Principais Doenças causadas pelo uso de drogas

Entenda as principais doenças causadas pelo uso de drogas, Encontre as melhores Clínica de Recuperação especializada no tratamento para dependentes químicos

Fique por dentro das principais doenças causadas pelo uso e abuso de substancia química

Você sabia que o consumo de substâncias, como maconha, heroína e crack podem a vir causar uma grande quantidade de doenças?

Apesar de as pessoas saberem que o consumo de drogas não é algo saudável, muitas delas ainda não atentam-se às doenças que podem ser ocasionadas por conta dessas substâncias químicas altamente prejudiciais ao organismo.

As drogas podem atingir diversas partes do organismo com maior ou menor intensidade, como coração, cérebro e fígado, por exemplo.

Pensando em alertar sobre o quão prejudiciais elas são, esse artigo tem o intuito de mostrar quais são as principais doenças causadas pelo uso de drogas.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Doenças sexualmente transmissíveis (DST’s)

Muita gente não sabe que as drogas podem levar ao surgimento de doenças sexualmente transmissíveis, apesar de não serem todas elas.

Aquelas que são injetáveis, como é o caso da heroína, podem ocasionar a contaminação por doenças como sífilis e HIV por conta do uso de seringas compartilhadas contaminadas.

A gonorreia é uma outra doença que também pode ser ocasionada pelo consumo de drogas, sendo causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae.

Esse micro-organismo tornou-se uma superbactéria, devido ao uso contínuo de antibióticos pelos seres humanos e pela resistência dela a esses medicamentos.

Tanto homens quanto mulheres podem ser contaminados pela bactéria, mas no caso delas é mais difícil o diagnóstico por não haver, na maior parte dos casos, sintomas.

Já a sífilis é também ocasionada por uma superbactéria, a Treponema pallidum, ocasionando sérias lesões na área genital, principalmente.

A última entre as principais doenças sexualmente transmissíveis que podem surgir com o uso das drogas injetáveis é a AIDS, ocasionada pelo vírus HIV, que compromete o sistema imunológico do indivíduo.

De todas, a AIDS é a única que não tem cura, podendo apenas ser controlada pelo uso de medicamentos que o paciente deve tomar pelo resto da vida.

Doenças neurológicas

Outro órgão que costuma ser bastante atingido pelo uso de drogas é o cérebro, sendo o sistema nervoso uma das partes mais comprometidas pelo consumo contínuo dessas substâncias.

As drogas, como maconha, cocaína e crack, por exemplo, levam à morte dos neurônios e ao aumento da dificuldade de neuroplasticidade.

Ao longo do tempo, isso vai ocasionando lesões cada vez mais sérias e permanentes, o que origina doenças que afetam a qualidade de vida do dependente químico.

Por exemplo, a produção de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, fica bastante comprometida com o uso das drogas.

Isso leva a um grande prejuízo na memória, na aprendizagem e na sensação de bem-estar, podendo ocasionar a depressão.

Pessoas que fazem uso constante de drogas também possuem um risco muito maior de sofrerem um Acidente Vascular Cerebral (AVC), quando comparadas com aquelas que nunca utilizaram nenhum tipo de droga.

Ao longo do tempo, também podem ser observadas mudanças no comportamento e na personalidade do indivíduo, que podem vir a ser definitivas.

A cocaína, por exemplo, costuma prejudicar bastante a memória e a tomada de decisões, enquanto que a maconha reduz a capacidade da pessoa de sentir emoções.

Um outro ponto é que o uso de drogas de maneira contínua pode levar ao desenvolvimento de doenças neurológicas graves, como o Alzheimer e Parkinson.

Assim, quanto antes o consumo dessas substâncias for interrompido, então menores são os riscos para o dependente químico.

Insuficiência de órgãos

Quando falamos em drogas, muitas pessoas pensam nas doenças relacionadas ao cérebro, que como mostrado é bastante afetado pelas substâncias químicas.

Entretanto, há alguns outros órgãos que são afetados pela presença das drogas, que são extremamente tóxicas, ainda mais depois de metabolizadas.

É o caso do fígado e dos rins, órgão responsável pela metabolização das drogas, e pela eliminação deles do organismo, respectivamente.

