Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

O que é Codependência: E como funciona o Tratamento?

O que é codependência emocional? É um transtorno emocional caracterizado por uma dependência extrema de indivíduos, um em relação ao outro. Saiba mais.

Nós falamos rotineiramente sobre a dependência química e os distúrbios que a envolvem, entretanto já ouviu falar de codependência: você sabe o que é e seus tratamentos? Se existem milhões de dependentes químicos no mundo que estão em fase de “Ativa” – ainda usando drogas ou álcool rotineiramente – saiba que o número de codependentes é em torno de 3 vezes maior.

Partindo-se do pressuposto que na média uma família é constituída por um pai, uma mãe, e um irmão(a), estima-se que se houver um dependente químico no círculo familiar, os outros integrantes da família tendem a tornar-se codependentes.

Entretanto, alguns podem desenvolver graus mais elevados de codependência, especialmente em casos onde há filhos de pais separados com onde há maior contato entre o indivíduo que é dependente e um dos pais.

Sendo assim, no decorrer do processo evolutivo da dependência química, a codependência evolui concomitantemente e a pessoa que está próxima ao usuário de drogas e álcool, acaba por adoecer juntamente.

Por isso, é importante que não só o dependente químico faça o tratamento, mas a família também tenha respaldo emocional para lidar com a volta do familiar no processo de recuperação. Pois manter as mesmas atitudes para com a pessoa que está na busca pela mudança comportamental é regredir na  recuperação.

Entretanto vale ressaltar que existem clínicas que atualmente estão modificando esse processo de recuperação individual apenas, para uma recuperação conjunta, onde são trabalhados aspectos que envolvem o dependente químicos e os familiares como os pais e até mesmo avós.

Ao invés de viciar na substância, o vício esteja atrelado a pessoa

Mas afinal de contas o que é codependência emocional? É um transtorno emocional caracterizado por uma dependência extrema de indivíduos, um em relação ao outro. É como se ao invés de viciar na substância, o vício esteja atrelado a pessoa um processo da codependência .

São pessoas que acabam por abrir mão de suas vidas em prol à outras, mesmo que estas estejam fazendo mal, direta ou indiretamente. É complicado, mas é algo que muitas vezes acaba por acontecer, seja por comodismo, seja por extremo cuidado.

Existem casos de codependencia emocional onde indivíduos, especialmente do sexo feminino, aceitavam abusos verbais, síficos e até mesmo sexuais de seus companheiros em prol do que teoricamente era considerado “amor”. Quando na verdade era um transtorno emocional e não um “costume da pessoa”

Outros casos de codependência são quando mães superprotetoras tendem a proteger e mimar demasiadamente seus filhos, não percebendo que aquilo além de fazer mal para a desenvoltura da criança, também faz traz consequências terríveis para as próprias mães. E muitas, ao longo do final da adolescência, quando os filhos tendem a sair de casa, sofrem com a “síndrome do ninho vazio”, justamente por terem esse laço de codependência forte.

Trazendo pro contexto da adicção, pais de filhos com problemas com drogas e que são dependentes químicos e alcoólicos graves, normalmente tendem a ser neuróticos e sempre se permanecerem em alerta quando acontece algo com o filho, quando na verdade, o que se realmente precisa é de tratamento.

Agora com esses exemplos, fica mais fácil de entender a questão principal desse artigo da codependência: você sabe o que é e seus tratamentos? Sendo assim, praticamente a resposta é que ao invés de viciar na substância, o vício [1] esteja atrelado a pessoa um processo da codependência.

A Codependência é uma relação adoecida e confusa de sentimentos

Quando se trata de pessoas com o transtorno da codependência é uma relação adoecida e confusa de sentimentos onde não há um vínculo saudável de emoções. Por esta razão a pessoa ao invés de viciar na substância, o vício esteja atrelado a pessoa cria uma relação de sofrimento e também há a promoção do mesmo.

Trazendo para um contexto da dependência química, caso não seja realizado um tratamento em conjunto, tanto para quem é usuário de drogas, quanto para quem é familiar e sofre com o dependente, é possível ainda por cima, ajudar o dependente no processo de recaída comportamental.

Por isso, que atualmente, já que se adentra em uma instituição, é feito um aconselhamento para a família, recorrer à grupos de apoio como o Amor Exigente, onde há uma troca sobre essa temática de uma maneira bem estruturada. Onde pessoas que passam pelas mesmas situações conseguem livrar-se desse transtorno e viver a vida de uma maneira mais leve.

Sendo assim, reforçando a ideia principal e caso você tenha dúvida da codependência: você sabe o que é e seus tratamentos? Pense que nós do Encontre Clínicas, estamos aqui pra te ajudar ir além de um simples tratamento para a dependência química e alcoólica. Damos auxílio a muitas famílias que não sabem como proceder no âmbito da recuperação, mesmo quando o familiar já está em nossas instalações.

É preciso tratar ao mesmo tempo essas questões para evoluir continuamente e internamente os pensamentos, para que os reflexos externos sejam efetivos. Posto isso, já que a codependência é uma relação adoecida e confusa de sentimentos evitar que se entre no looping da coodependencia é interessante para que se evite processos de adoecimento conjunto.

Sinais de Codependência

Antes mesmo de apresentar uma relação adoecida e confusa de sentimentos e ao invés de viciar na substância, o vício esteja atrelado a pessoa, normalmente pessoas que são codependentes apresentam sinais de codependência como por exemplo:

Aproveite que agora você já está expert no assunto sobre a codependência e e que já entende mais sobre os mecanismos da doença para poder evitar se submeter dentro destes processos. Sendo assim, ter uma vida mais leve mesmo convivendo com um dependente químico é importante para evitar adoecer conjuntamente.


Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas.

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a melhor melhor maneira para deixar o vício, conheça tratamento em uma clinica de recuperação . A avaliação por telefone exigirá apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajudará você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local.

Compare listings

Comparar