Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

O que é Codependência: E como funciona o Tratamento?

O que é codependência emocional? É um transtorno emocional caracterizado por uma dependência extrema de indivíduos, um em relação ao outro. Saiba mais.

Você sabe o que é codependência? Embora o termo tenha um nome diferente, na prática não existe complexidade para compreendê-lo.

A princípio, estamos falando no ato de se entregar a dependência de substâncias químicas para fazer companhia a alguém.

Infelizmente essa realidade existe em alta escala em casos de tratamentos contra o vício em substâncias químicas.

Para te ajudar a entender tudo isso, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação fizemos desenvolvemos esse completo artigo com tudo do que você precisa saber sobre codependência, leia a seguir.

O que é Codependência?

Imagine que sua mãe tenha se viciado em alguma substância química, você a ama certo?

Pois bem, a codependência funciona de uma maneira semelhante à mencionada acima, ou seja, estamos falando de sentimentos e emoções.

A princípio, a codependência mexe com todo o estado mental de uma pessoa, onde muitas vezes por ela estar “desconectada” do raciocínio, acaba se rendendo ao vício.

Por amor? Por pena? Não, por medo de perder!

Infelizmente, esse estágio emocional leva a mente humana para um estágio de altíssima sensibilidade emocional.

Na maioria dos casos as pessoas simplesmente não conseguem mais pensar, poderíamos comparar a codependência como uma paixão.

No entanto, essa “paixão” leva a pessoa para uma zona cinzenta do cérebro chamada desequilíbrio emocional.

Como ocorre a codependência?

A princípio essa doença ocorre na maior parte das vezes em cenários como família, amigos e principalmente relacionamentos amorosos.

Ou seja, a codependência é uma doença gerada pelo medo de perder algo ou alguém, neste caso a pessoa adere ao que for necessário para não perder o que chama de “seu.”

E aqui que o problema nasce, uma vez que o medo de perda leva a pessoa a fazer qualquer coisa para se manter por perto.

Inclusive, aderir a drogas e outras substâncias químicas que com o tempo irão destruí-la.

Embora o cenário possua elementos de tristeza, a realidade é que tudo está apenas começando, e após aderir às vontades de alguém, essa pessoa perde o seu amor próprio.

Ou seja, a partir dali diversas outras doenças emocionais podem aparecer, principalmente a depressão.

Quando normalmente ocorre a codependência?

Saiba que não existe idade para se submeter a esse estágio emocional, porém, pesquisas robustas construídas com fontes inquestionáveis afirmam que a codependência ocorre mais entre os jovens.

Você provavelmente deve conhecer alguém que era uma boa pessoa, mas que infelizmente se envolver com coisas erradas, não é a mesmo?

Embora, nós naturalmente tenhamos preconceitos e a mania de julgar, na maioria das vezes, as pessoas que “vão para o caminho torto” fazem isso por estarem doentes.

Sendo assim, se você conhece alguém ou até mesmo vive esse tipo de realidade, busque imediatamente um profissional que possa lhe ajudar no que for preciso.

Nós do Grupo Encontre Clínicas estamos sempre de braços abertos para dar às pessoas a chance de viver novamente, ajudando diretamente no tratamento dessa dependência.

Codependência tem cura?

Precisamos ser honestos, nenhum tipo de vício tem cura, apenas tratamento.

Neste caso, cabe ao paciente se educar e buscar profissionais capacitados para oferecer o melhor tratamento.

E, de toda forma, fazendo um tratamento bem feito, saiba que as chances de voltar a ter sintomas são mínimas, fazendo com aquela pessoa consiga viver em harmonia e bem-estar.

Além disso, saiba parentes e amigos não possuem habilidades técnicas o suficiente para orientar viciados em estágio de codependência.

Ou seja, somente um médico capacitado pode de fato oferecer a assistência necessária, sendo essencial a busca por uma clínica de recuperação especializada.

Até porque, será lá onde todo o grupo de profissionais apropriados estarão, prontos para oferecer o melhor tratamento ao vício.

Como funciona o tratamento para codependência?

A princípio, o tratamento ocorre sem invasão ao paciente, na maior parte das vezes existe o acompanhamento de profissionais como médicos e psicólogos.

No entanto, isso só acontece se você procurar uma clínica profissional para lhe atender, assim como uma equipe bem preparada.

Após o início do tratamento é feita a orientação de todos os procedimentos necessários para reabilitar o paciente.

Além disso, em casos muito específicos quando o grau de codependência química é elevado, o paciente é convidado para uma internação.

Uma equipe de alta capacidade medicinal deverá realizar todos os procedimentos necessários, com o tratamento apropriado, junto também a todos os cuidados necessários.

O tratamento pode variar de paciente para paciente, onde apenas médicos especializados podem dizer quando o paciente está recuperado.

Aqui no Grupo Encontre Clínicas possuímos toda infraestrutura necessária para oferecer o melhor e mais funcional tratamento contra a codependência.

Possuímos as melhores clínicas em todos os estados brasileiros, onde juntos podemos encontrar a melhor opção que esteja mais próxima de você nesse momento.

Sem contar que também oferecemos serviços de resgate imediato, e atendimento 24 horas.

Entre em contato conosco agora e agende um atendimento pelos telefones:

(44) 31382122

(11) 96262-2008

5/5 - (8 votes)

Compare listings

Comparar
Pesquisa