Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Desintoxicar um dependente químico: Quanto tempo leva?

Quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico. Veja o tempo de desintoxicação de cada substância, Encontre tratamento especializado.

Um dos primeiros processos para quem está buscando uma clinica de reabilitação, e assim uma mudança de vida, com toda certeza é desintoxicar um dependente químico.

Em vista disso, a duração da desintoxicação depende de vários fatores, incluindo quais drogas diferentes estão envolvidas, há quanto tempo você ou um ente querido as usa e quanto uso de drogas.

Então, mesmo fatores como a idade e a saúde de uma pessoa podem entrar em jogo quando se trata de quanto tempo leva o período de desintoxicação.

E, entender quanto tempo dura esse processo, é essencial para você que ainda tenha receio ou medo do processo de reabilitação.

Por fim, para você entender melhor esse processo, confira a seguir tudo sobre como desintoxicar um dependente químico.

Quanto tempo para desintoxicar um dependente químico?

Quando as pessoas falam sobre desintoxicação, geralmente estão se referindo a uma de duas coisas: o ato de se desintoxicar de uma substância ou um programa de tratamento de desintoxicação.

Assim, saiba que a desintoxicação de drogas ou álcool envolve limpar o corpo de substâncias e gerenciar quaisquer sintomas de abstinência que ocorram.

Todo o processo pode levar de alguns dias a vários meses. Por exemplo, o álcool deixa o corpo depois de alguns dias, mas a desintoxicação dos desejos pode demorar muito mais.

Desse modo, a duração da desintoxicação depende de vários fatores, incluindo:

  • Qual substância foi usada;
  • Se várias substâncias foram usadas ao mesmo tempo, por exemplo: maconha e álcool;
  • Com que frequência o usuário abusou da(s) substância (s);
  • A presença de condições de saúde mental concomitantes subjacentes;
  • O histórico médico do usuário;
  • A idade do usuário;
  • O sexo do usuário;
  • Se já existem fatores genéticos na família do indivíduo.

Quanto tempo dura um programa de tratamento de desintoxicação?

Os programas de tratamento de desintoxicação são projetados para ajudar os indivíduos durante o processo de retirada.

Assim, embora o tempo necessário para desintoxicar as substâncias varie de pessoa para pessoa, os programas de desintoxicação geralmente duram de 3 a 6 meses.

A desintoxicação é considerada a primeira fase da recuperação do vício e não deve ser considerada um substituto para qualquer reabilitação ou terapia necessária a seguir.

Portanto, a desintoxicação por si só não resolve os problemas psicológicos, sociais e comportamentais associados ao vício.

Assim, por isso que indicamos sempre a procura por uma clinica de reabilitação especializada, pois, além da desintoxicação, o uso de medicamentos adequados, acompanhamento médico e dentre outras coisas, se tornam essenciais.

Então, normalmente, a desintoxicação por si só não produz mudanças comportamentais duradouras necessárias para a recuperação.

Qual a duração da desintoxicação por substância?

Diferentes substâncias permanecem no corpo por diferentes períodos de tempo, afetando o tempo para desintoxicar um dependente químico de cada uma.

Na maioria das vezes, um indivíduo pode se desintoxicar de substâncias dentro de uma semana (embora os desejos possam persistir por meses depois).

Então, alguns dos sintomas mais graves de abstinência parecem não fatais, como vômitos e diarreia.

No entanto, a desidratação rápida causada por esses sintomas pode ser fatal.

Assim, a maioria dos programas de tratamento de dependência incluem e incentiva fortemente a desintoxicação supervisionada por médicos.

A lista abaixo ilustra o tempo aproximado que leva para a desintoxicação e os sintomas típicos de abstinência associados a cada fase.

Álcool

Os sintomas de abstinência do álcool começam, como ansiedade, insônia e tremores. Eles atingem o pico em 72 horas, sendo que convulsões, febre e alucinações podem ocorrer.

No entanto, depois de uma semana, os sintomas físicos de abstinência diminuem.

Além disso, o paciente também pode experimentar desejos até ser tratado por meio de terapia.

Barbitúricos, Pílulas para dormir

Alguns sintomas como ansiedade, insônia, tremores ou problemas de circulação podem começar em poucas horas.        

Mas, dependendo da força da dose e da gravidade do abuso, os sintomas podem atingir o pico após os primeiros dias.   

Para alguns, os sintomas de abstinência podem ser retardados, começando uma semana ou mais após a última dose.

Então, o paciente pode experimentar “insônia rebote”, o retorno do diagnóstico inicial, mas pior, até ser tratado.

Benzodiazepínicos

Irritabilidade, náusea, dor de cabeça e dores musculares são os primeiros sintomas a ocorrerem.              

