Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Saúde debilitada por uso de drogas e álcool. Como solucionar?

O uso de drogas e álcool é um problema comum e global e desencadeia uma série de aspectos negativos, entre os quais, destacam-se os riscos à saúde.

O uso de drogas e álcool é um problema comum e global e desencadeia uma série de aspectos negativos, entre os quais, destacam-se os riscos à saúde do indivíduo que possui vício em drogas ou alcoolismo.

Além disso, o vício em drogas e álcool ainda pode ser responsável por outros problemas, como o mau relacionamento familiar, roubos e furtos, com o objetivo de conseguir dinheiro para manter o uso das substâncias, e até mesmo, casos de violência por parte do adicto.

Nesse sentido, é preciso que medidas sejam tomadas com relação aos dependentes químicos e alcoólatras, a fim de alcançar o abandono definitivo do vício.

A internação para alcoólatras e dependentes químicos em uma clínica de recuperação é fundamental, podendo essa ser realizada até mesmo de forma gratuita, quando o alcoólatra ou dependente químico possui plano de saúde na categoria hospitalar.

Doenças provocadas pelo alcoolismo

O alcoolismo é caracterizado, sobretudo, pelo desejo compulsivo de consumir bebidas alcoólicas, como vinhos, cachaça, vodka e cervejas.

Segundo pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de dois bilhões de pessoas consomem algum tipo de álcool, seja tal consumo norteado pela dependência ou por ocasiões sociais.

Contudo, de pouco conhecimento ou consideração, são os danos causados à saúde por conta do consumo desenfreado das substâncias alcoólicas.

Entre as principais doenças causadas pelo uso excessivo de álcool, estão:

Gastrite

O contato do álcool presente nas bebidas com o estômago irrita a mucosa deste órgão, haja vista que aumenta a quantidade de tal ácido.

Seus principais sintomas são dor, azia, dor na parte superior da barriga, vômitos, falta de apetite e queimação.

Alcoólatras podem ter Comprometimento cerebral

Dificuldade na memorização de coisas simples e aprendizado lento estão entre os principais danos causados pelo álcool. Além disso, também é comum a presença da insônia.

Hepatite alcoólica pode levar à morte

A hepatite alcoólica se dá pela ingestão contínua de bebidas alcoólicas e tem como consequências alterações no fígado do indivíduo e o surgimento de sinais como náuseas, vômitos, perda de apetite e o amarelamento da pele e dos olhos.

Após a apresentação dos sintomas descritos, causados pela hepatite alcoólica, caso não seja realizado um tratamento adequado, a expectativa de vida do indivíduo afetado pela doença é de aproximadamente 180 dias.

Como evitar o surgimento de doenças ligadas ao alcoolismo?

A solução para minimizar as chances de adquirir uma das doenças acima é simples: “Parar com as bebidas”. Contudo, tal ação é muito difícil de colocar em prática.

A internação para alcoolismo, realizada em uma clínica de tratamento para alcoólatras é de suma importância para o desenvolvimento da cura das doenças e da possibilidade de desenvolver um quadro crônico, uma vez que o suporte e orientação oferecidos por tais clínicas exercem forte influência sob o progresso do paciente.

Por que realizar a internação em uma clínica de tratamento para alcoolismo?

Largar a dependência em drogas, mesmo com seu acesso mais complicado, por se tratar de algo ilícito, já é uma tarefa muito árdua para um dependente químico.

Agora, imagine a dificuldade de abandonar um vício legalizado, como o alcoolismo.

As garrafas de bebidas alcoólicas estão em todo lugar, seja em mercados, bares, padarias, casas de amigos e comemorações.

Além disso, as publicidades ainda estão constantemente incentivando o consumo das bebidas, através de anúncios e por meio da representatividade do consumo de álcool em filmes e novelas.

Caso o indivíduo esteja inserido em um ambiente onde o álcool é visto como algo positivo, divertido e bem aceito, ficará ainda mais difícil abandonar o alcoolismo.

Diante desse cenário, a internação para alcoólatra se faz necessária, pelos motivos os quais abordaremos abaixo, entre os quais, destaca-se a diminuição de danos à saúde do indivíduo viciado em álcool.

Motivos para a internação em uma clínica de recuperação para alcoólatras

Ao internar um alcoólatra em uma clínica de recuperação, as chances de conseguir progresso com o paciente são altíssimas, em decorrência de diversos fatores.

Ao estar em um local em que a possibilidade de conseguir qualquer tipo de bebida é inexistente, o indivíduo tenderá a aprender a conseguir prazer com outras atividades, que não a bebida.

Ao decorrer do tempo em que o paciente passar na clínica, verá, com muito orgulho, seus desempenhos e progressos, como atingir o primeiro mês longe do vício.

Com o passar dos dias, começará a se sentir empenhado e motivado, por estímulo dos próprios progressos e dos desempenhos dos amigos que fará no período de, aproximadamente, 6 meses que passará na clínica.

O desejo de mudar de vida, no quesito de todas as limitações que a bebida impunha ao alcoólatra, também será grande aliado no desempenho da pessoa que decidiu largar o vício por meio da clínica de internação para alcoólatra.

As palestras e reuniões que ocorrem em uma clínica de tratamento para alcoólatra, explicam sobre os danos à saúde causados pelo vício por bebidas de teor alcoólico também fortificam a vontade do alcoólatra de abandonar a bebida.

