Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Quero parar de beber: Como conseguir ajuda? Como se livrar do vício!

Saiba como obter ajuda quando quiser parar de beber. Não é fácil sair do vício. Por isso, você deve saber o que fazer. clinica especializada.

Tomar uma decisão consciente de parar de beber álcool envolve fazer algumas grandes mudanças em sua vida.  Se as atividades sociais e hobbies que frequentemente participa no centro ou normalmente envolvem álcool, você pode ter que desistir deles ou substituí-los por passatempos não relacionados ao álcool. Portanto, não é só dizer: quero parar de beber.

No geral, uma vida sóbria tem uma ampla gama de benefícios, incluindo melhor saúde física e mental.

Dessa forma, parar de álcool pode até reverter alguns dos danos que essa substância pode ter no seu corpo.

Por fim, você precisa entender que parar o álcool é um processo, e requer estratégias intencionais para eliminá-lo de sua vida.

Entenda os prejuízos que o álcool causa no corpo

Cérebro: O álcool pode mudar a forma como o cérebro funciona e aparece, alterando humores, comportamento, coordenação e memória.

Atualmente, poucas pessoas sabem, mas o álcool tem sido associado à depressão, ansiedade, perda de memória e aumento do risco de demência.

Coração: Tanto o consumo crônico de álcool quanto a bebedeira podem afetar o coração, levando à cardiomiopatia (alongamento e inclinação do músculo cardíaco), batimentos cardíacos irregulares (arritmia), aumento do risco de derrame e pressão alta.

Sistema imunológico: O álcool prejudica a capacidade do corpo de combater doenças, tornando os indivíduos mais suscetíveis a adoecer.

Fígado: Com o tempo, o álcool pode causar inflamação e doenças hepáticas, incluindo fígado gorduroso, hepatite alcoólica, cirrose e câncer de fígado.

Pâncreas: O álcool faz com que o pâncreas produza substâncias tóxicas que podem causar pancreatite, uma condição que envolve inflamação e vasos sanguíneos inchados que prejudicam a digestão.

Risco de desenvolver câncer: Evidências indicam que quanto mais uma pessoa bebe regularmente ao longo do tempo, maior a probabilidade de desenvolver um câncer relacionado ao álcool, como mama, boca e garganta, esôfago, caixa de voz, fígado e cólon e reto.

Estômago: O uso indevido de álcool também pode contribuir para o sangramento gástrico.

Por fim, com certeza é mais fácil dizer “quero parar de beber” lendo tais consequências.

Abandonando o álcool: uma linha do tempo

Após um período prolongado de consumo pesado, a abstinência de álcool pode ocorrer, com sintomas que duram dias ou semanas.

Dessa forma, a abstinência de tal substância está diretamente relacionada à dependência do álcool, o que significa que, com o tempo, seu corpo se torna fisicamente dependente dele para funcionar e quando você corta ou deixa de beber, seu corpo tem uma alta probabilidade de experimentar sintomas de abstinência.

Assim, nem todo indivíduo experimentará sintomas de abstinência, especialmente se não depender fisicamente do álcool.

Além disso, nem todos os indivíduos na fase de abstinência aguda experimentarão todos os sintomas, mas os sintomas de abstinência de álcool que aparecem seguem esse padrão previsível.

Por fim, a seguir, para você entender melhor, listamos uma linha do tempo de uma pessoa que diz: “quero parar de beber”.

Linha do tempo

0-6 horas

Os sintomas menores, moderados e graves de abstinência geralmente começam cerca de seis horas após a última bebida.

6 horas

Algumas pessoas com uma longa história de abuso de álcool podem começar a sofrer convulsões, que atingem cerca de 10 horas e diminuem completamente dentro de 2 ou 3 dias.

22 horas

Os sintomas de abstinência menores atingem algo entre 18 e 24 horas. Estes geralmente incluem sentir-se ansioso e irritável, ter problemas para dormir e perda de apetite. 9

24 horas

Alucinações começam por alguns e atingem o pico em torno de 36 a 48 horas.

36 horas

Sintomas de abstinência moderados a graves atingem o pico em torno da marca de 36 horas e podem incluir tremores, sudorese, frequência cardíaca elevada, inquietação, náuseas, vômitos, sonhos vívidos ou pesadelos, dificuldade de concentração, hipersensibilidade ao ruído e luz, e breves períodos de ver e ouvir coisas que não estão lá. 

