Melhores Clinicas de Recuperação em São Paulo e em todo Brasil

Como Ajudar um viciado em drogas ?

Como Ajudar um viciado em drogas ?

O reconhecimento precoce dos sinais de um viciado em drogas é vital para impedir que alguém deslize para algo muito pior. A dependência química não acontece a todos e nem sempre intencionalmente.

Os jovens podem se familiarizar com as drogas enquanto socializam e sentem-se pressionados por seus colegas para se encaixar na multidão, para que experimentem a droga.

Em outras circunstâncias, os indivíduos podem se tornar viciados em medicamentos prescritos. Se você estiver tomando um determinado tipo de medicamento e ele não for revisado regularmente pelo seu médico, poderá ficar viciado.

Dependendo de qual droga está sendo usada e com que frequência, as mudanças comportamentais do usuário podem não se tornar evidentes para amigos ou familiares por algum tempo. 

Quando amigos e familiares estão cientes de que algo está errado, a pessoa pode estar a caminho do vício de drogas. Nesta fase, muitas famílias e amigos desejam procurar ajuda para a pessoa amada.

Vícios de drogas: Sinais e Sintomas

Muitas pessoas que usam drogas não acreditam que tenham um problema de dependência química. A pessoa que anseia por uma droga e que continua a usá-la apesar dos efeitos negativos é viciada. A maioria das pessoas com vícios precisará da ajuda de profissionais e familiares para resolver seu problema.

Como amigo ou membro da família, você pode perceber mudanças no comportamento da pessoa que você suspeita estar usando drogas. Eles podem ficar quietos e retraídos ou estranhamente confiantes e extrovertidos. Os adolescentes podem estar enfrentando problemas na escola e em manter amigos.

Em todos os casos, a pessoa gastará dinheiro que não possui. Eles serão incapazes de parar e podem até recorrer a roubar para obter a droga.

Sentimentos esmagadores de querer tomar a droga ocupam seus pensamentos e nada mais importa, exceto receber o próximo golpe. Alguém viciado em drogas pode se mostrar preocupado e reservado sobre para onde está indo e quem está vendo. Os dependentes químicos tornam-se socialmente afastados do seu círculo habitual de amigos e familiares.

Você pode perceber que eles mudaram seu círculo de amigos. Eles podem faltar ao trabalho ou à educação sem contar a ninguém. Sua aparência e autocuidado podem ser negligenciados e é improvável que eles se preocupem com isso.

Como Ajudar um viciado em drogas ?

Como abordar o assunto ao viciado em drogas.

Se você decidir abordar o assunto do vício de drogas com seu amigo ou parente, é importante lidar com a situação com cuidado. É comum que aqueles que abusam de drogas fiquem zangados e defensivos com muita facilidade e, portanto, é necessária uma abordagem sem confronto.

Seria natural sentir medo de abordar um ente querido em relação ao uso indevido de drogas, devido à incerteza de como eles reagirão. No entanto, se você conseguir superar suas apreensões e iniciar a conversa, isso poderá levar a um momento de mudança de vida, se seu ente querido decidir procurar a ajuda de que precisa.

É muito importante que você pareça não julgar em relação ao seu vício de drogas . Tratar a situação como se seu amigo ou parente tivesse uma doença e não um vício pode ser uma abordagem útil.

É comum os usuários de drogas negarem que têm um problema. Eles podem tentar lhe dizer que podem parar quando quiserem. Muitas vezes, é muito difícil para alguém viciado em drogas ver as mudanças em si e em seu estilo de vida da mesma maneira que os outros. Você precisará de muita paciência e empatia para continuar a apoiar seu ente querido.

É importante reservar um tempo com seu ente querido para ter discussões abertas e honestas sobre as mudanças em sua aparência e estilo de vida. Pode ser muito difícil para eles admitir que estão usando drogas por medo de sentimento de culpa e vergonha. Você precisará fornecer muita tranquilidade para que eles se sintam capazes de admitir que têm um problema e gostariam de resolvê-lo.

É importante que qualquer pessoa que procure abordar o vício em drogas se sinta pronta e capaz de conversar com outras pessoas, pois parte do tratamento envolverá terapias de fala. O objetivo é ajudar a pessoa a ver como seus pensamentos e sentimentos afetam seu comportamento.

Durante o tratamento, a pessoa deve estar preparada para discutir como e por que eles usaram drogas pela primeira vez. Eles podem então começar a entender como seus próprios pensamentos e comportamento os levaram ao vício em primeiro lugar.

É importante lembrar que, ao apoiar alguém que está tentando lidar com o vício em drogas, é improvável que se sinta confiante nos estágios iniciais. À medida que a jornada de reabilitação progride, a pessoa pode começar a retomar o controle de suas vidas. É nesta fase que qualquer um que os apoie deve estar preparado para recuar.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas. Obtenha ajuda sobre tratamento dependência química.

Onde Procurar Ajuda

O Grupo Encontre Clínicas de Recuperação é uma organização com grande experiência sem direcionamento, auxílio e encaminhamento para internação de dependentes químicos e ajuda aos familiares de dependentes.

Hoje, temos um trabalho de referência no segmento e grandes centros de tratamento de drogas , alcoolismo e comorbidades. Temos excelentes resultados de recuperação devido a unidades e programas terapêuticos que são usados ​​para tratamento de homens e mulheres.

Se desejar entrar em contato conosco para obter mais informações, ligue para o Grupo Encontre Clinicas  no (11) 96262-2008 ou envie um e-mail para  contato@encontreclinicas.com.br

Compare listings

Comparar