Com base nisso, são nítidos os efeitos positivos da internação para alcoolismo, uma vez que, com o abandono do vício por bebidas alcoólicas, o paciente terá menos chances de adquirir doenças como a gastrite, hepatite alcoólica e problemas associados ao comprometimento cerebral.

Dependência química

A dependência química caracteriza-se pela vontade de estar, constantemente, consumindo drogas como a cocaína, o crack e a maconha.

Alguns dos motivos que podem levar a pessoa ao vício é a vontade de esconder e abafar os problemas, medos e angústias sentidas, depositando-as nas drogas, de modo a aproveitar curtos momentos de prazer, que resultam em prejuízos à saúde e ao convívio familiar.

Segundo pesquisas realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz, 3,563 milhões de pessoas consumiram drogas recentemente, apenas no Brasil!

Isso mostra que a dependência química é um problema alarmante em nosso país!

Para auxiliar no abandono do uso das drogas, internar um dependente químico em uma clínica de recuperação é essencial!

Doenças provocadas pelo consumo de drogas

Distúrbios comportamentais

Haja vista que possuem efeitos estimulantes ou perturbadores que afetam o sistema nervoso, as drogas podem ocasionar quadros de depressão, ansiedade, pânico, alucinações ou euforia.

Insuficiência renal

A insuficiência renal em dependentes químicos está associada ao acúmulo de toxinas no sangue, que sobrecarrega órgãos como o rim, de modo a impedir a filtragem correta de sangue.

Desnutrição e Anemia

A perda de apetite é algo frequente para quem utiliza as drogas, porquanto o uso de algumas substâncias compromete o sistema que regula a fome.

Com o passar do tempo, é comum que os dependentes químicos desenvolvam quadros severos de desnutrição e anemia, que causam a baixa do seu sistema imunológico e podem facilitar o surgimento de outras doenças.

Clínica de recuperação para dependentes químicos

Não deixe de ter em mente que a internação em uma clínica de tratamento do uso de drogas e álcool contribui muito para evolução da melhora da saúde do dependente químico.

Usar o plano de saúde para pagar a internação

Usar o plano de saúde para cobrir as despesas de uma clínica de recuperação é algo possível e de direito do paciente.

O plano de saúde é obrigado a custear todas as despesas de uma clínica de reabilitação a partir do momento em que o dependente químico ou alcoólatra interessado na internação cumpre três critérios, sendo eles:

1.       Possuir laudo de um médico, sendo esse um pedido para a internação, juntamente ao CID (código para determinado tipo da doença)

2.        A cobertura da dependência solicitada pelo paciente, seja ela de álcool ou de drogas, deve estar coberta pelo contrato do plano de saúde do adicto.

3.        É preciso a posse do tipo adequado de cobertura do plano. Vale-se destacar que o adequado para as internações é o plano hospitalar.

Caso o paciente possua todos esses itens, é direito do adicto a cobertura total das despesas para se internar em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos ou alcoólatras, ao passo que é dever do plano de saúde oferecer tal cobertura.

O que fazer se o plano de saúde se negar a pagar a internação para tratamento de alcoolismo ou dependência?

Recomenda-se, antes de tudo, verificar se os critérios acima estão de acordo com os quais o adicto possui.

Caso tudo esteja correto, mas, mesmo assim, o plano recusar oferecer a cobertura dos valores dos serviços da clínica de reabilitação, aconselha-se procurar a Agência Nacional de Saúde Suplementar. Trata-se de uma agência vinculada ao Ministério da Saúde, responsável por garantir o bom funcionamento dos planos de saúde brasileiros.

Se a situação ainda não for resolvida, a ajuda judicial pode ser uma ótima solução, haja vista que, com uma decisão judicial, a obrigatoriedade desse direito pode ser validada.

O abandono do vício contribuirá para a saúde do viciado

Lembre-se que o número de doenças que afetam dependentes químicos e alcoólatras é alto.

Sendo assim, busque proteger um familiar viciado em drogas ou álcool, ou a si, por meio da internação em uma clínica de tratamento para alcoolismo ou dependência química.

Caso sua renda impossibilite a cobertura das despesas pelos serviços oferecidos por uma clínica de recuperação, lembre-se que se o dependente químico ou alcoólatra tiver plano de saúde, será possível ajuda-lo sem despesas adicionais.

Ajuda para conseguir internação para o uso de drogas e álcool

Se você ou alguém que você ama está desenvolvendo problemas de saúde por causa do uso de drogas e álcool, saiba que o seu corpo está dando sinais de que não aguenta mais sofrer tantos danos e que sim, o tempo de vida está diminuindo de forma mais rápida.

Seja efetivo na tomada de decisão e permita que nossa equipe te ajude a encontrar a melhor clínica de recuperação para a sua situação.

Contamos com as melhores clínicas de recuperação do Brasil, tanto femininas quanto masculinas, em diversas cidades do Brasil e com valores variados, para atender todos os perfis de renda, além de podermos te orientar sobre como proceder para conseguir a internação através do plano de saúde e reduzir seus custos.

A saúde é um bem precioso e muitas vezes, irrecuperável. Não espere mais.

Entre em contato com o Grupo Encontre Clínicas pelo telefone (44) 99155-7195 ou pelo WhatsApp (11) 96262-2008 e comece a cuidar da sua saúde e da saúde de quem você ama.

Compare listings

Comparar