Depressão sintomas: conheça os principais e como podem afetar!

depressao sintomas

Você sabe o que é depressão sintomas? Neste texto vamos te apresentar alguns detalhes que precisam ser do conhecimento de todos sobre essa doença que mais afeta as pessoas no país na atualidade.

A depressão já se tornou um problema de saúde pública e os casos da doença crescem a cada dia. E apesar desse grande aumento de casos em todo o mundo, a maioria das pessoas não sabem nada sobre o problema.

Em muitos casos é difícil reconhecer a depressão e sintomas em si mesmo, assim, reconhecer em outras pessoas se torna quase impossível.

Dessa forma, o ideal é saber quais os pontos mais importantes e sintomas clássicos.

Tipos de depressão: Veja os principais sintomas

Assim, você poderá ajudar pessoas próximas com muito mais facilidade.

Por fim, continue no texto para saber tudo sobre a depressão e sintomas mais comuns dessa doença, descobrindo inclusive como tratar esse problema.

O que é depressão e quais os sintomas mais presentes?

A depressão é uma doença causada pela redução na produção de serotonina. Esse hormônio é responsável pela interação entre neurônios e é conhecido como hormônio da felicidade.

Estudo do SUS sobre a abordagem da dependência química

Por isso a redução dos seus níveis causa perda do interesse em atividades cotidianas, falta de disposição e tristeza. Normalmente, a depressão apresenta sintomas mais leves no início que podem piorar com o tempo.

Essa doença não possui cura, mas com o tratamento certo é possível reverter os sintomas e assim proporcionar uma vida completamente normal aos pacientes.

Até porque, sim, diferente do que você pode imaginar, a depressão pode ser uma doença de possível convívio com ela, onde hoje muitas pessoas já conseguem lidar com ela.

Para entender como começa a depressão é preciso saber quais as suas causas, diante disso, logo de início, saiba que a depressão é desenvolvida por fatores genéticos e ambientais.

Ou seja, a predisposição a baixa serotonina e o ambiente ao redor juntos desencadeiam o problema, o que mostra

Os primeiros sintomas da depressão que facilitam e levam a indicação de tal problema, são:

• Falta de interesse;
  • Realização de atividades automaticamente;
  • Perda da felicidade;
  • Pessimismo extremo;
  • Falta de atenção nas atividades diárias;
  • Isolamento social e familiar;
  • E dentre outros.

Ao observar esses primeiros sintomas é indicado procurar ajuda profissional para não permitir que o problema se torne mais grave.

Até porque, assim como qualquer outra doença crônica, a depressão tem um forte potencial de ir se desenvolvendo em um curto espaço de tempo.

E, diferente de outras doenças, a depressão pode comprometer cada vez mais as emoções e a vontade de se manter vivo.

Infelizmente, inúmeros casos de depressão acabaram resultado em suicídio, principalmente devido a falta de cuidado a tempo.

Portanto, com toda certeza é uma doença que não se pode perder tempo.

Crise de depressão: O que é?

A crise de depressão são momentos em que o paciente tem dificuldade para lidar com seus conflitos. Esse é o momento mais intenso da doença e pode acontecer com um pequeno gatilho.

Em uma situação como essa o paciente passa o dia e noite deitado, não tendo interesse por nenhum assunto, deixando hábitos cotidianos, como comer e tomar banho.

Além disso, é como fazer uso de bebidas e drogas para se livrar dos pensamentos que levam aquele determinado sentimento.

Sabendo reconhecer as crises de depressão, você pode ajudar no controle da situação. No entanto, não tente apenas animar a pessoa ou dizer o que ela precisa fazer. O melhor é se mostrar à disposição e ajudar com o que o paciente precisar.

Inclusive, vale lembrar que nem sempre a crise de ansiedade está atrelada a depressão diferente do que muitas pessoas pensam.

Ou seja, o motivo que pode levar você a ter uma crise de ansiedade são diversos, e acabam sendo confundidos principalmente devido a depressão sintomas serem parecidos.

Diferença entre ansiedade e depressão

É bem comum que a ansiedade e depressão sejam confundidas, existem até pessoas que acreditam que seja a mesma coisa.

A depressão gera uma falta de interesse e de prazer em realizar qualquer tipo de atividade. Já a ansiedade causa uma preocupação extrema com coisas que ainda estão por vir, em muitos casos até com situações hipotéticas.

No entanto, é comum que um paciente com depressão desenvolva ansiedade e também o contrário.

Durante as crises de ansiedade o uso de cigarro para relaxar é um escape, ainda que não seja positivo.

Portanto, é por esse motivo que um tratamento em uma clínica de reabilitação é adequado para ambos os casos, principalmente porque em boa parte dos casos o vício já começa a se atrelar a doença.

Logo, em uma clínica de recuperação é possível reverter essa situação, fazendo o tratamento completo para ambos os problemas.

Assim, uma pessoa que sofre com a doença e o vício pode voltar a ter bem-estar e uma vida comum.

Sintomas de ansiedade e depressão

Os principais sintomas da depressão são a apatia, desânimo excessivo, cansaço e sono ao longo de todo o dia. A tristeza é bem presente, principalmente durante as crises de depressão, assim como o choro.

A ansiedade tem como principais sintomas o medo irracional em diversas situações e principalmente com novidades. Além disso, crises de pânico, palpitação e inseguranças também são muito comuns.

Em momentos de ansiedade intensa o paciente sem tratamento pode fazer uso de drogas para relaxar. Porém o alívio é apenas momentâneo e o efeito rebote pode piorar o quadro da ansiedade e da depressão.

Como ajudar alguém com depressão

Assim podemos entender que a depressão e ansiedade juntas e o melhor é procurar ajudar o mais rápido possível.

O acompanhamento com um profissional qualificado vai permitir que a depressão e os seus sintomas sejam menos agressivos.

Uma alternativa é procurar uma casa de reabilitação, como a clinica de recuperação em Maringá. Ali o paciente recebe todo o cuidado que precisa com uma equipe multidisciplinar a sua disposição.

A depressão e sintomas não podem ser ignorados e precisam ser tratados para que o problema não se torne ainda pior.

Inclusive, nós do Grupo Encontre Clínicas estamos à disposição para lhe ajudar em todo o tratamento contra a depressão, crise de ansiedade e principalmente o vício em drogas e álcool.

Dessa forma, não basta apenas conhecer a depressão sintomas e todas as complicações dessa doença, sendo essencial buscar por um tratamento eficaz e adequado contra isso.

Contamos com clínicas especializadas espalhadas por todas as regiões do país, com os melhores profissionais do mercado e um atendimento 24 horas.

Entre em contato conosco agora mesmo pelos telefones:

(11) 96262-2008

Dr Jose Riva Junior

Dr. José Riva Junior é Medico, CRM 206513 e Autor do Grupo Encontre Clínicas de Recuperação e Reabilitação, tem dedicado sua carreira a criar conteúdo bem pesquisado para que aqueles que estão em busca de tratamento possam encontrar a ajuda de que precisam.