Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Dependência química durante o isolamento social.

dependencia quimica isolamento social em tempo de covid

Você sabia que a dependência química durante isolamento social teve um aumento considerável, sendo um verdadeiro problema para muitas pessoas?

Para você ter uma ideia, segundo o Ministério da Saúde, os hospitais credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) tiveram um aumento de mais de 54% no atendimento a dependentes químicos.

Dessa forma, isso acaba se tornando bastante preocupante, principalmente porque não era costume números tão elevados como esse.

Além disso, acredita-se que agora entre 2021 e 2022, o aumento no número de novos dependentes e atendimento a pessoas com sintomas consequentes das drogas, só teve a crescer.

Até porque, durante esses tempos incertos, aqueles que abusam ou abusam de álcool e/ou outras drogas são particularmente vulneráveis.

Dessa forma, o estresse do isolamento social e outras mudanças de vida relacionadas ao COVID-19 podem levar ou piorar o uso, levando a utilização indevida de substâncias.

Nesse sentido, muitos começaram a usar as drogas como uma forma de “abrigo” para fugir da ansiedade e estresse causado pelo isolamento, construindo riscos para a saúde resultantes do uso crônico de álcool/drogas.

Por fim, para você entender melhor, veja a seguir um pouco mais a fundo a respeito da Dependência química durante isolamento social em tempos de COVID.

Álcool

O consumo de álcool enfraquece o sistema imunológico e pode aumentar a suscetibilidade a certas doenças infecciosas.

Dessa forma, para indivíduos dependentes de álcool, o acesso restrito pode levar a sintomas de abstinência.

No entanto, a abstinência de álcool pode ser fatal se não for gerenciada adequadamente, sendo inclusive, uma das drogas mais prejudiciais e utilizadas no Brasil.

Cocaína

Fumar ou cheirar cocaína causa alterações no cérebro que resultam em constrição dentro do sistema vascular (artérias, veias, capilares) e pode levar a danos graves nos pulmões e no sistema respiratório.

Assim, usar essa substância pode levar a muitas complicações para os pulmões, como inchaço, hemorragias, edema pulmonar, bronquite, asma e enfisema.

No entanto, devido ao seu poder alucinógeno, ela se tornou uma das drogas bem presentes na dependência química durante isolamento social.

Opioides e metanfetaminas

Quando os opioides são tomados em altas doses, eles agem no tronco cerebral para retardar a respiração, o que leva à diminuição do oxigênio no sangue (hipoxemia).

Sendo assim, colocando usuários de opioides em risco de overdose e é por isso que os opioides são particularmente perigosos e muitas vezes fatais.

O uso de metanfetamina é particularmente perigoso porque contrai os vasos sanguíneos, o que pode levar a danos pulmonares e hipertensão.

Fumar e Vaporizar

Sabemos que quando você fuma ou vaporiza tabaco ou maconha, corre o risco de consequências para a saúde, como câncer e danos nos pulmões.

Além do tabagismo, evidências emergentes sugerem que o vaping causa danos às células pulmonares e inflamação ao tecido pulmonar.

Os famosos vaping, ou cigarros eletrônicos, tiveram um crescimento altíssimo nos últimos anos, sendo conhecido como uma das “drogas da moda”.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que diversos estudos já afirmam que ele reduz a capacidade dos pulmões de responder à infecção.

Logo, como o COVID-19 ataca os pulmões, fumar e vaporizar podem representar sérios riscos para aqueles que contraem o COVID-19, aumentando a dependência química durante isolamento social.

Dependência e Estresse

Pessoas com dependência também têm depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental.

Durante o COVID-19, o fluxo constante de notícias estressantes pode levar ao aumento de sentimentos de preocupação, ansiedade e estresse.

Embora recorrer ao álcool e/ou drogas possa ajudá-lo temporariamente a se sentir melhor, eles causam mudanças em seu cérebro que farão você se sentir pior.

Ou seja, sim, é diretamente uma falsa sensação de bem-estar, que na realidade, pode trazer danos irreversíveis no longo prazo.

É imperativo que você procure atividades saudáveis ​​que ajudem a aliviar o estresse/ansiedade/depressão, ficando longe da dependência química durante isolamento social.

Portanto, faça uma pausa nas notícias e nas redes sociais. Assista a uma comédia, leia um livro, explore um aplicativo de relaxamento ou respiração profunda ou ligue para um amigo.

Esteja preparado

O vício prospera no sigilo e adora pegar as pessoas desprevenidas. Pode progredir rapidamente, especialmente durante o isolamento social do COVID-19.

Se você está lidando com fortes desejos ou recaídas, entre em contato com ajuda profissional imediatamente e, se possível, inclua sua família ou amigo próximo.

Pergunte sobre medicamentos para tratar seus sintomas, um plano para reabastecimentos e também pergunte sobre opções como serviços de urgência ou emergência, bem como os riscos de ir ao pronto-socorro local.

As clínicas de recuperação são especialmente importantes para ajudar pessoas com dependência química durante isolamento social.

Como fugir da dependência química?

Neste artigo, você pôde conhecer mais sobre a dependência química durante isolamento social.

E, querendo ou não, é um problema de extrema gravidade, e que precisa ser tratado com muita brevidade e profissionalismo, na busca de evitar que maiores problemas venham a acometer o usuário e sua família.

Inclusive, o isolamento social acabou, mas ainda muitas pessoas estão sofrendo da consequência do vício e da dependência da droga.

Hoje, a principal forma de fugir da dependência química, com toda certeza é buscando um tratamento profissional, que pode ser obtido através das clinicas de reabilitação para dependentes de drogas e álcool.

Até porque, será lá onde o dependente poderá encontrar os profissionais adequados e que vão conseguir proporcionar o tratamento apropriado e direcionado ao vício.

E, lembrando que você pode encontrar clínicas de qualidade e direcionadas por todo o país, onde nós do Grupo Encontre Clínicas somos referência hoje quando o assunto é reabilitação de dependentes químicos.

Portanto, se você está na dúvida sobre onde encontrar o melhor tratamento para dependência de álcool e drogas, tenha acesso agora a opções de qualidade.

(44) 31382122

(11) 96262-2008

encontre clinicas 2

A Encontre Clinicas Brasil é uma empresa de referência nacional com grande experiência no direcionamento e auxílio no tratamento e encaminhamento para internação de dependentes químicos, residencial para idosos, além de oferecer todo suporte necessário aos familiares.

Compare listings

Comparar