mudar os hábitos

“A gente sempre troca um vício por outro” isso é verdade, mas trocar a bebida por atividades saudáveis é importante, então ajude a pessoa a fazer isso. Esteja presente e incite esse processo.

6 – Ao fazer compras, vá com ela e evite passar no corredor de bebidas

Pode parecer brincadeira, mas muitos recaem nas compras. Pessoas dependentes de álcool recaem nas idas ao supermercado, justamente pela licitude. Então até a pessoa ter confiança, vá junto.

7 – Atente-se ao comportamento 

Observe o comportamento, veja as mudanças. Algumas pessoas começam a melhorar e quando recaem, por mais triste que seja, não querem assumir, então fique atento ao tipo de comportamento. Às vezes uma mentirinha aqui ou ali pode surgir, mas nada que uma boa conversa não resolva

8 – Cuidado com a troca do vício

Como citamos, existe a troca do vício, entretanto algumas pessoas trocam a bebida pelo cigarro, o que não é muito agradável. Por isso é importante salientar que seja feita uma troca saudável.

9 – As recaídas

Recaídas são normais, não adianta. Além do mais, fazem parte do processo de aprendizado e recuperação. Entretanto, se elas persistirem muito, é necessário que se tenha um enfoque em outro processo de tratamento.

10 – Em casos graves entre em contato conosco

Em casos graves de alcoolismo, não adianta, o melhor remédio não é tentar ajudar com conversa ou com tratamento fora de uma instituição. Neste caso, a melhor escolha são as clínicas de recuperação para alcoólatras e nós do Encontre Clínicas, somos a melhor escolha.

Essas dicas ajudam nos passos importantes e que quando aprendidos são para toda uma vida, entretanto são técnicas que tem diversas variáveis que estão em jogo, e que dependem muito do apego entre indivíduo e substância. 

Uma abordagem mais incisiva  mas que é eficaz no Tratamento para Alcoólatras

Em alguns casos não adianta pensar só nos 10 Passos para ajudar a tratar um Alcoólatra, como as variáveis são muitas e tem pessoas que têm alto grau de apego com a bebida, muitas das vezes neste contexto, é interessante fazer uma abordagem mais incisiva mas que é eficaz no tratamento.

Por isso vale ressaltar entrar em contato com clínicas de recuperação para dependentes químicos, justamente para poder ter a orientação necessária, justamente para que se tenha o foco principal, que é a reabilitação do paciente alcoolista.

Pois, do mesmo jeito que um dependente químico, o alcoólatra pode vir a óbito devido à evolução gradativa da doença, além do mais, o álcool é a segunda substância lícita no mundo que mais mata depois do cigarro de tabaco, segundo dados da OMS.

Sendo assim essa abordagem mais incisiva mas que é eficaz no tratamento garante um cessar fogo no consumo da substância e uma aderência maior ao recurso terapêutico de forma eficiente e eficaz.

Encontre Clínicas é pioneira no Tratamento para Alcoolismo

Se você é um bom amigo(a) e está tentando ajudar seu parceiro(a) com os 10 Passos para ajudar a tratar um Alcoólatra, e não está funcionando, fique tranquilo, uma abordagem mais incisiva mas que é eficaz no tratamento é a escolha certa e o Encontre Clínicas é pioneira no Tratamento para Alcoolismo ensinando pacientes do Brasil todo a darem passos importantes e que quando aprendidos são para toda uma vida.

Sendo assim, entre em contato conosco, agende sua visita e converse com nossos credenciados. Além do mais, temos clinica de recuperação espalhadas em praticamente quase todos os estados do Brasil, de leste a oeste. Quando o quesito é recuperação alcoólica ou química estamos atuando incisivamente.

Compare listings

Comparar