Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Conheça o Juramento da Juventude por um mundo sem drogas?

juramento da juventude por um mundo sem drogas

O juramento da juventude por um mundo sem drogas é feito normalmente em escolas, clubes e universidades.

Até porque, embora alguns adultos se envolvam com drogas, na maioria das vezes o primeiro contato com os entorpecentes é na juventude, sendo um período de maior “euforia”.

Pensando nisso, muitas intuições desenvolvem atividades a fins de apresentar a consequência do uso de drogas, para que desde cedo, os jovens consigam ter uma noção dos riscos e malefícios que as substâncias químicas podem resultar em sua vida.

Nós do Grupo Encontre Clínicas desenvolvemos um artigo completo sobre isso, onde você pode continuar lendo para saber mais sobre o juramento da juventude por um mundo sem drogas.

O que é esse juramento?

Infelizmente, o juramento não é uma solução definitiva para acabar com as chances de alguém aderir ao uso de drogas, mas, que pode ajudar bastante no processo de conscientização.

Basicamente, tudo se resume em um programa desenvolvido pelas intuições que tem como foco orientar os jovens sobre as consequências das drogas.

A princípio, esses programas costumam estar presentes em escolas, clubes e universidades, e são apresentados amplamente.

Um deles, e que provavelmente você já deve ter visto, participado ou pelo menos ouvido falar, é aquele proporcionado pela Policia Militar.

Sim, o famoso e conhecido PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), atualmente é o maior programa de combate às drogas para os jovens.

Dessa forma, com atuação tanto em escola da rede público como também da particular, certamente deve ter participado desse programa de juramento da juventude por um mundo sem drogas.

Como funciona um programa de juramento contra as drogas?

Embora o funcionamento desse tipo de programa chame a atenção devido à complexidade, podemos explicar de uma forma simples.

Tudo se resume em desenvolver atividades que mostram os violentos e perturbadores danos ao entrar para o mundo das drogas.

Além disso, esses programas também mencionam o universo do crime e suas consequências, que podem ser iniciados principalmente devido a dependência dessas substâncias.

Outro ponto presente nesses programas de juramento da juventude por um mundo sem drogas é a participação da família.

Infelizmente, muitas vezes os pais não conseguem acompanhar seus filhos devido a rotina do dia a dia.

Isso acaba abrindo oportunidades para o jovem entrar no mundo das drogas.

O que é ensinado nesse tipo de juramento?

Hoje em dia, esse tipo de juramento tem como principal ensinamento a reflexão sobre os danos das drogas na vida dos jovens.

Assim como o nosso blog do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, os programas buscam mostrar a vida de uma pessoa em estado de vício.

Além disso, eles ensinam a realidade sem censura de um viciado em drogas, afim de que uma pessoa possa realmente conhecer e ficar por dentro dos principais e cruéis pontos da dependência química.

Porém, mesmo precisando nos ensinamentos os danos das drogas, uma boa parte dos jovens descumpre o juramento.

Ou seja, entram para o mundo das drogas, muitas vezes também se associam como crime em atividades como roubos, furtos e tráfico.

Sendo assim, por mais que doa dizer isso, o juramento muitas vezes acaba não tendo muita eficiência na prática.

Os danos das drogas na juventude

Embora as drogas tragam danos aos adultos, os jovens na verdade são os que mais sofrem com os vícios em entorpecentes.

O motivo é bem simples, mas uma vida inteira é estragada como se fosse algo qualquer, comprometendo diretamente relacionamentos, amizades, contatos familiares, empregos e dentre outras coisas.

Hoje, os danos causados pelo uso de drogas são altíssimos, onde até mesmo os mais jovens podem experimentar uma vida de muitas consequências ao entrar nesse vicio químico.

Confira a seguir algumas das principais consequências que estão atreladas ao uso de substancias químicas:

  • Alucinações;
  • Medo;
  • Instabilidade;
  • Perda de amizades, relacionamentos;
  • Doenças fatais;
  • Problemas jurídicos;
  • E inúmeros outros.

Como se livrar do vício das drogas?

Querendo ou não, mesmo que não levado a sério por algumas pessoas, o juramento da juventude por um mundo sem drogas e todo esse processo de conscientização pode ser extremamente importante para evitar que jovens e até adultos venham a adentrar nesse mundo.

No entanto, se mesmo com o juramento e toda a conscientização, ainda sim um dependente venha a experimentar o vício das drogas, saiba que nem tudo está perdido.

Até porque, hoje, com as clinicas de reabilitação para dependentes químicos de álcool ou drogas, é possível através de um tratamento especializado e profissional, reverter essa situação.

Claro, não podemos negar que é um processo simples, requerendo um acompanhamento profissional intenso, com uso de medicamentos, terapias e inúmeras outras coisas.

Mas, se feito em um lugar profissional e corretamente, um dependente químico pode sim voltar a ter qualidade de vida, conseguindo viver longe das drogas.

Diante disso, é até por esse motivo, que nós criamos o Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação.

Conosco, você pode encontrar facilmente a clínica direcionada a aquela dependência, que possua um time de profissional adequado, e que seja mais próxima.

Portanto, se você está sofrendo com esse vício, não abra mão de buscar um bom tratamento e de qualidade enquanto a tempo.

Entre em contato conosco agora mesmo pelos telefones:

(44) 31382122

(11) 96262-2008

encontre clinicas 2

A Encontre Clinicas Brasil é uma empresa de referência nacional com grande experiência no direcionamento e auxílio no tratamento e encaminhamento para internação de dependentes químicos, residencial para idosos, além de oferecer todo suporte necessário aos familiares.

Compare listings

Comparar