Resgate 24 horas em todo território nacional. +55 44 99155-7195

Tratamento para dependente químico: Tudo o que você precisa saber

O tratamento para dependente químico é uma dúvida para muitas pessoas, pois não tem ideia sobre como funciona. Por isso, veja tudo sobre!

O tratamento para dependente químico é uma dúvida para muitas pessoas, principalmente porque não tem ideia sobre como funciona e se é eficaz ou não.

E, querendo ou não, o tratamento é uma das maneiras comprovadamente eficaz para se livrar do vício, sendo uma das únicas que pode trazer de volta o bem-estar e a qualidade de vida ao dependente.

Ou seja, sim, precisa ser amplamente conhecida, para que as famílias que estejam passando por essa situação, consigam ter acesso a informação, e assim saber o que fazer nessa situação.

Além disso, você também pode usar isso para conhecer um pouco mais sobre o tratamento químico, fugindo de muitas informações falsas comumente divulgadas.

Por fim, a seguir entenda tudo sobre como funciona o tratamento para dependente químico, conhecendo as principais informações sobre.

O que é o abuso de substâncias?

Abuso de substâncias é o termo médico que descreve um padrão de uso de uma substância que causa problemas significativos ou angústia.

Dessa forma, tal abuso pode levar a faltar trabalho ou escola, colocar pessoas em situações perigosas, como dirigir um carro drogado.

Além disso, pode levar a problemas legais relacionados a substâncias, com seu uso contínuo interferindo e, amizades, relações familiares ou ambos.

O abuso de substâncias, como uma desordem cerebral médica reconhecida, refere-se ao abuso de substâncias ilegais, como maconha, heroína, cocaína ou crack ou substâncias legais, como álcool, nicotina ou medicamentos prescritos.

Por fim, o álcool é a droga legal mais comum de abuso. Em ambos os casos, o tratamento para dependente químico é necessário.

Dependência de substâncias

Dependência de substâncias é o termo médico usado para descrever o abuso de drogas ou álcool que continua mesmo quando problemas significativos relacionados ao seu uso têm se desenvolvido.

Para que você consiga ter uma ideia, saiba que os sinais de dependência incluem:

  • Tolerância ou necessidade de aumento de quantidades da droga para obter um efeito;
  • Sintomas de abstinência que acontecem se você diminuir ou parar de usar a droga que você acha difícil de cortar ou parar;
  • Gastar muito tempo para obter, usar e recuperar dos efeitos do uso de drogas
  • Retirada de atividades sociais e recreativas;
  • Uso contínuo da droga, mesmo que você esteja ciente dos problemas físicos, psicológicos e familiares ou sociais que são causados pelo seu contínuo abuso de drogas.

No entanto, é claro que esses sintomas podem variar de pessoa a pessoa, onde um individuo pode ter alguns desses mais presentes, enquanto outro não.

Será na clínica de recuperação que se tornará possível entender mais a fundo todos os sintomas presentes da dependência, e assim elaborar um tratamento direcionado a evita-los.

Portanto, se torna essencial um tratamento de qualidade na busca de trabalhar e evitar as consequências causadas por esses sintomas.

Quais as mais usadas substâncias na atualidade?

As substâncias frequentemente abusadas incluem:

  • Álcool;
  • Maconha;
  • Medicamentos prescritos, como analgésicos, estimulantes ou pílulas de ansiedade;
  • Crack;
  • Cocaína;
  • Opiáceos;
  • Alucinógenos;
  • Inalantes.

Ou seja, sim, essas que estão mais presentes e hoje são as mais usadas, principalmente pelo público brasileiro.

O que causa abuso ou dependência de drogas?

Além disso, o abuso e dependência de substâncias são causados por múltiplos fatores, incluindo vulnerabilidade genética, estressores ambientais, pressões sociais, características de personalidade individual e problemas psiquiátricos.

Mas qual desses fatores tem a maior influência em qualquer pessoa não pode ser determinada em todos os casos.

Por fim, se torna essencial a avaliação da raiz do problema, com uma equipe especializada, para assim identificar os possíveis fatores que levaram a dependência.

Sim, diferente do que muitas pessoas acham, a dependência não está relacionada apenas com as influencias. As vezes um conjunto de fatores podem estar envolvidos.

Como diagnosticar o abuso de substâncias químicas?

Um clínico geral, psiquiatra ou profissional qualificado de saúde mental geralmente faz o diagnóstico do abuso de substâncias.

Dessa forma, os achados clínicos muitas vezes dependem da substância abusada, da frequência de uso e do tempo de uso desde o último uso, podendo incluir:

  • Perda de peso;
  • Fadiga constante;
  • Olhos vermelhos;
  • Pouca preocupação com a higiene;
  • Anormalidades de laboratório;
  • Anormalidades inesperadas na frequência cardíaca ou pressão arterial;
  • Problemas de depressão, ansiedade ou sono.

Tratamento para abuso ou dependência de drogas

O tratamento específico para abuso ou dependência de drogas será determinado pelo seu médico com base em:

  • Sua idade, saúde geral e histórico de saúde;
  • Extensão dos sintomas;
  • Extensão da dependência;
  • Tipo de substância abusada;
  • Sua tolerância a medicamentos, procedimentos ou terapias específicas;
  • Expectativas para o curso da condição;
  • Sua opinião ou preferência.

Uma variedade de programas de tratamento (ou recuperação) para abuso de substâncias estão disponíveis em uma base hospitalar ou ambulatorial, sendo o mais utilizado e eficiente a clínica de reabilitação.

Os programas considerados geralmente são baseados no tipo de substância abusada. A desintoxicação (se necessário, com base na substância abusada) e o gerenciamento de acompanhamento a longo prazo ou sistemas de cuidados orientados à recuperação são características importantes do tratamento bem-sucedido.

A gestão de acompanhamento de longo prazo em uma clínica de recuperação geralmente inclui reuniões de grupo formalizadas e sistemas de apoio psicossocial, bem como supervisão médica continuada.

Psicoterapia individual e familiar são frequentemente recomendadas para abordar as questões que podem ter contribuído e resultado do desenvolvimento de um transtorno de abuso de substâncias.

Por fim, elas também estão disponíveis em uma clínica de recuperação para tratamento de dependentes químicos.

Vale a pena procurar uma clínica de recuperação para tratar o vício em substâncias químicas?

Diante de todas as informações, você ainda pode ter a seguinte dúvida: será que vale a pena investir em um tratamento para dependência química?

E a resposta para isso é que sim!

Inclusive, conforme já citamos, essa é hoje uma das alternativas mais eficazes para se livrar da dependência, uma vez que o individuo consegue ter todo o acompanhamento necessário e direcionado ao seu vício, do começo ao fim.

No entanto, é claro que para ter acesso a todos esses benefícios, se torna essencial ter acesso as melhores clínicas de recuperação localizadas no país.

Até porque, de nada vai adiantar investir em uma clínica, que os resultados podem não ser realmente os esperados.

Diante disso, nós do Grupo Encontre Clínicas de Reabilitação podemos te ajudar nesse processo, onde juntos poderemos encontrar a melhor opção mais próxima a você.

E, o melhor de tudo, ajudaremos a encontrar aquela clínica de recuperação apropriada ao vício sofrido, potencializando os resultados, trazendo um tratamento ágil e eficaz.

Estamos prontos para te ajudar em nossos canais de atendimento. Entre em contato agora mesmo!

5/5 - (3 votes)

Compare listings

Comparar
Pesquisa