Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Como lutar com a abstinência de algo muito prejudicial?

Como lutar com a abstinência de algo muito prejudicial é o primeiro passo para superar o vício. Você sabe como fazer isso? Descubra tudo!

Como lutar com a abstinência de algo muito prejudicial é o primeiro passo para superar o vício.

Até porque, os sintomas da abstinência são muito cruéis dependendo do nível em que a pessoa se encontrava no vício, sendo em muitos casos, o principal motivo das pessoas não quer parar com aquele consumo.

O corpo humano é altamente adaptável, e a sensação de prazer causada por substâncias lícitas ou ilícitas pode influenciar diretamente no cérebro.

Assim, o não consumo pode causar uma falta absurda, que para muitos se torna uma verdadeira luta.

No entanto, você sabia que é possível lutar com a abstinência de algo que é muito prejudicial?

Drogas pesadas como o crack e a cocaína causam vício muito rapidamente. Por conta disso, lutar com a abstinência é necessário para que não ocorram recaídas.

Por fim, entenda como você pode realizar isso a seguir.

Processos no organismo durante a abstinência

É importante entender o que ocorre com o corpo quando ele está sem a droga. Isso vai ser o primeiro passo para entender como lutar com abstinência de algo muito prejudicial

Muitos usuários de drogas, sejam elas lícitas como o álcool ou ilícitas como crack ou maconha, usam para fugir da realidade. E por conta da sensação de prazer e fuga que essas drogas causam, muitos acabam se viciando.

O vício é a busca do organismo pelo causador da sensação prazerosa. Por conta disso, as drogas como cocaína que estimulam o corpo são as que mais causam vício.

Quando o usuário decide ingerir a substância em seu organismo, o hormônio responsável por gerar prazer é liberado. Além dele, a adrenalina também é liberada em altas doses pelo corpo.

Assim, essa junção nada boa nesse caso, faz com que o usuário sinta falsas sensações “boas”, “esquecendo” dos problemas, se sentindo mais confiante, ou até mesmo que pode fazer tudo.

No entanto, o usuário sente tudo isso por um curto período de tempo, e após o organismo eliminar a substância prejudicial ele entra num estado melancólico, depressivo e de grande desespero.

Isso é a chamada abstinência. Todavia o dependente químico precisa saber como lutar com a abstinência e retomar o controle da sua vida.

Portanto, por esse motivo que para vencer a abstinência pode ser uma verdadeira luta, considerando que o corpo “sente falta” daquelas sensações.

Como lutar com a abstinência com a utilização de remédios

Enfrentar um vício sozinho é extremamente difícil. O cérebro acometido pelo vício necessita de acompanhamento profissional para se recuperar, ou ao menos evitar mais danos.

A primeira coisa que é feita quando o paciente busca se recuperar em uma clínica é o uso de medicamentos. Esses medicamentos visam suprir a falta da droga, e diminuir o quadro de abstinência desses pacientes

Como lutar com a abstinência é algo difícil de ser explicado, pois o vício em drogas ou álcool é algo complexo.

Podendo durar até 6 meses, a abstinência causada por uma substância prejudicial é dolorida.

Alguns psicotrópicos ou benzodiazepínicos podem ser receitados para tentar resolver as crises de ansiedade causadas pela falta da droga.

No entanto, é claro que todo esse medicamento deve ser instruído por um médico especializado.

Além disso, a abstinência surge mesmo após não existir vestígios da droga no corpo do paciente. Dessa forma, o tratamento terapêutico para evitar potenciais gatilhos precisa ocorrer de forma conjunta.

Ou seja, sim, mais uma vez intensificando a importância de procurar uma clínica de reabilitação.

Por exemplo, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação, temos por perto os melhores especialistas e clinicas especializadas para vício em drogas e álcool, que pode trazer um tratamento adequado, sabendo como lidar com a abstinência daquela pessoa em específico.

Portanto, a clínica junto ao paciente vai aprender a lutar com a abstinência, e assim ter de volta uma vida com bem-estar e saúde.

