Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Saúde debilitada por uso de drogas e álcool. Como solucionar?

Uso de substâncias prejudica muito o organismo, causando uma saúde debilitada por uso de drogas e álcool. A seguir, Como sair dessa situação.

Alguma vez você já parou para pensar em como uma saúde debilitada por uso de drogas e álcool pode se tornar debilitada?

Acredite, o uso de drogas e álcool está diretamente relacionada a uma série de doenças, afetando diretamente boa parte do seu corpo.

Sim, o álcool não afeta apenas a parte psicológica como muitas pessoas acreditam, sendo totalmente prejudicial e afetando diversos pontos.

E, infelizmente, poucas pessoas sabem disso, sendo algo comumente não muito divulgado, gerando consequências, muitas vezes absurdas.

Portanto, para você entender melhor, veja a seguir tudo sobre como solucionar o problema de uma saúde debilitada por uso de drogas e álcool, entendendo inclusive como o uso dessas substancias pode afetar diretamente boa parte do corpo.

Quais partes do corpo são afetadas devido ao abuso de drogas e álcool?

Cérebro

Primeiramente, e sendo uma das partes mais afetadas, saiba que o cérebro é um dos primeiros atingidos, quando se faz o uso de substâncias.

Dessa forma, saiba que o álcool interfere com as vias de comunicação do cérebro, e pode afetar a aparência e o funcionamento do cérebro.

Além disso, vale citar que essas interrupções podem mudar o humor e o comportamento, e tornar mais difícil pensar claramente e se mover com coordenação.

Não é à toa que pessoas que fazem o uso de drogas, pode ter diretamente suas atividades cognitivas afetadas, tendo sérios problemas de concentração, comunicação e dentre outros.

Vale lembrar que ao longo prazo, o uso de drogas e álcool pode ir debilitando ainda mais o cérebro, trazendo problemas mais graves como a depressão.

Coração

Beber ou fazer uso de drogas com muita frequência, pode trazer sérios problemas no coração, principalmente se considerado o longo prazo.

Dessa forma, diversos médicos e especialistas afirmam que as substancias são as principais causadoras de diversos problemas cardíacos, como:

  • Cardiomiopatia: Alongamento e inclinação do músculo cardíaco;
  • Arritmias: Batimento cardíaco irregular;
  • Derrame;
  • Pressão alta.

Não é à toa que procurar uma clínica de recuperação se torna bastante importante, principalmente para evitar que esses problemas se tornem mais sérios, podendo até em muitos casos, levar a infartos repentinos, causando até mesmo a morte.

Fígado

Fazer o uso de substâncias também afeta o fígado, e pode levar a uma variedade de problemas e inflamações hepáticas que originam uma saúde debilitada por uso de drogas e álcool, incluindo:

  • Esteatose, ou fígado gorduroso;
  • Hepatite alcoólica;
  • Fibrose;
  • Cirrose.

Pâncreas

O álcool faz com que o pâncreas produza substâncias tóxicas que podem eventualmente levar à pancreatite, uma inflamação perigosa e inchaço dos vasos sanguíneos que impede a digestão adequada.

Câncer

As evidências indicam que quanto mais álcool uma pessoa bebe, principalmente ao longo do tempo, maior é o risco de desenvolver um câncer associado a ele.

O mesmo ocorre em drogas e em diversas outras substâncias.

Inclusive, saiba que mesmo aqueles que não bebem mais do que uma bebida por dia e as pessoas que bebem (aqueles que consomem 4 ou mais bebidas para mulheres e 5 ou mais bebidas para homens em uma sessão) têm um risco modestamente aumentado de alguns cânceres.

Por exemplo: estudos têm encontrado consistentemente um risco aumentado de câncer de mama em mulheres com aumento da ingestão de álcool.

Assim, mulheres que consomem cerca de 1 bebida por dia têm uma chance 5 a 9% maior de desenvolver câncer de mama do que mulheres que não bebem.

Para você ter uma ideia, padrões claros surgiram entre o consumo de substâncias e o aumento dos riscos de certos tipos de câncer, como aquele no fígado, mama, útero e dentre outros.

Sistema Imunológico

Beber demais pode enfraquecer seu sistema imunológico, tornando seu corpo um alvo muito mais fácil para doenças.

Dessa forma, bebedores crônicos são mais passíveis de contrair doenças como pneumonia e tuberculose do que pessoas que não bebem muito.

Por exemplo, beber muito em uma única ocasião diminui a capacidade do seu corpo de afastar infecções, mesmo até 24 horas depois de ficar bêbado.

O mesmo ocorre com drogas, principalmente as consideradas mais “pesadas” como a cocaína e o crack, deixando o corpo muito mais fraco e suscetível a doenças.

Por fim, isso pode ser cada vez mais impulsionado, devido à má alimentação gerada devido ao forte consumo de álcool e drogas, deixando o sistema imunológico ainda mais fraco.

Como solucionar a saúde debilitada por uso de drogas e álcool?

A saúde debilitada por uso de drogas e álcool por trazer consequências para toda vida. Contudo, ter uma vida mais saudável ajuda a atenuar essas consequências.

O primeiro passo, logicamente, é deixar de usar drogas e álcool, que são os causadores dos problemas de saúde listados acima. Deixar de usar essas substâncias já vai melhorar muito a sua saúde.

No entanto, sabemos que não é uma tarefa tão simples, pelo menos na maioria dos casos, por ter gerado algo que chamamos de dependência.

Sim, o seu corpo, as vezes até mesmo no médio prazo, pode se tornar extremamente dependente daquela substância.

Ou seja, mesmo que de forma involuntária, você pode começar a ter fortes desejos em querer usar aquela substância.

E, diante disso, a melhor e mais indicada solução é através de uma clínica de recuperação.

Até porque, tentar deixar de consumir drogas e álcool pode ser bastante prejudicial ao seu corpo, gerando uma forte abstinência devido à falta da substância.

Nesse local, o dependente terá acesso a todo o corpo de profissionais nas diversas áreas, como médicos, psicólogos e dentre outros, ajudando a se livrar da dependência da forma correto e menos agressiva ao corpo.

Então, para você que deseja não ter a saúde debilitada por uso de drogas e álcool, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação podemos te ajudar nesse processo.

Se livrar da dependência é totalmente possível, porém, ter acesso a uma clínica com todo o apoio possível é essencial.

Entre em contato agora por algum de nossos canais, e garanta um tratamento contra a dependência de drogas e álcool.

Contamos com um serviço 24 horas, com resgate imediato e prontos para te atender.

Compare listings

Comparar