A insuficiência hepática, que vai surgindo devido ao acúmulo de substâncias químicas, tende a ocasionar o surgimento de cirrose, mas também de outras doenças mais graves, como é o caso do câncer de fígado.

Por outro lado, a insuficiência dos rins é causada pelo acúmulo de toxinas na corrente sanguínea, o que acaba por sobrecarregar os rins, que não conseguem fazer a filtragem da forma correta.

Sendo assim, com o desenvolvimento das doenças o dependente químico pode acabar tendo falência desses órgãos no futuro e necessitando de um transplante.

Problemas cardíacos

O coração costuma sofrer muito com o consumo das drogas, sendo o tecido desse órgão afetado pela presença dessas substâncias no organismo.

Uma das doenças mais graves é a endocardite infecciosa, que trata-se de uma inflamação de uma parte do tecido cardíaco, sendo provocada pela presença de bactérias.

Essa infecção leva ao comprometimento do funcionamento correto das válvulas do coração, ocasionando um aumento do órgão e dificultando a passagem do sangue.

Entre as consequências graves dessa doença estão o risco do desenvolvimento da insuficiência cardíaca, da embolia pulmonar e de um acidente vascular cerebral.

Os sintomas da endocardite infecciosa vão surgindo lentamente, por isso mesmo é muito difícil que ela seja identificada de maneira precoce.

Alguns sintomas, que vão desenvolvendo-se com o tempo, são febre persistente, pele pálida, dores fortes nos músculos e na articulação.

Assim como ocorre com as doenças do fígado e dos rins, as doenças cardíacas podem levar o paciente a necessitar de um transplante.

Problemas pulmonares

Outros órgãos muito acometidos pelo uso das drogas são os pulmões e isso pode ocasionar o surgimento de doenças graves.

O enfisema pulmonar é uma dessas doenças, levando à destruição dos alvéolos pulmonares, o que ocasiona uma maior dificuldade para a troca de gases.

Isso faz com que as partículas de pó passem a se instalar nos pulmões, o que acaba resultando em sintomas como dificuldade para respirar, faltar de ar e tosse.

Apesar de ser muito associada ao uso do cigarro, como é o caso do cigarro de maconha, ela também pode ser ocasionada pelo uso de cocaína e do crack, que são consumidas através das vias respiratórias.

Essa é uma doença crônica, ou seja, que não possui cura, entretanto, os sintomas dela podem ser controlados por meio da utilização de medicamentos específicos.

O avanço do enfisema pulmonar, quando não tratado e controlado, pode encurtar o tempo de vida do paciente e ainda ocasionar o desenvolvimento de câncer.

Encontre Clínicas: O local certo para tratar o seu problema

Você possui um dependente químico na família, então saiba que nós, da Encontre Clínicas, podemos lhe ajudar a resolver essa situação.

Possuímos dezenas de clínica de recuperação espalhadas por todo o território nacional, o que ajuda você a encontrar aquela mais adequada à sua necessidade e ao local em que mora.

Quanto antes você procurar ajuda para o seu ente querido, mais rápida será a recuperação dele e menos problemas o vício irá ocasionar na vida do dependente químico.

Todas as doenças vistas anteriormente podem ser evitadas se o tratamento da dependência química for feito precocemente.

Sendo assim, não deixe de contar conosco para ajudar a melhorar a vida de quem você ama e de todas as pessoas ao redor dela.

Conclusão

Como você viu, as doenças causadas pelo uso de drogas são muitas, podendo atingir desde o cérebro até os rins, o que faz com que quem tenha um ente querido que consuma essas substâncias fique bastante preocupado.

Neste texto, mostramos a você quais são as principais doenças que podem desenvolver-se por quem faz uso constante das drogas, por isso mesmo é essencial procurar tratamento para o vício o quanto antes.

Lembre-se sempre de contar conosco para ajudá-lo a contornar essa situação tão difícil para o paciente e para todos ao redor dele.

Gostou do artigo de hoje sobre as doenças causadas pelo uso de drogas?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas.

Atendimento 24 horas via whatsapp

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a selecionar um tratamento em uma clínica de recuperação  adequada. Uma avaliação por telefone exige apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajuda você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local.