A mudança de rotina para o paciente entender como lutar com a abstinência

Isso é meio óbvio, mas não se vence um vício indo aos mesmos lugares, conversando com as mesmas pessoas.

Uma das maneiras de controlar a abstinência é a mudança de rotina. Evitar os locais antes visitados onde pessoas que usam a mesma substância se encontram é uma boa maneira.

Além de evitar potenciais recaídas, ela evita gatilhos mentais que podem causar crises.

Ademais, é importante buscar uma vida saudável. Evitar uso de substâncias que possam causar vícios, buscar meditação e claro, buscar pessoas que lhe ajudem a controlar.

O vício funciona como um monstro dentro do paciente. Se o usuário permitir, esse monstro irá destruí-lo atrás de prazer.

A dica aqui é reforçar a parte mental e espiritual, para poder lidar melhor com o vício.

A dependência química é uma doença crônica, e precisa de acompanhamento para não destruir ainda mais a vida do paciente.

No entanto, além dessas, existem diversas outras dicas de como ajudar um viciado em drogas.

Participe de grupos de ajuda

Uma outra boa maneira de evitar as recaídas e também a entender como lutar com a abstinência é através de grupos.

Por exemplo, o Narcóticos Anônimos (NA) e o Alcoólicos Anônimos (AA) são instituições que visam realizar terapias grupais

Assim, além de conhecer pessoas que passaram por problemas semelhantes, e que sofrem com a abstinência, nesses grupos fica mais fácil evitar as drogas

Até porque, porque todos ali têm o mesmo objetivo que é o de se manterem limpos.

Portanto, estar com pessoas que estão passando por esse mesmo problema, e que querem mudar de vida, com toda certeza será muito importante.

Treine e invista na psicologia comportamental

Além do conjunto, é preciso se atentar ao principal: o paciente. A psicologia comportamental visa modificar padrões de pensamentos por meio de mudanças mentais.

Para os psicólogos especializados, o usuário se viciou pois aprendeu a fazer aquilo. Dessa forma, com o tratamento adequado, seria possível realizar uma reeducação. Portanto, com isso ocorrerá uma mudança de hábitos que ajudarão e muito o paciente.

Para aprender como lutar com a abstinência, o usuário precisa realizar atividades que o façam focar o pensamento.

Jogos que promovam interação são uma das formas de realizar isso, e promover uma melhora significativa no caso.

Além disso, seguir o tratamento terapêutico é importante. Isso porque não se conseguirá novos hábitos com padrões de pensamentos antigos.

Pratique atividades físicas

Para tudo na vida é importante manter o corpo saudável e a mente saudável.

A droga promove a destruição tanto da mente quanto do corpo, e o usuário que deseja vencer o vício precisa compreender isso.

Alimentação saudável é uma das formas de melhorar o organismo, e consequentemente uma maneira de como lutar com a abstinência

Além disso, é importante que o usuário busque se movimentar.

Realizar algum esporte o fará obter a dopamina de forma saudável e ainda o fará ter um corpo em forma.

Praticar caminhada, correr, andar de bicicleta, jogar futebol, jogar basquete ou até mesmo frequentar uma academia são ótimas opções.

Todas elas terão que utilizar o cérebro e o corpo em conjunto. Dessa forma, é importantíssimo que além de manter os tratamentos mentais em dia, o paciente busque realizar algum esporte. Isso ajudará a evitar recaídas e será útil na luta contra a abstinência.

Considerações finais

Viu como realmente existe a possibilidade de lutar com a abstinência. No entanto, é claro que para isso, você vai precisar de ajuda especializada.

Até porque, tanto drogas leves, quanto as mais pesadas, podem ter difíceis recuperações e fortes abstinências.

E nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação podemos te ajudar a escolher a melhor clínica de recuperação mais próxima de você, para oferecer um tratamento digno e adequado para aquele vício.

Entre em contato conosco hoje mesmo e faça sua avaliação 100% gratuita.

Se você tem a oportunidade de mudar uma vida de uma pessoa para melhor, não pense duas vezes!

Compare listings

Comparar