Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Clínica de reabilitação: Como e por que frequentar ?

Entenda como e por que frequentar uma clínica de reabilitação e onde encontre tratamento, veja nosso guia de clínicas de reabilitação mais perto de você...

Frequentar uma clínica de reabilitação é uma das melhores formas de se conseguir superar o vício em uma substância química e voltar a uma vida social regular.

Entretanto, nem todas as pessoas que possuem algum tipo de dependência química têm o desejo de realizar o tratamento, ainda mais nessas instituições especializadas.

Isso dificulta bastante que esses dependentes químicos venham a ter bons resultados e possam livrar-se, de vez, do problema que vem afetando a vida deles em diferentes aspectos.

Se você possui algum tipo de vício ou mesmo tem um familiar que sofre com o mesmo, então esse artigo irá auxiliá-lo bastante.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Clínica de reabilitação: Saiba como e por que frequentar uma?

O que é uma clínica de reabilitação?

Uma clínica de reabilitação trata-se de um local voltado para o tratamento de dependentes químicos, focando no tratamento do ponto de vista médico, psicológico e terapêutico.

Esse tipo de local possui uma estrutura especializada que proporciona ao dependente químico ter o conforto e a segurança necessária para um tratamento eficaz.

Em comparação com tratamentos feitos longe desses locais, as clínicas de reabilitação ajudam a afastar o paciente contra possíveis recaídas nas substâncias em que possuem um determinado vício.

O tratamento, aliás, pode ser realizado tanto de forma totalmente integral no que diz respeito a internação como também parcial.

A internação integral é indicada para aquelas pessoas que nunca realizaram um tratamento e possuem forte dependência química, possuindo mais chances de virem a consumir uma substância química quando não internas.

Por outro lado, a internação parcial costuma ser indicada para aqueles pacientes que já conseguem manter-se longe do vício, para que assim eles passem mais tempo próximos à sua família.

O passo é muito importante para permitir a correta ressocialização dos dependentes químicos.

Mas como entrar em uma clínica de reabilitação?

Como entrar em uma clínica de reabilitação?

Depois de conhecer o que é uma clínica de reabilitação, o próximo passo é descobrir como é possível entrar em um local como esse.

Há três tipos principais de entradas em clínicas para recuperação de dependentes, que são:

  • Internação voluntária: é um tipo de internação voltado para pessoas que querem, por vontade própria, tratar-se contra a dependência química que possuem, devendo elas assinarem um termo em que aceitam o tratamento. Para deixar a clínica de reabilitação, o paciente que entrou voluntariamente deve requisitar a alta ou a mesma deve ser feita por um médico
  • Internação involuntária: a internação voluntária ocorre quando o paciente já não tem mais capacidade de distinguir o problema que possui, o que faz com que seja necessário a intervenção de um terceiro (familiar) para requisitar a internação. Ela precisa ser aprovada por um médico especialista e depois informada ao Ministério Público Estadual. A alta também somente pode ser requisitada por um familiar ou por um médico, bem como também deve ser comunicada ao MP
  • Internação compulsória: a última forma de entrar em uma clínica de reabilitação é por meio da internação de modo compulsório, que deve ocorrer por um pedido judicial, embasado em um laudo médico. Esse laudo deve informar que o paciente representa um perigo para ele mesmo e para as pessoas ao seu redor

Por que frequentar uma clínica de recuperação?

Agora que você viu sobre como entrar em uma clínica de recuperação, é hora de saber mais a respeito dos motivos para frequentar um local como esse.

A partir de agora, você vai ver o que faz ser necessário entrar em uma clínica desse tipo de para tratar-se contra uma dependência química:

  • Ajuda na ressocialização: quando alguém possui um vício é comum que acabe ficando cada vez mais reclusa e afastando-se daquelas pessoas de quem são próximas, o que dificulta a socialização. Portanto, uma clínica de reabilitação proporciona a chance de que o paciente venha a ressocializar e ter uma vida normal
  • Permite que o paciente compreenda a própria situação: um dos principais problemas a respeito da dependência química é que os indivíduos, em geral, não reconhecem a própria situação e os problemas que possuem. O tratamento em uma clínica de reabilitação proporciona a oportunidade de que essas pessoas possam entender a situação em que se encontram, o que as ajudam a enfrenta-lo melhor
  • Orientação com profissionais especialistas: além disso, em uma clínica de recuperação os dependentes químicos são totalmente orientados por profissionais especialistas, que ajudam o paciente a recuperar-se plenamente do problema que possuem

Grupo Encontre Clinicas

Precisando de auxílio para o tratamento de um familiar ou para seu tratar a si próprio contra a dependência química?

Então saiba que nós, do Grupo Encontre Clinicas, oferecemos uma das melhores oportunidades de tratamento em clínicas voltadas para a reabilitação de dependentes químicos e alcoólatras.

Possuímos mais de 10 anos de experiência na área de recuperação humana, tendo já auxiliado milhares de pessoas a livrarem-se do vício por meio das nossas clínicas espalhadas por diversas cidades do país.

Contamos com profissionais especializados nas mais diversas áreas necessárias para tratamento, como médicos, terapeutas e psicólogos, bem como uma equipe de colaboradores preparada para atender dependentes químicos.

Nosso objetivo é oferecer, aos nossos pacientes e às pessoas que se encontram sob nossa tutela uma qualidade diferenciada no equilíbrio psicológico, emocional, moral e social.

Conclusão

Como você viu, as clínicas de reabilitação são extremamente importantes para que os dependentes químicos possam realizar um tratamento da forma correta e garantir que irão recuperar-se, para voltarem a inserir-se em sociedade.

Neste texto, nosso objetivo foi mostrar o que é uma clínica de reabilitação, bem como as formas pelas quais é possível entrar em uma desse tipo.

Além disso, ainda foi possível conhecer os principais motivos que fazem com que frequentar um local como esse seja ideal para a plena recuperação.

Gostou do artigo de hoje sobre como e por que frequentar uma clínica de recuperação?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Compare listings

Comparar