Dessa maneira, dependendo da força da dose, os sintomas de pico podem incluir ansiedade, irritabilidade, tremores, inquietação, ânsia de vômito e palpitações.

A insônia de rebote ocorre em muitos casos de abstinência. A abstinência severa pode durar de 10 a 14 dias e incluir alguma perda de peso, dificuldade de concentração e mudanças nas habilidades perceptivas.

Alucinógenos

Dependendo do alucinógeno específico, a abstinência pode incluir dores de cabeça, desejo por drogas e sudorese.          

Mas, se ocorrerem sintomas de abstinência, a maioria deve atingir o pico e diminuir na primeira semana de desintoxicação.

No entanto, mudanças no sistema de recompensa de dopamina do cérebro podem resultar em humor alterado até que os níveis naturais voltem ao normal.

Além disso, alucinógenos são conhecidos por produzir desejos de drogas em indivíduos após o uso.

Maconha

Manter-se hidratado, comer alimentos saudáveis ​​e se exercitar pode aliviar os sintomas iniciais da abstinência.

Os sintomas de abstinência incluem alterações de humor, redução do apetite, dores de cabeça, insônia e problemas estomacais.       

Sintomas mentais como irritabilidade, perda de foco, desejo por drogas e aumento da sensação de depressão podem ocorrer.

Mas, a maioria dos sintomas deve diminuir depois que o corpo retomar a produção normal de seu próprio THC.

Estimulantes (cocaína, metanfetamina)

O “crash” inicial de retirada pode incluir fadiga, dores no corpo, irritabilidade e humor alterado.

Desse modo, danos cerebrais causados ​​pelo abuso de drogas podem levar a sintomas depressivos ou psicóticos.

Letargia, sono errático, desejo intenso de drogas, depressão e falta de concentração podem continuar.

Então, os desejos de drogas são os sintomas mais persistentes da abstinência de estimulantes e podem continuar por meses, tornando ainda mais complicado desintoxicar um dependente químico.

Indivíduos viciados podem se desintoxicar sozinhos?

A maioria dos viciados em drogas não consegue se desintoxicar por conta própria. Eles exigem atenção médica para suporte físico e mental e para diminuir a probabilidade de uma recaída, como fornecido em nossa instalação de desintoxicação de drogas.

Ou seja, sim, se você deseja bons resultados, evitando que exista a recaída, e que o indivíduo volte a consumir drogas ou álcool, o ideal é procurar uma clínica de reabilitação.

Até porque, será lá que todos os procedimentos serão seguidos conforme o caso do paciente, fazendo a desintoxicação e realizando o acompanhamento adequado.

E, além de tudo isso, uma das coisas que precisa se manter é a qualidade, sabendo escolher onde levar o paciente, pois ele fará toda a diferença na vida do mesmo.

Diante disso, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, podemos te ajudar a encontrar a melhor clínica perto de você.

Contamos hoje com clinicas espalhadas por todo o país, estando presente em todos os estados, pronto para lhe atender e trazer um atendimento de qualidade.

Portanto, se você pretende desintoxicar um dependente químico e proporcionar a ele uma nova reabilitação em sua vida, não deixe de investir em um tratamento de qualidade.

Por que a recuperação de dependente químico é um processo ao longo da vida?

Mesmo após o tratamento hospitalar, a maioria das pessoas participa de vários tratamentos de redução. Estes podem variar de hospitalização parcial ou programas ambulatoriais intensivos a sessões semanais ou mensais de terapia individual.

A participação de longo prazo em programas de 12 passos como Alcoólicos Anônimos também é popular.

Entretanto, é importante lembrar que a recuperação do vício é um processo ao longo da vida.

Portanto, você não sairá de um programa de desintoxicação ou reabilitação, se for bem feito, bastante recuperado, mas nos primeiros anos, ainda sim, é preciso principalmente ter bastante força de vontade.

Ou seja, não é fácil desintoxicar um dependente químico, mas é um processo realizado ao longo da vida, que se seguido os passos corretos, é possível se livrar para sempre do vício.

Considerações finais

Desintoxicar um dependente químico não é uma tarefa tranquila e fácil, mas contar com uma clínica de reabilitação com atenção multidisciplinar torna tudo mais tranquilo.

Portanto, sabendo disso, não deixe de entrar em contato ainda hoje com a nossa equipe 24h do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, que está pronta para lhe atender.

Aqui você consegue garantir que o dependente terá um tratamento humano e de muita qualidade, conseguindo assim, se restabelecer perante a sociedade.

Entre em contato agora mesmo!

5/5 - (5 votes)

Compare listings

Comparar