Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 9155-7195

Como lutar com a abstinência de algo muito prejudicial ?

Como lutar com a abstinência de algo muito prejudicial ? Entenda o que acontece com o seu corpo quando você sente abstinência da droga ou do álcool.

Quando se tem problemas com drogas ou com a bebida, seja por conta de muitos anos de uso, o corpo e a mente já se acostumam com a maneira de recorrer a substância em determinada hora do dia, no decorrer das horas e minutos sem o produto, os processos químicos do cérebro vão movimentar o metabolismo corpóreo para que se tenha o estímulo externo, sendo assim, como lutar com a abstinência de algo muito prejudicial?

Não é fácil, mas acontece demais, e muitas pessoas que são dependentes químicas e alcoólicas acabam por reincidir no uso da substância porque não conseguem suportar a sensação desconfortável da abstinência da mesma. Portanto, ao longo do processo evolutivo da doença, e quanto maior é esse apego da droga ou da bebida, mais difícil é ficar sem porque a abstinência é dolorosa e, em alguns casos, chega a provocar até depressão.

Por isso, vale ressaltar que pessoas que são adictas, especialmente de drogas sintéticas estimulantes como a cocaína e o crack, que por sua vez tem uma alta taxa de dependência, têm a necessidade de ficar atentos a uma questão importante, que é a reincidência no ciclo de uso.

Quando mais esse ciclo for alimentado, maior a dificuldade da quebra do mesmo e mais distante se está do processo de recuperação voluntária. Ou seja, em muitos casos será necessário a intervenção de terceiros no tratamento em instituições de maneira involuntária.

Entenda o que acontece com o seu corpo quando você sente abstinência da droga, especialmente as estimulantes

Antes de falarmos sobre como lutar com a abstinência de algo muito prejudicial, vale ressaltar que é interessante que se entenda o que acontece com o seu corpo quando você sente a abstinência da droga, especialmente as estimulantes.

Ao utilizar qualquer tipo de substância de maneira contínua, por longos períodos de tempo com o intuito de sanar certas sensações desconfortáveis, ou seja por qualquer que seja o motivo, o organismo começa a se acostumar com esse tipo de hábito, mesmo que sendo negativo. Por exemplo, se você acostumar acordar às 5 da manhã todos os dias, uma hora nem de despertador vai precisar, e já estará acordando sozinho.

Com relação às drogas é a mesma coisa, sejam elas perturbadoras, estimulantes, ou depressoras. Entretanto, as drogas estimulantes com alta potência de dependência, são perigosas, e tendem a viciar rapidamente e fazer com que o indivíduo reincida no processo de uso mais e mais vezes.

Por exemplo, ao utilizar cocaína e crack, a pessoa aumenta a receptividade dos receptores dopaminérgicos e inunda o organismo de adrenalina e dopamina, proporcionando uma sensação de prazer. E isso, de maneira muito intensificada, fazendo com que o dependente tenha uma sensação de empoderamento e força, fique mais ativo e falante, tenha mais apetite sexual, seja desinibido.

Trazendo para a realidade da pessoa que usa crack, multiplica-se e acelera-se essa reação milhares de vezes, entretanto, o efeito é intenso, porém é muito rápido. Sendo assim, na baixa desses níveis de dopamina, já que o organismo eliminou a substância, o cérebro fica comprometido, querendo a sensação de prazer, então ele traz desconforto emocional, tristeza, pensamentos descontrolados e acelerados e isso motiva o indivíduo a buscar a próxima dose.

Por isso que quando se entende o que acontece com o seu corpo quando você sente a abstinência da droga, especialmente as estimulantes, fica mais claro como proceder com o tratamento para a dependência química e alcoolismo, assim, evitando cair nas artimanhas da doenças, pois já se sabe de antemão como funciona a dinâmica do pensamento.

Medicamentos para ajudar na luta contra a abstinência 

Respondendo já de antemão que não há como lutar com a abstinência de algo muito prejudicial sozinho, principalmente de drogas que estão agindo na área de recompensa do cérebro chamada córtex pré-frontal. Essa área é poderosa, e para começar a realizar o tratamento inicial, é preciso medicamento para ajudar na luta contra a abstinência.

Todo paciente que entra dentro de uma clínica de recuperação ou hospital psiquiátrico, tem dar entrada na instituição com o medicamento já sendo administrado para sanar sensações de desconforto provocadas pela falta da substância e conjuntamente para, nesta falta, os processos que envolvem a alteração de humor não atrapalhem o próprio tratamento, o de quem já está institucionalizado a muito tempo.

Normalmente são administrados psicotrópicos e benzodiazepínicos para dar uma baixa nos processos que envolvem quadros crônicos de ansiedade devido a falta da substância. Além do mais, pessoas que fizeram um uso contínuo de drogas por um longo período, podem desenvolver comorbidades como transtornos mentais seríssimos e que normalmente são diagnosticados em clínicas.

O que muitos não sabem é que as crises de abstinência podem durar entre 90 a 180 dias, dependendo da droga, mas algumas por longos períodos. Pois a dependência química é uma doença sorrateira. Ela vem e vai por, é como se fosse uma tatuagem química cerebral, e no momento mais inoportuno, onde uma fraqueza aparecer, ela vai surgir com todas as forças. Criando pensamentos negativos e comportamentos estranhos, visões distorcidas do mundo e etc.

Muitas das vezes, por mais que a droga já não esteja no organismo, é comum que algum lugar, ou pessoa e hábito dispare uma lembrança ou pensamento que era pertinente ao ímpeto de uso, gerando então um gatilho. Desta forma,  fica mais fácil entender que muitas das vezes, mesmo durante anos limpo, alguém possa reincidir no ciclo de uso, por isso a psicoterapia e acompanhamento médico são boas formas de como lutar com a abstinência de algo muito prejudicial.

Enfrente a abstinência com a mudança total no hábito

Além da utilização de medicamentos para ajudar na luta contra a abstinência como recurso para que se entenda o que acontece com o seu corpo quando você sente a abstinência da droga, especialmente as estimulantes, é importante que enfrente a abstinência com a mudança total no hábito. 

Sendo assim, mudar completamente os hábitos e os comportamentos são importantes para treinar a mente, e desta forma contribuir para a manutenção do equilíbrio mental. Tendo uma vida sadia e livre de processos que envolvem o comportamento de reincidência no uso da substância.

Fale com nossos especialistas! Atendimento 24 horas.

Descubra como nossos consultores podem ajudar você ou seu ente querido a melhor melhor maneira para deixar o vício, conheça tratamento em uma clinica de recuperação . A avaliação por telefone exigirá apenas 5 a 10 minutos do seu tempo. Isso ajudará você a saber sua posição em termos de opções de reabilitação em sua área local.

Compare listings

Comparar