Por fim, a abstinência grave de álcool pode estar associada a convulsões, que podem ser fatais.

48 horas

A complicação grave envolve desorientação, agitação, consciência alterada e dificuldade para regular a temperatura corporal, a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Dessa forma, isso pode começar 48 horas após a última bebida. Mas ela afeta menos de 5% das pessoas que sofrem de retirada.

4 dias

No dia 4 ou 5, os sintomas de abstinência menores diminuem.

6 dias

Entre os dias 5 e 7, sintomas de abstinência moderada a grave normalmente diminuem.

1 semana

Alucinações geralmente diminuem após 7 dias, embora em alguns indivíduos eles possam durar até 1 mês.

2 semanas

No dia 14, o delírio treme a facilidade.

Os benefícios de parar de beber para sempre

Embora o álcool seja conhecido por causar danos à saúde física e mental, a boa notícia é que parar de beber pode melhorar ou reverter alguns dos efeitos negativos do álcool.

Dessa forma, a sobriedade também pode ter grandes benefícios a longo prazo sobre sua saúde, que podem incluir:

  • Melhoria ou reversão da maior parte dos danos cognitivos, incluindo memória, planejamento, organização, controle de comportamento e tempo de reação;
  • Pressão arterial mais baixa;
  • Mantendo um peso corporal mais saudável;
  • Regeneração potencial de células hepáticas danificadas;
  • Redução da resistência à insulina;
  • Um risco reduzido de câncer a cada ano de sobriedade.

Portanto, se baseie nesta lista para dizer “quero parar de beber”.

O Processo de Parar o Álcool

Parar de beber é um processo, e levá-lo passo a passo pode ser útil. A jornada para a sobriedade pode ser diferente para cada pessoa, mas seguir algumas dicas úteis pode ajudá-lo a parar de beber:

Anote suas razões para querer parar de beber: Listar o impacto positivo que isso pode ter em seu corpo, saúde mental, finanças, relacionamentos e outras áreas da sua vida pode ajudar a mantê-lo motivado.

Explore sua relação atual com o álcool: Você pode querer considerar por que você bebe, como socializar ou lidar com o estresse, e o quanto você bebe. Acompanhar o quanto e a frequência com que você bebe e como se sente quando bebe pode ser especialmente útil.

Considere se você quer cortar ou parar de beber completamente: Fale com seu médico para decidir o que faz mais sentido para você agora. Pense em seus hábitos. Pode parar de beber quando começar? Tente tirar dias de folga de beber ou ficar sem beber pelo tempo que conseguir.

Remova o álcool da casa: É muito mais fácil cortar ou parar de beber completamente quando o álcool não é facilmente acessível.

Reserve tempo para autocuidado: Certifique-se de que você se cuide, dormindo o suficiente, comendo corretamente, fazendo exercícios e meditando. Essas práticas fornecem alternativas saudáveis à bebida.

Procure apoio: O incentivo de amigos e familiares pode ajudar a reforçar sua decisão e ajudá-lo a gerenciar situações difíceis.

Participe de um programa formal de tratamento de reabilitação: Às vezes pode ser difícil parar por conta própria e um programa formal de tratamento com horários estruturados e terapias pode ajudá-lo a superar seu vício, como uma clínica de reabilitação.

Saiba como se livrar do vício do álcool com uma clínica de recuperação

Por mais que afirmar que “quero parar de beber” seja algo essencial e primordial para quem quer se livrar do vício, um dos pontos importantes para obter sucesso nessa reabilitação é procurar uma clínica de recuperação.

Até porque, o processo de recuperação pode trazer uma série de pontos, como a abstinência, que pode requerer o uso de medicamentos e um acompanhamento adequado.

Infelizmente, muitas pessoas acabam sendo levadas pela recaída, por não uma clínica de recuperação adequada.

Diante disso, nós do Encontre Clínicas, podemos te ajudar a encontrar a melhor clínica de recuperação mais próxima a você.

Ou seja, tudo para que você tenha um tratamento adequado e eficaz para aquela dependência, aumentando as chances de sucesso.

Por fim, entre em contato conosco agora mesmo e agende agora a sua avaliação.

Busque ajuda Tratamento para alcoolismo ? Entre em contato conosco pelo telefone (44) 99155-7195 ou pelo WhatsApp (11) 96262-2008.

Compare listings

Comparar