Resgate 24 horas em todo território nacional.

Como dar o Primeiro passo para uma Reabilitação bem Sucedida.

Dar inicio a uma reabilitação bem sucedida é fundamental para ter sucesso no tratamento, descubra como fazer isso! Atendimento 24 horas.

Quando trata-se de saber como fazer para internar-se em uma clínica de reabilitação, em geral a maior dúvida de qualquer dependente químico e também da sua família diz respeito a como dar o primeiro passo.

O que é preciso fazer para levar alguém que necessita de tratamento para uma clínica de dependentes químicos?

Com certeza, esse também é um questionamento que você deve se fazer, então o nosso objetivo aqui nesse artigo é tirar qualquer dúvida acerca desse assunto tão importante.

Para saber como dar o primeiro passo rumo à internação em uma clínica de reabilitação, não deixe de acompanhar esse texto completo até o final.

Vamos lá!

Reconhecer a necessidade de um tratamento

Em termos de dar o primeiro passo para uma clinica de reabilitação por um dependente químico, o fato é que ele necessita, antes de qualquer coisa, reconhecer o problema que possui.

Um dos grandes problemas é que muitos dependentes químicos não reconhecem a doença que possuem, acreditando que estão perfeitamente saudáveis e que podem controlar-se quando desejarem quanto ao uso de substâncias químicas.

Com isso, essas pessoas tendem a não aceitar ajuda de familiares e amigos para tratar o problema que possuem, já que eles prioritariamente sequer reconhecem que sofrem com uma dependência química.

Em situações como essa, se faz essencial que a família dê o primeiro passo rumo à busca por auxílio para seu ente querido, evitando assim que ele venha a sofrer com as severas consequências que a dependência química não tratada pode ocasionar.

Deve partir da família a busca por uma clínica em que o dependente possa ser internado e na qual ele irá ter o tratamento que necessita para reabilitar-se.

Por outro lado, existem algumas pessoas que sofrem com a dependência química e que reconhecem o problema que possuem, podendo eles mesmos darem o primeiro passo rumo à ajuda que necessitam.

Na maior parte dos casos, eles costumam pedir ajuda da família para que possam superar o problema e os familiares possuem um papel importante em termos de ajudar a encontrar uma clínica de recuperação de qualidade.

Dado o primeiro passo para uma clinica de reabilitação, seja por consentimento próprio ou por intervenção familiar, a próxima etapa é buscar por uma clínica que seja realmente segura e eficaz na reabilitação de dependentes químicos.

A busca por tratamento em uma clínica de Reabilitação

Após o que foi dito no tópico anterior, referente ao primeiro passo rumo a uma clínica de recuperação, a próxima coisa a ser feita é fazer a busca por uma instituição onde o dependente químico poderá ser internado.

Não há dúvidas de que esse é um momento crucial para qualquer família e dependente, pois escolher bem esse local irá fazer toda a diferença não só no tratamento, mas também no resultado final alcançado.

Muitas famílias acabam escolhendo uma clínica de reabilitação apenas por conta do preço a ser pago mensalmente por ela, mas esse é um erro enorme.

Em uma situação tão delicada quanto o tratamento de um dependente químico, basear a sua escolha apenas pensando no preço e não na qualidade do tratamento que será recebido pelo paciente é uma grande falha.

Há sim clínicas de reabilitação que possuem preços mais baixos e são de ótima qualidade, disso não há dúvidas.

Por outro lado, também há aquelas que cobram muito pouco pelo tratamento e não possuem um programa eficaz para permitir aos pacientes que voltem à sua vida normal.

Sendo assim, há diversos fatores muito mais importantes que devem ser considerados no momento de realizar a escolha por uma clínica de recuperação para um dependente químico do que apenas o preço.

Guia Completo de Clínicas de Recuperação em São Paulo para Tratamento Dependentes Químicos e alcoólatras.
Guia Completo de Clínicas de Recuperação em São Paulo para Tratamento Dependentes Químicos e alcoólatras.

A seguir, iremos mostrar algumas dicas importantes que devem ser levadas em consideração no momento dessa escolha.

Procure conhecer bem a clínica e o seu histórico

A primeira coisa a ser feita no momento de escolher uma clínica de reabilitação é conhecer bem a instituição e o seu histórico, afinal, isso conta muito mais do que qualquer valor a ser pago.

Veja também:

Muitas vezes uma clínica de reabilitação para dependentes químicos pode ter um histórico que não é muito positivo, e é preciso pesquisar bem para saber isso, inclusive observando avaliações e comentários de antigos pacientes.

Assim, fazer essa pesquisa vai permitir a você saber se a clínica realmente foi eficaz ou não para ajudar aquelas pessoas que internaram-se lá a recuperar-se da dependência que sofriam.

Um outro ponto importante é verificar as credenciais da clínica, para saber se a mesma é autorizada a funcionar, ou seja, se está realmente regularizada ( ANVISA ) para estar atuando nesse setor.

Tudo isso vai fazer com que a escolha da clínica de recuperação possa ser muito mais assertiva e mais segura para o dependente químico e para a sua família.

Conheça a estrutura da clínica

Uma outra dica essencial é que você deve procurar conhecer a estrutura da clínica onde o dependente químico será internado.

Lembre-se sempre que é importante que o paciente sinta-se seguro e confortável em uma clínica onde está recuperando-se, e a estrutura do local faz toda a diferença nesses requisitos.

Por isso mesmo é preciso que você visite o local para saber mais sobre a estrutura da clínica em termos de quartos dos pacientes, locais para a realização de situações de emergência, espaços ao ar livre, etc.

Aliás, saber se a clínica possui um local para emergências, com equipamentos especiais, como um desfibrilador, é essencial, pois muitas vezes um paciente pode necessitar e isso poderá salvar a vida dele.

Quanto mais completa for a clínica, mais sua estrutura também será, por isso muitas possuem locais como piscina, campo de futebol, academia e espaços de relaxamento e leitura para o paciente.

Algumas pessoas acabam se confiando apenas pelas fotos vistas no site da clínica, mas isso não é o certo a se fazer, o mais indicado é fazer uma visita até a instituição e vê-la pessoalmente.

Conhecer mais sobre os tratamentos para dependentes químicos

Por último, não há como não falar sobre a importância de conhecer os tratamentos para os dependentes químicos que serão realizados na clínica.

O primeiro fator a ser considerado é que uma clínica de recuperação de qualidade realmente deve promover um tratamento individualizado para cada paciente.

Isso significa que cada dependente químico que é internado no local deve ser avaliado pela equipe de profissionais para que o tratamento a que ele será submetido esteja de acordo com as necessidades dele.

Além disso, você precisa saber se as técnicas de tratamento oferecidas no local são realmente eficazes no combate à dependência química.

Entre elas, podem ser citadas a terapia comportamental com psicólogo ou psiquiatra, o processo de desintoxicação do paciente das drogas que ele consumia, e o manejo da abstinência, por exemplo.

Todas essas técnicas podem ser extremamente eficazes para garantir que o paciente poderá superar a dependência química e o processo sem as drogas com segurança, além de compreender o que causou o vício para manter-se longe dele.

Tudo isso é extremamente importante de conhecer quando um dependente químico está indo ou sendo levado rumo a uma clínica de recuperação.

Conclusão

Como você viu, dar o primeiro passo para uma clinica de reabilitação é algo que faz toda a diferença para uma pessoa que sofre com dependência química, por isso mesmo é extremamente importante dar o primeiro passo rumo a instituição.

Neste texto, mostramos como é que o próprio dependente químico ou a sua família possa dar o primeiro passo para livrar-se do problema e buscar auxílio.

Aqui mostramos também dicas essenciais para que a clínica na qual o dependente será internado possa ser escolhida com segurança.

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo. ou fale com um de nossos terapeutas atendimento 24 horas (11) 96262-2008

Compare listings

Comparar